O 'Ação' deste sábado, dia 16, apresentará o trabalho da ONG Corpo Cidadão, de Minas Gerais, que há 10 anos trabalha com 600 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da região metropolitana de Belo Horizonte. O trabalho com arte-educação está direcionado para o crescimento físico, emocional, intelectual e para a transformação do potencial dos beneficiados em competências pessoais e sociais. Por meio da formação em arte, o Corpo Cidadão capacita os jovens a criar e a buscar melhores alternativas em suas vidas.
O programa também mostrará as atividades desenvolvidas em uma das sedes do projeto, na cidade de Ibiretí. Através da parceria com sete escolas da região, os jovens chegam à ONG para participar das oficinas de dança, artes plásticas e música.
A edição deste sábado ainda acompanhará um dos espetáculos organizados pela instituição, "O Consumidor Loko", apresentado num seminário internacional sobre arte e educação que aconteceu em São Paulo, possibilitando que os jovens não só mostrassem o trabalho que desenvolvem na Corpo Cidadão, mas também conhecessem uma nova cultura.
No estúdio, Serginho Groisman conversará com a bailarina Míriam Pederneiras, fundadora da Corpo Cidadão, sobre os 10 anos do projeto, sua evolução e os critérios de seleção dos atendidos. Segundo Miriam, apesar do projeto ter alcançado uma outra dimensão com o tempo, os conceitos continuam os mesmos de quando foi criado.
O ‘Ação’ vai ao ar aos sábados, logo após o ‘Globo Universidade’.