O autor de novelas da TV Globo Walcyr Carrasco foi eleito nesta quinta-feira para ocupar a cadeira de número 14 da Academia Paulista de Letras.
A cerimônia oficial de posse acontecerá em agosto. Walcyr substituirá o poeta Cyro Pimentel, morto em fevereiro deste ano.
"Estou muito feliz porque é o reconhecimento da minha obra por escritores e poetas a quem sempre admirei tanto", afirmou o autor ao receber a notícia.
A Academia Paulista de Letras é formada por 40 membros e Walcyr passa a integrá-la a partir da agora ao lado de grandes intelectuais brasileiros, como José Mindlin, Ignácio de Loyola Brandão, Ruth Rocha, Gabriel Chalita, Paulo Bomfim, Lygia Fagundes Telles, Antônio Ermírio de Moraes entre outros.
Walcyr Carrasco começou sua carreira como jornalista e trabalhou para alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Fez também faculdade de História, daí a paixão pelas tramas de época. A vida de autor começou no teatro, com peças de sucesso como Batom e Êxtase, pela qual recebeu o prêmio Shell de Melhor Autor de Teatro do Rio de Janeiro em 2002.
Sua primeira novela foi Cortina de Vidro, no SBT, em 1989. Ele escreveu também os sucessos O Guarani, 1991, e Xica da Silva, de 1996, ambas da Rede Manchete.
Na Globo, sua primeira novela foi O Cravo e a Rosa, em 2000. No ano seguinte, escreveu A Padroeira. Chocolate com Pimenta foi o seu sucesso de 2004, seguido por Alma Gêmea, em 2005. Sete Pecados, escrita em 2007, marcou a estréia de Walcyr Carrasco no horário das 19h.