Na entrevista coletiva da novela “Paraíso”, Benedito Ruy Barbosa mostrou seu descontentamento com as novelas brasileiras. Fora do ar desde Esperança (2002), a partir daí a Rede Globo só exibe remakes de suas tramas, o autor criticou a atual novela das oito, “Caminho das Índias”.
“Não entendo por que tem gente que faz novela sobre a Índia. O Brasil é tão grande e tem tanta coisa para mostrar. As novelas hoje só mostram ‘putaria’. Nenhuma mulher quer ver outra que no quinto capítulo já dormiu com três ou quatro caras. As pessoas não sabem fazer novela. O problema (na audiência) está em quem faz”, disparou.
E Benedito continuou seu discurso:
“Quando vou para o interior, converso com as pessoas e elas me dizem que na Globo só tem bicha e sapatão”, disse.
Em relação à adaptação de “Paraíso”, Benedito mostra entusiasmo:
“Estou muito comovido com a escalação do elenco da novela, é maravilhosa. Tivemos sorte, esses atores vão causar furor, vão comover. ‘Paraíso’, tem forte carga de emoção, é como a vida. A gente não deve fugir. Deve chorar e dar risada”, ensina o autor, que logo no início da entrevista se emocionou muito, e foi aplaudido pelos atores em pé.
Ruy Barbosa lembrou também dos momentos delicados que passou com sua saúde, após sofrer um acidente vascular cerebral em 2006. Mas até nesse momento manteve o bom humor. “Peço desculpas porque ainda estou um pouco ruim. Sei que muita gente rezou por mim aqui e agradeço. O doutor me disse: “Vamos raspar a cabeça e furar aqui, aqui, aqui”. Eu respondi: “Pode furar, eu não tenho medo de morrer. Mas também não tenho pressa, então capricha”. Fiquei 21 dias em coma absoluto. Quando acordei, o médico me perguntou se eu queria alguma coisa. Eu disse: ‘Uma cervejinha’.”