O Planeta TV

Debate da Band alcança picos de cinco e média de três pontos no Ibope

por jeferson, em 02/08/2008

Na noite da última quinta-feira (31), a TV Bandeirantes exibiu o primeiro grande debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Mediado pelo jornalista Boris Casoy, o evento - que registrou média de três pontos de audiência na Grande São Paulo, com pico de cinco pontos - foi considerado "tranquilo" pela assessoria da emissora.

Os candidatos respeitaram as regras estabelecidas, tanto que nem sequer foi concedido direito de resposta - que chegou a ser requisitado pelo candidato Paulo Maluf, mas que foi indeferido, informou a assessoria da televisão, que acrescentou não ter registrado tumulto na porta da Band, como já aconteceu em eleições anteriores.

O debate, no entanto, esquentou a disputa entre os concorrentes à administração da capital paulista, que trocaram acusações durante as duas horas e meia em que discutiram questões como trânsito, saúde e educação.

Estiveram presentes os candidatos Gilberto Kassab (DEM), atual prefeito de São Paulo, Marta Suplicy (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Ivan Valente (PSOL), Paulo Maluf (PP), Soninha Francine (PPS) - que chegou ao local de bicicleta, Renato Reichmann (PMN) e Ciro Moura (PTC).

O confronto de idéias e propostas entre os concorrentes ganhou mais força entre os dois candidatos mais cotados para o cargo: Geraldo Alckmin e Marta Suplicy. O tucano criticou a ex-prefeita devido à criação de taxas durante seu mandato e disse que a petista entregou a prefeitura em "estado lastimável". Marta rebateu a acusação dizendo se tratar de "mentiras" e "politicagem". Como aspectos positivos de seu governo, ela lembrou a criação do bilhete único e do Centro Educacional Unificado.

Geraldo Alckmin foi mais duramente criticado por Ivan Valente, que destacou o valor de R$ 25 milhões declarado como teto da campanha do tucano e disse ser "muito dinheiro" e que o "povo estranha isso"; o esquerdista também indagou quem seria o financiador disso tudo. Valente lembrou ainda que Alckmin foi contra a investigação na Assembléia Legislativa sobre o acidente na linha 4 do metrô. O candidato do PSDB considerou a associação entre o dinheiro da campanha e o acidente do metrô de "péssimo gosto" e que ele não estava mais no governo quando o fato aconteceu e que o caso está sendo devidamente apurado.

Gilberto Kassab, que figura em terceiro lugar na disputa, segundo pesquisa da Datafolha, surpreendeu ao partir para cima dos oponentes. Ele criticou Alckmin na questão da iluminação pública e Marta pela criação de taxas em sua gestão e também na área da saúde.


Deixe o seu comentário