Foi assinado na manhã desta quinta-feira um novo acordo entre o Clube dos 13 (C13), entidade que representa os principais clubes brasileiros, e TV Globo. Nesse novo contrato, a emissora comprou os direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2009, 2010 e 2011, pagando R$ 220 milhões por temporada.
A decisão foi tomada em assembléia realizada na sede do C13 cidade de São Paulo, com representantes de todos os clubes e Marcelo Campo Pinto, executivo da Globo. De novidade nesse novo compromisso entre os lados é um bônus de R$ 1 milhão a ser rateado entre os clubes em caso de aumento nas médias de audiência.
Com isso, a TV Globo ganha mais um round da disputa com a TV Record, que chegou a demonstrar interesse em comprar estes direitos de transmissão. Segundo o C13, a concorrência pública foi aberta em novembro do ano passado e todas as emissoras foram convidadas a participar, mas apenas a do Rio de Janeiro apresentou proposta.
No início deste ano, a Record publicou uma carta dizendo que não entraria na disputa, pois o confronto com a concorrente não seria em pé de igualdade, alegando que a Globo teria privilégios da entidade na hora da escolha. Mas o C13 negou que isso tenha sido utilizado no momento de assinar o novo contrato.
Nessa disputa entre as duas emissoras de TV, a Record - que chegou a ser parceira da Globo na transmissão do Campeonato Brasileiro - conseguiu adquirir os direitos de transmissão de alguns estaduais, como o Baiano. Mas o principal trunfo da TV paulista foi a compra da transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.