Fazendo jus ao título provisório que tinha antes de estrear, o último capítulo de "Desejo proibido" foi marcado pelo milagre do amor. Para salvar Miguel (Murilo Rosa), morto em uma explosão da gruta da cidade de Passaperto, Laura (Fernanda Vasconcellos), desesperada, disse à Virgem de Pedra que trocaria sua vida pela do amado. A santa atendeu mais ou menos ao pedido: Miguel ressuscitou, mas Laura, depois de um súbito desmaio, não morreu; acordou para ter seu final feliz com ele. Da cena participou praticamente todo o elenco da novela, que se reuniu na gruta para rezar pelo casal. O milagre se realizou sob uma luz, como nos filmes clichês sobre o assunto. No mesmo dia, o delegado Trajano (Cássio Gabus Mendes) prendeu, finalmente, o assassino de Henrique (Daniel de Oliveira): Diogo (Pedro Neschling), que queria assumir o cargo de prefeito.
O capítulo também teve direito a casamento triplo: Guilhermina (Camila Rodrigues) e Gaspar (Caio Junqueira); Teresa (Fernanda Paes Leme) e João Antônio (Guilherme Berenguer); Dulcina (Sthefany Brito) e Lídio (Thiago Martins). Já Ana (Letícia Sabatella) deu à luz um filho de Escobar (Alexandre Borges).
Florinda (Grazi Massafera) realizou seu grande sonho: passou no teste de atriz e foi para Hollywood em busca da fama. Como não poderia deixar de ser, Ciro (Rodrigo Lombardi) foi com ela para os Estados Unidos. A cena foi cinematográfica: ela, vestida como uma diva, de boina; ele, atrás dela, pulando no trem já em movimento.
A equipe de "Desejo proibido" não se esqueceu de homenagear Luiz Carlos Tourinho, que morreu no meio da novela: padre Inácio (Marcos Caruso) arrumou um coroinha muito parecido com o ator, cujo personagem, Nezinho, também tinha essa função.
A última cena foi das mais românticas, típicas do horário das 18h. Miguel e Laura trocaram alianças na gruta e saíram cavalgando em um cavalo branco por campos floridos.
A AUDIÊNCIA FINAL
Apesar da boa aceitação da crítica e excelente comentários do público que acompanhou a trama, "Desejo Proibido" não fez sucesso na faixa das 18h. A trama de Walther Negrão apesar de uma boa história não conquistou excelentes índices de audiência.
É comn exclusividade que o site "O Planeta TV!" informa que os 155 capítulos da trama obteve uma média geral de 23,6 pontos ou seja, como o ibope trabalha com números arredondados, fechou em 24 pontos.
É o pior desempenho do horário, levando em consideração os números quebrados. "Desejo" ficou 0,5 pontos atrás de "Sabor da Paíxão" que obteve 24,1 em sua média final.
Agora só resta esperar a estréia de "Ciranda de Pedra" para ver se conseguirá reverter estes índices.