O Planeta TV

Velho Chico: Domingos Montagner e Gabriel Leone gravam cenas densas

E mais: Olívia e Miguel descobrem que são irmãos.

por Redação, em 01/07/2016

Foto: Globo

Um pouco da trama

Frutos de famílias rivais, Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga) se conheceram ainda crianças em uma procissão da cidade, à beira das águas do Rio São Francisco. Desde então, nutriram um pelo outro um amor genuíno. A relação dos dois foi interrompida na adolescência, quando o coronel Afrânio (Antonio Fagundes), pai de Tereza, descobriu que a filha se encontrava com o herdeiro da família rival, o filho de Belmiro dos Anjos (Chico Diaz). A menina foi obrigada a se casar com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), já grávida de Santo, e escondeu de Miguel (Gabriel Leone) e de seu grande amor, durante quase 30 anos, a verdadeira identidade do pai de seu filho. 

A vida andou para todos, mas o amor permaneceu adormecido no coração do casal. Apesar disso, Santo construiu sua família com Luzia (Lucy Alves) e tiveram duas filhas, Olívia (Giullia Buscacio) e Isabel (Rayza Alcântara). Tereza viveu com Carlos fora de Grotas até Miguel decidir retornar à fazenda do avô para implantar uma nova forma de produção de agricultura nas terras dele. Com a chegada à cidade, Tereza e Santo viram renascer o amor do passado, mas a conversa sobre o filho era adiada a cada encontro. 

Até o momento, Tereza acredita que Santo sabe de Miguel, pois pensa que as cartas enviadas revelando a verdade sobre a gravidez chegaram até ele. Luzia conseguiu interceptá-las a tempo e queimou a maioria, mas guarda uma como trunfo. Nela consegue descarregar todo ódio que sente por não ser tido ao seu lado um marido por inteiro. O que Tereza não esperava era que Miguel se identificaria logo com sua meia-irmã Olívia. Muito parecidos, com os mesmos ideais e determinação, os dois se juntaram na missão de mudar a forma de tratar a terra. A partir disso, surge uma admiração ainda maior e os sentimentos se confundem. Chegou a hora da verdade ser dita, antes que uma tragédia aconteça.

A cena

Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner). Foto: Globo

Após brigar com o avô Afrânio (Antonio Fagundes), Miguel (Gabriel Leone) pede guarida na casa de Santo (Domingos Montagner). Sem saber o que fazer, Tereza (Camila Pitanga) liga para Santo e marca um encontro às margens do Rio São Francisco para tentar contar toda a verdade sobre Miguel. Ao se deparar com o sertanejo, fica em dúvida se aquela é a melhor decisão, mas a necessidade de se ver livre da mentira que a acompanhou por quase 30 anos é maior. Depois de trocarem juras de amor, ela decide revelar a verdade. "O que eu vou falar, Santo, pode mudar nossa vida, ou melhor: vai mudar! E não sei se é justo mudar o que estamos vivendo agora, depois de tudo que passamos pra chegar ate´ aqui. Mas também não é justo carregar esse fardo calada...". Santo não entende o que Tereza tem para dizer e ressalta que nada vai mudar o sentimento que os une. Tereza parece não suportar mais a situação e conta tudo. "Depois de todos esses anos, eu precisava dizer, olhando nos seus olhos, que aquele menino que fugiu de casa e foi buscar abrigo com voce^, talvez seja mais parecido com o pai dele do que eu pudesse imaginar...". 

As gravações

Nas últimas semanas foram gravadas as cenas de um dos momentos mais esperados da trama. Domingos Montagner e Camila Pitanga estiveram no Rio São Francisco, em Alagoas, para as gravações e falaram sobre a emoção do trabalho. Segundo Camila Pitanga, ela e o companheiro de cena se emocionaram muito quando leram o texto juntos. “Era um momento muito delicado e difícil dos dois personagens e foi muito importante a condução da direção, que foi extremamente generosa. Tinha uma atmosfera, um lugar do alto de um penhasco e toda aquela situação de risco de Tereza. Naquela imensidão, a montanha... Isso colaborou muito pra gente fazer a sequência. Cada uma das tomadas teve um fluxo diferente”, disse a atriz, que ainda ressaltou que está ansiosa pra ver a cena no ar. “Foram caminhos e coisas sem tanto controle que vai acabar sendo uma novidade pra mim também. Estou curiosa porque pode nos surpreender. É um momento muito difícil e delicado pra Tereza. A cena foi bem bonita”. 

Domingos destacou a importância de estarem envolvidos pelo lugar onde a cena aconteceu. “A gente tinha um ambiente muito interessante, a geografia ajudou muito na atmosfera da cena. A direção escolheu uma locação incrível: os cânions do Rio São Francisco. Ficou uma metáfora muito interessante porque é uma situação limite. Gravamos na beira de um abismo”, destaca o ator. Além disso, ele comentou sobre a complexidade que o personagem vive. Para ele, além do fato de Santo descobrir que tem um filho, existe ainda o desacerto emocional com a situação que vive com Tereza. “Ele saber que na época em que se encontraram, além da paixão, nasceu um filho e ele nunca soube, gera um desmoronamento. Vem de uma consciência súbita do quanto a história dele poderia ter sido diferente, como seria a vida deles se estivessem juntos. É uma situação que não está resolvida. A verdade sobre o filho soma a esse descompasso todo. É a perda total de referências, de interpretações, de confiança na pessoa que ele considera o grande amor da vida e, por causa dela, a vida anda nesse desacerto tremendo. De repente ele supõe que tudo foi uma mentira. É quase o paraíso perdido”, diz Domingos. 

Os filhos

Olívia e Miguel não imaginam que a forte atração que sentem um pelo outro vem do sangue da família Dos Anjos. Os atores Gabriel Leone e Giullia Buscacio falaram um pouco sobre a expectativa para viver esse momento na trama e não pouparam elogios ao “paizão” Domingos Montagner. “O que falar de Domingos?”. Os dois usaram a mesma frase para falar do ator. Giullia estava tão emocionada que não sabia por onde começar. A atriz contou que antes de gravar a cena perguntou para muitas pessoas o que elas fariam se estivessem no lugar da personagem. Segundo ela, ninguém sabia o que fazer. “Queria muito ouvir alguém que já passou por isso. Quando eu soube, pensei que seria como o mundo desabando. Não dá nem pra imaginar. Mas eu abracei a causa. Me coloquei no lugar de Olívia o tempo inteiro. Consegui viver isso mesmo. Foi muito legal!  Domingos foi incrível. Na cena em que fico sabendo que Miguel é filho dele, tive um superpai. Ele é um pai no set e fora. Fiquei bem à vontade e pude compartilhar bem esse momento com ele. Antes de gravar, só no olhar a gente falava tudo um pro outro. Foi o maior chororô. Foi incrível! Se não tivesse sido com ele, não teria sido o que foi. Espero que o telespectador sinta aquela dor de Olívia na hora da revelação. Que se coloque no lugar dela só por um instante”, disse Giullia, emocionada.

Gabriel também está ansioso para saber como vai ficar a vida de Miguel depois da verdade revelada. “É uma das cenas mais esperadas da novela desde o início. Eu e Camila (Pitanga) construímos a relação dos nossos personagens tão parceiros e cúmplices, para que houvesse um rompimento real nesse momento em que ele descobre a verdade. É uma grande cena. Trabalhamos juntos antes, mas deixamos um pouco para a hora do gravando. Assim temos a coisa mais orgânica e natural possível”, revela o ator. Sobre a situação de Olívia, ele arrisca dizer que nela vai bater o sentimento de quem ganhou um irmão, o cara que ela já gosta. Já para o Miguel, além disso, ele descobre que o pai não é o pai e que essa família Dos Anjos também é a família dele. “É um turbilhão de emoções, de novidades. A vida dele vai tomar um rumo novo, totalmente diferente, que já vinha se anunciando mesmo que inconscientemente e agora mais do que nunca vai acontecer. A gente só está contracenando com “monstros”. Nossa equipe é incrível também”, encerra com um suspiro que mistura o sentimento de satisfação e orgulho. 

As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de sábado, dia 2 de julho. Velho Chico é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.


Deixe o seu comentário