O elenco de "Viver a vida" se reuniu na manhã desta quarta-feira, num estúdio do Projac, para apresentar a nova trama das oito, que estreia dia 14 de setembro. "Mais uma novela, mais um trabalho. É um momento especial, principalmente por juntarmos todos esses atores", disse o diretor Jayme Monjardim, referindo-se aos muitos nomes de peso que a história de Manoel Carlos vai unir. Taís Araújo, José Mayer, Lilia Cabral, Alinne Moraes, Natália do Vale, Letícia Spiller, Camila Morgado e Giovanna Antonelli são alguns deles.
Todos acordaram cedo para o encontro com a imprensa, que começou pouco depois das 10 da manhã. Thiago Lacerda, com um lenço trazido das gravações na Jordânia pendurado nos ombros, estava com a cara de quem tinha acabado de acordar.
Manoel Carlos foi muito honesto na hora de falar sobre a nova novela. "Trama minha vocês sabem o que esperar. Não introduzi muitas novidades no meu trabalho. Trato do cotidiano, das pessoas, das relações familiares. Não existe uma história central absoluta", afirmou ele, pouco antes da apresentação de um clipe com as primeiras imagens de "Viver a vida". Foram 18 minutos de cenas emolduradas por belas paisagens de Búzios, Paris e do Oriente Médio.
O autor Manoel Carlos se mostrava entusiasmado com Aparecida Patrowky, a irmã de Taís Araújo na história, na qual classifica como a grande revelação da sua próxima obra. Aparecida já trabalha no teatro há 10 anos,o seu último trabalho foi na peça "Zeluda" no Teatro Vannucci, é fisioterapeuta e vendeu o carro que o pai lhe deixou como herança para passar três anos na Inglaterra. O responsável pela sua descoberta atende pelo nome de Luíz Antônio, da Oficina de Atores da TV Globo.
O autor também revelou que gostaria de escrever uma novela que se passasse em São Paulo. Mas que a direção da Globo, por uma opção estratégica, não permitiu.
Na plateia, um trio que se formou na viagem à Jordânia fazia muito barulho, batendo palmas e assobiando: Taís Araújo, Alinne Moraes e Marcelo Valle. Elas serão modelos, Helena e Luciana, ele, um produtor de moda, Osmar. Juntos, eles presentearam Manoel Carlos com uma amostra do artesanato jordaniano: uma garrafinha com areias coloridas - bem ao estilo das que são feitas no nordeste brasileiro.
Monjardim pediu desculpas aos que não apareceram no clipe - nem todos dos mais de 50 atores começaram a gravar ainda. Giovanna Antonelli, por exemplo, rodou apenas uma cena na pele de sua personagem Dora, especialmente para entrar no clipe de apresentação. "Modéstia à parte, que coisa linda, que trabalho de direção espetacular", elogiou Manoel Carlos. Bárbara Paz e Letícia Spiller se emocionaram com o que viram.