O Planeta TV

Equipe da Record sofre tentativa de agressão por índios no MS

por jeferson, em 02/09/2008

Um equipe da MS Record, afiliada da emissora no Mato Grosso do Sul, foi agredida na manhã desta terça-feira (02) por cerca de 300 indíos da tribo Terena, enquanto gravava uma reportagem em uma fazenda na cidade de Miranda, interior do Estado.

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) tentavam negociar a saída dos indígenas da fazenda Petrópolis, propriedade do ex-governador do estado, Pedro Pedrossian. Enquanto o repórter Edson Godoy gravava um áudio-fone sobre o assunto, foi interrompido.

Apesar da tentativa de conversar em guarani com os índios, eles confiscaram as fitas e baterias da equipe de reportagem e expulsaram Godoy, o repórter cinematográfico Cleiton Bernardi e o auxiliar Erick Machado. Quando o repórter conseguiu fazer contato com a redação da MS Record em Campo Grande, os índios tomaram seu celular.

O momento da tentativa de agressão foi registrado. Após o incidente, os profissionais da Record MS procuraram a Polícia Civil em Miranda, que acionou o chefe da FUNAI, para tentar recuperar o material da reportagem.

Marcelo Varela, editor-chefe do portal MS Record, afirmou que é difícil entender o que aconteceu, porque há menos de uma semana uma equipe de reportagem da emissora foi até o local e teve uma conversa pacífica com os índios.

"Desta vez, os profissionais foram recebidos com muita hostilidade, sofreram ameaças com arco e flecha, quase tiveram os pneus do carro furados e perderam fitas com material já gravado e as baterias das câmeras", explicou Varela.

Ana Raquel Copetti, coordenadora de produção da emissora, declarou que a atitude da MS Record será repercutir o ocorrido e transformar o fato em notícia. "Fomos banidos do nosso direito de informar, o clima lá é muito tenso".


Deixe o seu comentário