Jornalistas, publicitários, pedagogos e psicólogos são alguns dos profissionais que estão sendo procurados com afinco por pessoas ligadas à Globo nos últimos dias. O objetivo: convidar esses profissionais para integrar as famosas comissões de telespectadores que, de tempos em tempos, opinam sobre as produções da casa - especialmente as novelas. O resultado dessas pesquisas pode definir não só o rumo de qualquer novela, mas também decretar a morte ou ascensão de um personagem.
O interesse da Globo é tentar entender o que está ocorrendo com a teledramaturgia. Duas das três novelas da casa em horário nobre vivem um fracasso de audiência sem precedentes na história da emissora:
A novela das 18h, "Negócio da China", tem registrado ibope médio de 17 pontos --o menor da história da dramaturgia da Globo.
A produção das 19h, "Três Irmãs", também é um fiasco, embora de proporções menores: média de 23 pontos.
Por fim, "Caminho das Índias", às 21h, uma superprodução de Gloria Perez, novela mais importante da casa, mas que ainda não decolou no ibope e vem registrando médias de 36 pontos, índice bem menor que o desejado para o horário.
Com informações da Folha Online.