O último capítulo de Escrito nas Estrelas exibido na noite desta sexta-feira, 24/09, superou as expectativas. A trama escrita por Elizabeth Jhin chegou ao fim com uma audiência de 33 pontos; pico de 40 e 53% de share. Com este desempenho, supera a antecessora Cama de Gato e consolida com o melhor final dos últimos anos.
Confira a média do último capítulo das antecessoras:
Cama de Gato – 31
Paraíso – 30
Negócio da China – 23
Ciranda de Pedra – 28
Desejo Proibido – 32
Cada ponto representa aproximadamente 60 mil domicílios na Grande São Paulo.
Saiba como foi passo-a-passo o último capítulo
Daniel começa o último capítulo ainda cheio de ódio e é aconselhado pelo seu anjo a escolher entre o bem e o mal. Mesmo assim, o espírito continua angustiado, ameaçando Ricardo e tentando proteger Viviane. Enquanto isso, o casal de protagonistas continua não se olhando nos olhos. O médico trata a garota apenas como mais uma paciente, sem demonstrar nenhum carinho.
Não conseguindo esconder o amor que ainda guardava por Ricardo, Jane se despede da trama anunciando uma viagem a Paris para fazer doutorado. O médico deixa claro que o lugar da ex-namorada sempre estará guardado na clínica. “A gente não pode desperdiçar o tempo como se ele fosse infinito”, fala ela antes de dizer adeus ao seu amado.
No meio da formatura de Mariana em psicologia, Gilmar aparece. Com uma ligação, o médico descobre que Viviane é refém do vilão. É a primeira vez que Gilmar diz na cara de Ricardo tudo que esbravejava nas suas costas. Ele ameaça o casal com uma arma, que acaba disparando, atingindo a menina em cheio.
A cena fica ainda mais dramática quando Antônia reza pelo espírito de Daniel enquanto a menina está no hospital, entre a vida e morte. É nessa hora que o garoto do outro mundo tenta levar a alma de Viviane para que eles fiquem juntos. “Vem comigo, amor, está tudo bem”, diz ele, puxando-a para si enquanto eles seguem de encontro à luz. Do lado de cá, Ricardo implora para que ela reaja.
Quando ele diz que lhe ama, a mocinha volta a si e se despede de Daniel, explicando que tem uma vida para experimentar e cuidar do filho. Já morta na Terra, Viviane ressuscita quando Daniel (auxiliado pelo anjo) explica que ela deve ficar no mundo real e cuidar de seu filho. “Vai, vai, vai!”, grita ele, já bonzinho.
Enquanto ela corre de volta à vida, o bebê nasce. Ricardo, ao lado de Vicente, é só emoção. Quando a menina acorda, as lágrimas correm soltas de seu rosto. “Eu te amo muito”, diz o médico. Enquanto isso, Vicente se vira e enxerga todos os espíritos, incluindo, Seth, Athael, Francisca e, claro, Daniel.
Depois de recuperada, Viviane visita seu pai no hospital e lhe questiona as razões de ter feito tantas coisas erradas. “Precisava te pedir perdão, filha. Me perdoa?”, pede ele, desesperado. Depois de ver a carinha do neto, ele morre.
Sofia e Beatriz ficam ao lado de Durvalino e vão até para um samba na beira da piscina. “Sabe que meu pai vai me dar uma Ferrari no mês que vem?”, diz a patricinha, enquanto a mãe é convencida pelo novo marido a fritar bolinhos.
Gilmar aparece em uma ilha paradisíaca rodeado de lindas mulheres vestindo apenas biquínis, enquanto degusta drinks coloridos. Depois de dormir em cima de uma bóia, o vilão é atacado por um tubarão em alto mar.
No final, Vicente e Ricardo se entendem e o médium sente a presença de Daniel, que manda dizer que ama muito o (ex) pai e que deseja que ele e Viviane sejam muito felizes no dia do casamento, além de dizer que ama o filho. “Estarei sempre protegendo vocês”, avisa o espírito.
Já vestida de noiva, Viviane encontra uma rosa branca e entende a mensagem do amigo do lado de lá. No casamento, ela entra conduzida por Vicente, carregando a flor na mão. Ao seu lado, o novo anjo.
Já no paraíso, Daniel recebe mensagens de seus superiores, se despede de todos e volta para a Terra, reencarnando. “Vá em paz”, diz a mãe de sua vida anterior.
Na última cena, Viviane diz para Ricardo que tem certeza de que está grávida.