O Planeta TV

"Flor do Caribe" salva a audiência das 18h e ganha festa da Globo

E mais: Saiba detalhes da sinopse de "Além do Horizonte", a nova novela das sete.

Por: Jeferson Cardoso

Na sexta, 13/09, a Globo exibe o último capítulo de "Flor do Caribe". A trama – simples e solar – escrita por Walther Negrão chega ao fim com o dever cumprido, o de levantar a audiência das 18h da Globo. 

A antecessora "Lado a Lado", apesar de belíssima, não conseguiu conquistar o público, talvez porque faltasse a ela o que "Flor do Caribe" apresentou: vilões, dramas e, principalmente, agilidade e ganchos que prendessem o telespectador.

Negrão, desde o primeiro capítulo, surpreendeu o telespectador com uma novela ágil e reviravoltas que movimentassem todos os núcleos. 

Depois de inúmeras críticas – negativas –, Grazi Massafera finalmente pode brilhar. A revelação Igor Rickli, mesmo com perseguições de alguns, conseguiu mostrar sua evolução ao longo da trama. Com dedicação, Rickli transformou o vilão Alberto no destaque da trama.

Para alguns críticos, "Flor do Caribe" apresentou belas imagens, mas pouco conteúdo e um elenco fraco. Como telespectador, tenho que discordar. Jayme Monjardim conseguiu ótimas imagens do Rio Grande Norte; para o horário das 18h, a sinopse não é extraordinária, mas é muito boa para o horário das 18h; o elenco não possui nomes consagrados, mas todos se empenharam parar entrar no universo do autor, e encontrar os tons ideais de seus personagens, e convenceram o público. 

"Flor do Caribe" pode não ser a queridinha dos críticos, mas agradou as donas-de-casa e injetou um gás num horário crítico da Globo. Não é qualquer produto que recebe muito mal de uma péssima "Malhação", algo em torno dos 15 pontos, e entrega lá em cima (próximo dos 30 pontos). 

A mais do mesmo e bonitinha "Flor do Caribe" sai de cena com festa na Globo. O diretor-geral Carlos Henrique Schroder oferecerá um coquetel aos autores, diretores, elenco, enfim para todo pessoal. Algo semelhante só se viu no término de "Fina Estampa" e "Avenida Brasil".

"Flor do Caribe" não foi um fenômeno de audiência, chega ao fim com 21 pontos de média, estancando a queda da faixa. A novela agradou tanto que algumas pessoas até duvidam que "Joia Rara" – sua sucessora - conseguirá ultrapassá-la, ou pelo menos começará mantendo os seus índices.  

Pecado Mortal

A abertura de "Pecado Mortal" contará com a participação do elenco. Os personagens aparecerão congelados com o cenário ao fundo em movimento. A gravação aconteceu nesta semana. Nenhuma comparação com "Senhora do Destino", por favor.

Quanto à trilha sonora, quatro músicas foram divulgadas, são elas: "Dois pra lá, Dois pra cá", cantada por Elis Regina; "Charme do mundo", com Marina Lima; Bad Girls, com Dona Summer; e Macho Man, com Village People. A música de abertura será Street Life, de Randy Crawford.

"Pecado Mortal" estreia dia 25, numa quarta-feira, após "José do Egito". O dia e horário de estreia são favoráveis à audiência, o problema é no dia seguinte. Às quintas-feiras a Globo costuma esticar "Amor à Vida" até as 22h45. Com isso, a nova "superprodução" da Record deve bater de frente – por alguns minutos – com a novelinha de Walcyr Carrasco. Só um milagre de Santa Clara para evitar uma queda dos preciosos índices do Ibope. 

Além do Horizonte

A próxima novela das sete, assinada por Marcos Bernstein e Carlos Gregório, vai ser uma história de ação, com mistério e aventura. 

Em resumo, a trama mostrará pessoas que, em um determinado momento da vida, perceberam que estavam infelizes, resolvem ter uma nova vida e largam tudo. Elas desaparecem, as famílias não vão saber onde elas estão. No desenrolar da história, vai se criando uma nova sociedade, um novo jeito de se viver em plena Floresta Amazônica. Então, a história será contada por estas pessoas que estão indo para este lugar e as outras que continuam na cidade e não sabem o que está acontecendo. 

Na cidade, Lili e William, personagens de Juliana Paiva e Thiago Rodrigues, vivem uma relação de cão e gato, mas têm um objetivo em comum: ela é uma patricinha que quer encontrar seu pai desaparecido, e ele , um cara bronco e nada dócil, que quer achar o irmão e a tia. Nessa busca para desvendar o sumiço dos seus parentes, vão acabar se apaixonando.

"Além do Horizonte" tem estreia prevista para 4 de novembro, substituindo "Sangue Bom". 

Saramandaia

Não curti a explosão de Dona Redonda. Na medida em que ia engordando, esqueceram de aplicar os efeitos especiais na cabeça da personagem. Ficou patético no ar. 

Apesar dos efeitos serem inferiores aos dos eternos Mutantes da Record, a cena, como um todo, convenceu porque se trata de uma novela com características surreais. 

Vera Holtz é uma ótima atriz, fato, mas, pra mim, estava exageradíssima nesse remake. Diferente de Mateus Nacthergaele que, para variar, rouba a cena. Ele consegue – ao mesmo tempo - divertir e emocionar com o Seu Encolheu. 

Falando em remake

Parece que, por enquanto, é lenda um possível remake de Tieta. Para 2014, a disputa gira em torno de "O Rebu", de George Moura, e "O Semideus", de Maria Adelaide Amaral – que conta com maior simpatia dos executivos da emissora. 

A adaptação de "Dancin’ Days" deve acontecer, mas só depois que Gilberto Braga finalizar a sua próxima novela, que deve estrear no começo de 2015.

O remake da melhor novela de todos os tempos, Tieta, se vingar, será em 2015, na comemoração dos 50 anos da TV Globo. Só Santa Clara na causa!

O Clone

Se não bastasse a terceira colocação no ranking da audiência, a produção do programa "O Melhor do Brasil" resolve copiar os quadros de Eliana. Neste fim de semana, Rodrigo Faro comanda o "Faroscar", que premiará o “pior” vídeo caseiro postado no Youtube. A ideia é semelhante ao que será apresentado pela produção do SBT, que destacará o "Fenômeno do Youtube". Resumindo: uma vergonha!

A Grande Família

O que a Globo fez com esse seriado? A entrada de novos personagens tinha como meta renovar as tramas da atração, já que segundo a emissora as briguinhas entre Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) não estavam mais agradando o público.

Nessa temporada, a penúltima, o seriado foi transformado em uma novela semanal. As histórias passaram a ter continuidade nos outros capítulos. Enfim, "A Grande Família" perdeu a sua identidade. 

Não é qualquer produto que consegue ficar 12 anos no ar. "A Grande Família" é uma série vitoriosa, que vem desgastando e pedindo arrego. Esse desgaste, diga-se de passagem, é natural. Uma pena não ter chegado ao fim no auge, deixando aquela saudade. 

Percebendo a queda de audiência do seriado, que chegou a marcar apenas 20 pontos, a Globo optou por encurtar os episódios da temporada. A partir de outubro, sai de cena dando lugar ao "The Voice Brasil". Uma loucura; uma ousadia. O seriado, no entanto, não tinha mais fôlego para seguir adiante. Que descanse em paz no próximo ano.

Sessão da Tarde

A direção artística da Globo não está nada satisfeita com a audiência da "Sessão da Tarde". Uma ala até apoia o fim das reprises de filmes, e no lançamento de uma nova atração no horário da tarde. Para impulsionar os números, a emissora investirá em filmes mais antigos e clássicos da década de 80 e 90.

Posso estar enganado, mas a audiência da "Sessão da Tarde" só deve melhorar quando a Globo acertar com o "Vale a Pena Ver de Novo". Não adianta apostar numa reprise tardia de "Cobras & Lagartos", se depois reapresentar uma trama desnecessária sem a grande aceitação do público. A emissora, sem pensar, afastou o público do horário da tarde, e dificilmente reconquistará. 

Será?

A Globo convocará Walcyr Carrasco para uma reunião para decidir o futuro de Marina Ruy Barbosa na novelinha das nove. Desde que se recusou a raspar a cabeça, a atriz se tornou figurante de luxo. O nome dela é desejo de Benedito Ruy Barbosa e Aguinaldo Silva. A prioridade é de Benedito, que estreia primeiro.

Será que Marina está satisfeita com a atual fase de sua personagem? Sei não, talvez a própria esteja mexendo os pauzinhos para se livrar dessa estoriazinha de fantasma. 

Novo formato

A Globo estreou um novo formato de chamadas. A novidade tem chamado a atenção, e tão logo será copiado pelas concorrentes. 

Observa-se uma participação mais ativa do elenco da emissora, e dos participantes dos programas; e uma melhor divulgação dos programas que enfrentam baixos índices de audiência. 

As chamadas de "Joia Rara" também estão ousadas; bastante criativas. Globo é Globo! 

É isso. Fico por aqui. Vamos acompanhar a última semana de "Flor do Caribe", e aguardar com entusiasmo as estreias de "Joia Rara", "Além do Horizonte" e "Pecado Mortal". Abraços.


Deixe o seu comentário