O Planeta TV

SBT: TV de Silvio Santos recupera-se de queda no Ibope e enfrenta Record pela vice-liderança

por jeferson, em 05/08/2008


Em queda na audiência desde 2006, quando passou a perder o segundo lugar no horário nobre para a Record, o SBT começa a dar sinais de que está voltando à guerra por audiência na TV.

Em dezembro passado, o canal de Silvio Santos viveu seu pior momento no Ibope, ficando durante todo o período atrás da emissora de Edir Macedo das 7h à 0h. Naquele mês, teve média geral no horário de 5,7 pontos, enquanto a Record ficou com 7,4.

Mas, segundo especialistas, a luz no fim do túnel atende pelo nome de "Pantanal". A reexibição da novela, apresentada pela primeira vez em 1990 na extinta Rede Manchete, tem colocado o SBT freqüentemente em segundo lugar no Ibope, além de já ter assegurado a liderança do horário - no dia 3 de julho, a trama ficou 16 minutos à frente de Record e Globo.

Enquanto a Record vem desde abril na casa dos 13 pontos no horário, o SBT saltou de 6,7 (maio) para 8,9 (julho). A média das 7h à 0h melhorou. O SBT fechou julho com 7,1, e a Record, com 8,4.

Dominicais. No embalo de "Pantanal", o "Programa Silvio Santos" e o "Domingo Legal" fazem desde junho uma dobradinha que vem dando certo aos domingos.

Gugu fechou o sexto mês do ano com média de 16 pontos, quatro a mais do que em janeiro. "Quando temos um produto como ‘Pantanal’ conquistando bons índices de audiência, os outros programas, que são anunciados pela novela, conseguem maior penetração. É o poder do alto-falante", diz Homero Salles, diretor do "Domingo Legal", adiantando que uma atração voltada para crianças deve estrear ainda neste ano no programa.

A briga com a Record, que no horário exibe o "Domingo Espetacular", era acirrada, com as duas atrações se revezando na casa dos 12 e dos 13 pontos. Em junho, o SBT marcou 15,9, e a Record, 12,5. Em julho, Gugu marcou 14,7, e a concorrente ficou com 11,9.

Em julho, os dominicais de Gugu e Silvio perderam alguns pontos, fato considerado normal por especialistas. "No mês das férias, os hábitos dos telespectadores mudam", diz Elmo Francfort, pesquisador de TV.

Otimismo. Responsável pelo "Programa Silvio Santos", o diretor Roberto Manzoni diz que o SBT nunca se acomodou no terceiro lugar de audiência e acha que a consolidação na vice-liderança é questão de tempo.

Na opinião de Laurindo Leal Filho, professor de comunicação da USP, o SBT tem chances de continuar sua escalada de audiência se conseguir se consolidar como uma alternativa à Globo e à Record, que, segundo ele, oferecem produtos muito parecidos.

Já a Record afirma estar satisfeita com seu desempenho. Justifica o aumento da audiência da concorrente com o fato de julho ser um mês atípico, e o sucesso do SBT, pontual.

Reconhece que a emissora de Silvio Santos melhorou seu desempenho graças a "Pantanal" e aos programas voltados para o público infanto-juvenil, mas diz que, apesar do leve recuo, a Record assinala seu segundo melhor resultado na faixa noturna em julho.


Deixe o seu comentário