O Planeta TV

Elenco de Duas Caras grava cenas em Pernambuco

por jeferson, em 30/08/2007


Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá. Depois de gravar no sul do Brasil, mais de 80 pessoas da equipe de Duas Caras seguiram para Pernambuco, cenário de diferentes fases da novela. Os tons pastéis e as festas de origem européia deram lugar a uma explosão de cores, ao típico ritmo do maracatu e ao tradicional teatro de mamulengo, que, na trama de Aguinaldo Silva, fazem parte do universo do protagonista Adalberto Rangel (Dalton Vigh).

Numa palafita de uma favela na praia da Boa Viagem, em Recife, foi gravada a cena da venda do protagonista, então com 10 anos, para o estelionatário Hermógenes (Tarcísio Meira). O menino, naquela época chamado Juvenaldo (André Luiz Frambach), vivia numa região muito pobre e a necessidade de sustentar a família grande fez com que seu próprio pai (Everaldo Pontes) o negociasse com o forasteiro.

O elenco foi recebido com alegria pelos moradores do lugar e o clima leve e descontraído permaneceu durante toda a semana de gravação. “Rezei tanto para conhecer este homem e ele aparece aqui, na porta da minha casa, no Beco do Bacardi!”, comemorou uma senhora ao ver Tarcício Meira.

Foram gravadas também em Pernambuco cenas de Adalberto, já com 15 anos, interpretado por Bernardo Mesquita, ao lado de seu grande mestre Hermógenes e da mulher que se tornará o braço direito do protagonista de Duas Caras: a prostituta Bárbara Carreira, nesta fase vivida por Carol Holanda.

A passagem de tempo que vai mostrar Adalberto já como um homem maduro (interpretado por Dalton Vigh) foi gravada no centro histórico de Olinda, com a participação do grupo Maracatu Nação Maracambuco. As referências a Pernambuco são muitas e as gravações por lá contaram, ao todo, com cerca de 600 figurantes do estado, que participaram de diferentes fases da trama.

Golpes, brincadeiras ao redor do tradicional Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, e a primeira noite do menino em Recife são situações que jamais serão esquecidas por Adalberto, ainda que, no futuro, ele tente negar seu passado.

Betty Faria gravou sua primeira cena como Bárbara Carreira, para a segunda fase da trama: a personagem, gerente de uma casa de massagens, recebe um telefonema de Adalberto Rangel com uma proposta surpreendente que a levará a abandonar o passado e assumir uma nova vida, no Rio de Janeiro, como governanta de um grande empresário da construção civil.

Duas Caras, nova novela das oito da TV Globo, tem estréia prevista para outubro e está sendo dirigida por Wolf Maya.


Deixe o seu comentário