Eterna rainha dos baixinhos na TV, Xuxa Meneghel corre o risco de perder a majestade que conquistou no cinema. Xuxa em Sonho de Menina (2007), o último filme com a grife da apresentadora, dirigido por Rudi Lagemann, saiu do circuito carioca na quinta-feira passada depois de pouco mais de dois meses em cartaz, contabilizando parcos 309.174 pagantes (o equivalente a R$ 1.814.152 milhões em renda).
É a mais baixa bilheteria da carreira cinematográfica da artista, que teve seu ponto alto no fim dos anos 80 e início dos 90, quando filmes como Lua de Cristal (1990), atraíam cerca de 4 milhões de espectadores.
"O filme saiu dos cinemas, mas vai voltar ao longo do ano, pois estão programadas ações em escolas e outras instituições. Até o fim do ano, o filme vai chegar a uns 600 mil espectadores", contemporiza Leonardo Monteiro de Barros, da Conspiração Filmes, produtora do longa-metragem, esquecendo que a carreira de um filme é determinada pelo resultado de sua exibição em salas de cinema.
De qualquer forma, ficou claro que Sonho de menina não agradou como os outros filmes dela. Mas não vamos especular sobre as causas. Já estamos trabalhando no próximo longa, que pretendemos lançar no fim do ano.
Orçado em R$ 6 milhões, Sonho de Menina é o primeiro filme da Xuxa com o selo da produtora Conspiração. Os anteriores foram feitos em sociedade com a Diler & Associados, parceria de 20 anos que rendeu 26 milhões de ingressos.
O fraco desempenho dos longas da apresentadora registrado nos últimos anos está na base da separação entre Xuxa e a Diler. Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço (2005), desenho animado que contou com a participação especial da apresentadora em carne e osso, era, até então, a menor renda da grife, com 596.218 pagantes.
"Os filmes da Xuxa já não atraem dois, três milhões de espectadores, como antigamente", explicou Diler Trindade ao JB na época da dissolução da parceria, que não quis comentar os números ontem.
O último, Xuxa Gêmeas (2006), mal chegou ao milhão de ingressos. Quando o Luiz Cláudio (Moreira), o advogado e empresário dela, nos procurou para conversar sobre o próximo longa-metragem, apresentei um projeto de escopo mais viável dentro da nossa realidade, porque não posso pagar o que eles querem. Ele pediu licença para procurar outra opção no mercado.
Xuxa em sonho de menina ainda está em cartaz em 16 salas, mas em circuito reduzido. Especula-se que a queda livre da arrecadação dos filmes da apresentadora esteja ligada a um certo desgaste da imagem da artista, até mesmo na televisão. No fim do ano passado, a Rede Globo cancelou o TV Xuxa, o programa infantil que a apresentadora mantinha na grade matinal da emissora. A troca da Diler & Associados pela Conspiração foi a última cartada para conter a perspectiva de queda na arrecadação dos filmes da grife.
"Durante anos, Xuxa e Renato Aragão foram as principais atrações das férias. Eles eram peças importantes para manter a participação dos filmes brasileiros no mercado. Nos últimos tempos, houve uma tentativa de renovar o tipo de filme estrelado por Xuxa, sem que essa renovação encontrasse eco no público da apresentadora", analisa Pedro Butcher, da Filme B, empresa de consultoria do mercado cinematográfico.
"Devemos nos perguntar também o que temos feito, do ponto de vista da produção de conteúdo audiovisual, para manter o público. Outro aspecto a se considerar é que o público da Xuxa é essencialmente popular e o cinema tem sofrido um processo de elitização. "