O Planeta TV

TV Digital: Regiões de SP podem ficar sem sinal

por jeferson, em 24/11/2007

Hoje, 56% dos domicílios da cidade de São Paulo recebem sinal analógico de TV de baixa qualidade, segundo estudo da Universidade Mackenzie. Com a transmissão digital, 98% terão sinal de boa qualidade.
A cobertura digital, mostra o estudo, alcança toda a capital, mas Gunnar Bedicks, coordenador de TV Digital da instituição, diz que há regiões que podem não receber o sinal por suas condições topográficas. "No Parque D. Pedro [região central], dificilmente vai chegar sinal porque é um buraco."

Guido Lemos, da UFPB, diz que, nesses casos, as emissoras podem instalar transmissores de baixa potência nos locais para resolver o problema. "Em regiões mais baixas da cidade ou com muitos prédios, pode acontecer [de não haver sinal], mas vai ser uma exceção."

Daniel Slaviero, presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), diz que pode haver diferença na recepção do sinal em uma mesma rua, assim como acontece hoje com o sinal analógico.

A diferença é que hoje o sinal pode ser captado com baixa ou média qualidade, o que provoca chuviscos e sombras na imagem. Na TV digital, a imagem será "perfeita" ou não haverá imagem.

As áreas de sombra não serão iguais para todas as emissoras porque isso depende do gerador de cada uma. Se houver falha na recepção, o consumidor pode voltar a ver a programação daquela emissora pelo sinal analógico, disponível em um número de canal diferente.
Inicialmente, as emissoras veicularão a mesma programação nos dois sinais.


Deixe o seu comentário