Com pouco mais de 10 mil votos os "planetários" escolheram "Vidas Opostas" como a melhor novela de 2007. A novela de Marcílio Moraes obteve 47% dos votos contra 46% de "Paraíso Tropical". O Profeta registrou apenas 7%.
"Vidas Opostas" contou a história de Miguel, um jovem milionário, considerado gênio da matemática, que passou os últimos cinco anos fazendo doutorado na Inglaterra. Apaixonado por escaladas, quando volta ao Brasil pretende se dedicar a este esporte. Foi numa escalada que conheceu Joana, uma jovem guia de esportes de aventura, moça pobre, moradora num dos bairros mais conturbados do Rio de Janeiro. Apesar de já ser noivo de uma elegante e rica estilista, chamada Erínia, Miguel se apaixona pela humilde Joana, e ela por ele.
Seria apenas uma linda história de Cinderela, se ela não tivesse um grave problema na vida. Anos antes, tinha sido namorada de um colega de colégio que depois se tornou traficante de drogas, foi preso e passou 4 anos na cadeia. É solto justamente quando Miguel rompeu o noivado e começou a namorar Joana. O bandido volta ao bairro onde morava liderando uma quadrilha e toma numa batalha a boca de fumo, transformando-se no todo poderoso "gerente" do local. Ele aí resolve ter Joana de volta, à força se necessário, ameaçando Miguel de morte. Por outro lado, a ex-noiva de Miguel não se conforma com o rompimento e tudo fará para separar o casal.
Enfim, uma história que mistura amor e violência, riqueza e pobreza, sonho e realidade brutal, honestidade e corrupção, ordem e caos, heroísmo e vilania.