O presidente da AR - Associação de Roteiristas, Marcílio Moraes, acaba de voltar de Atenas, na Grécia, onde participou da primeira Conferência Mundial dos autores-roteiristas, promovido pela Federation Screenwriters Europe, FSE, e pelo Writers Guild of America, WGA, e que reuniu 200 autores-roteiristas de todo o mundo.
Marcílio participou de uma das mesas de debate, que discutiu os grandes desafios da profissão no mundo moderno, como as novas formas de distribuição, as relações entre autores-roteiristas e diretores, as relações com os grandes conglomerados internacionais, a produção independente, interferências de diretores e produtores no trabalho dos autores-roteiritas, arrecadação de direitos autorais e formas de luta da categoria em defesa dos seus direitos patrimoniais e morais.
Segue abaixo a Declaração do Encontro, na íntegra:
Declaração mundial dos autores-roteiristas
Novembro de 2009
No novo mundo digitalizado e globalizado, nós autores-roteiristas nos reunimos em Atenas, Grécia, para discutir nosso papel central na criação das histórias que chegam com tanto impacto às telas do mundo e aos corações e mentes das pessoas.
As histórias influenciam nosso comportamento e moldam nossa cultura. Elas nos ajudam a entender. As histórias podem vencer o medo. As histórias têm poder. Como autores-roteiristas, os contadores de histórias do nosso tempo, estamos conscientes de nosso papel e responsabilidade e nos encontramos para nos certificarmos de que podemos continuar nosso trabalho nesse novo ambiente.
Os desafios criativos e financeiros que enfrentamos só poderão ser vencidos se juntarmos forças e trabalharmos juntos. Insistimos na capacidade individual de cada um dos vinte e cinco mil autores-roteiristas, cujos representantes estão reunidos aqui, para ver e compreender o mundo à sua maneira e representar esta perspectiva única em suas histórias. Acreditamos que a criatividade individual é o que nos une para defender e fazer valer nossos direitos e objetivos comuns.
Apoiamos as ambições e as intenções da Carta da FSE, da Carta da IAWG e do Manifesto dos autores-roteiristas europeus.
Reivindicamos o direito dos autores-roteiristas de todos os lugares de serem reconhecidos como autores da obra audiovisual que escreveram e de serem justamente recompensados cada vez que seu trabalho for usado.
Na luta por tais fins, nos engajaremos ativamente em campanhas para atingir nossos objetivos comuns.
Nós nos comprometemos a trabalhar juntos para defender e ampliar os direitos dos autores-roteiristas.
Acordado e assinado em novembro de 2009, em Atenas, na conclusão da primeira Conferência Mundial dos Autores-Roteiristas:
Christina Kallas
Presidente
Federação dos Autores-Roteiristas Europeus
Michael Winship
Diretor
União Internacional de Associações de Escritores