O Planeta TV

Globo é condenada a pagar R$ 400 mil à ONG

por jeferson, em 14/11/2008


A TV Globo foi responsabilizada pela fuga de um gato-do-mato, durante as gravações da minissérie A Muralha (exibida em 2000, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil). Segundo o site Consultor Jurídico, a Justiça paulista condenou a emissora a pagar indenização, por dano ao meio ambiente, no valor de R$ 400 mil. Ainda cabe recurso por parte do canal dos Marinho.

O dinheiro será revertido para o Fundo de Interesses Difusos ou Lesados do Estado de São Paulo. A decisão, por maioria de votos, é da Câmara Especial de Meio Ambiente.


Entre setembro de 1999 e janeiro de 2000, a Globo tomou emprestados dois gatos-do-mato da ONG Associação Mata Ciliar, que tem sede no município de Jundiaí. Os animais silvestres seriam usados em tomadas de gravações da minissérie, no Rio de Janeiro.

No dia 23 de janeiro, o felino macho fugiu para uma área de Mata Atlântica, próxima ao estúdio do Projac, na capital carioca. A Globo contratou equipes para recapturar o animal foragido, mas as buscas se mostraram infrutíferas.


Deixe o seu comentário