A Copa do Mundo já começou a impactar a audiência da TV aberta. Logo na partida de abertura, Globo e SBT sentiram um efeito positivo imediato com México x África do Sul, exibido na quinta-feira (11), na faixa das 16h às 18h.
Sob o comando de Gustavo Villani na narração, Roger Flores nos comentários e Marcelo Courrege nas reportagens, a transmissão aa Globo marcou 18 pontos de média, com picos de 22, de acordo com dados prévios do Ibope. Nas semanas anteriores, a rede vinha registrando 13 pontos no mesmo período com a "Sessão da Tarde" e a reprise de "Avenida Brasil" — um crescimento de 38%.
O SBT também surfou na onda de crescimento. O canal cravou 4 pontos de média e chegou a 6 de pico, uma alta de 33% em relação às quatro semanas anteriores, período em que exibia o Fofocalizando e a novela mexicana Sortilégio. Mesmo com a pressão da concorrência, a Record sustentou a vice-liderança na média geral com 5 pontos, apostando na novela "Jesus" e no policial "Cidade Alerta". Já a Band ficou distante da disputa, marcando apenas 1 ponto.
O desempenho, porém, teve nuances importantes: por cerca de 30 minutos, o SBT chegou a ultrapassar a Record. Na tela da emissora de Silvio Santos, Tiago Leifert narrou a partida, acompanhado pelos comentários de Juninho Paulista, Raphael Rezende e Nadine Bastos.
Vale lembrar que os números se referem à medição na Grande São Paulo, referência oficial do mercado publicitário, onde, em 2026, cada ponto de audiência equivale a 78.781 domicílios sintonizados. Como a medição em tempo real pode apresentar flutuações em comparação ao dado consolidado, o resultado preliminar ainda pode sofrer alterações — especialmente no caso do SBT, que vive um histórico "cabo de guerra" com o Ibope devido a dificuldades apontadas na aferição de eventos simultâneos, como transmissões em simulcast.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!
Leia também
Audiência 09/07: Quem Ama Cuida oscila, empata com SP2 e acende alerta na Globo
Audiência 08/07: Globo perde público sem jogo da Copa e vê novelas oscilarem
Audiência 07/07: Jornal da Globo sofre após linha de shows e tem pior média anual
Audiência 06/07: Quem Ama Cuida inicia sua nova fase com recorde de público em SP
Surto de Neto após vexame do Brasil faz Band superar SBT na audiência
Audiência 03/07: Argentina x Cabo Verde chega a pico de 32 pontos na Globo
Audiência 04/07: Casa do Patrão vence Viva a Noite e deixa a Record em segundo lugar
Audiência 05/07: SBT bate maior média em dois anos com queda do Brasil na Copa
SBT amplia vantagem sobre concorrentes durante Brasil x Noruega
Brasil eliminado pela Noruega impõe tombo em campo e na audiência
Audiência 02/07: Se Liga Brasil perde o fôlego e é superado pelo Balanço Geral Manhã
Copa do Mundo leva SporTV ao top 5 e aperta disputa entre Record e SBT
Dudu Camargo eleva o ibope do Balanço Geral Manhã
Audiência da RECORD em junho mantém emissora isolada em segundo lugar
Audiência 01/07: Avenida Brasil não pega carona na Copa e decepciona nas tardes da Globo
RedeTV! se decepciona com A Tarde é Sua ao meio-dia e mira venda da faixa