Com a intenção de alavancar a audiência do TV Xuxa, a apresentadora estreia, no dia 29 de agosto, o concurso A Dona de Casa Mais Bonita do Brasil. O quadro vai premiar uma vencedora entre 30 e 45 anos. Em meio a quase 10 mil inscrições, a produção do programa selecionou 25 candidatas que se enquadram em requisitos básicos: ser mãe, ter uma relação estável e não trabalhar.
Ou seja, ser uma típica dona de casa. O quadro parece inspirado no concurso Procura-se um Príncipe, que elevou a audiência do semanal em dois pontos há pouco mais de um mês. Com isso, Xuxa encontrou uma forma de aumentar a interatividade com o público e, dessa forma, angariar alguns pontos a mais no ibope. "Amadurecemos o concurso depois do quadro do príncipe. Isso faz reforçar nossa intenção de atingir a família no programa. Como não trabalho mais para crianças na TV, tenho de agradar a outros públicos", pondera Xuxa.
Mesmo distante apenas de seu foco infantil no programa - por exigência da emissora, Xuxa se mostra empenhada em pensar em novos projetos para a produção ao lado de Luiz Gleiser, diretor de núcleo. Neste concurso, que terá sete edições no ar, serão realizadas eliminatórias por regiões do país. Dentre as 25 selecionadas, apenas cinco - uma de cada região - vão para a final, prevista para ir ao ar no dia 3 de outubro.
A cada etapa, elas serão escolhidas pelos diferentes jurados, formados por atores da emissora e especialistas em moda e beleza. Dentre as características mais avaliadas nas candidatas, a beleza não está em primeiro lugar, mas também a história de vida das concorrentes e a forma como cada uma vai chamar a atenção do público. "O concurso do príncipe nos ajudou a entender que o programa precisa de uma transição. Xuxa não abandonou totalmente as crianças, mas somou um outro público", defende Gleiser.