Imagine que um lápis pode mudar o futuro de 150 crianças. Esta é a essência do quadro Cadeia de Favores do programa Custe o Que Custar (CQC), que vai ao ar na próxima segunda-feira, 30/11. O quadro comandado pelo repórter Rafinha Bastos consiste basicamente em localizar uma associação ou Organização Não Governamental (ONG) que ajuda crianças carentes. No local o repórter constata todas as necessidades dessa entidade e com um objeto simbólico de uma das crianças, como um lápis, por exemplo, sai em busca do desejo dos pequenos brasileirinhos.
Nas ruas de São Paulo Rafinha começa a primeira fase da cadeia. Com o lápis em mãos o repórter passa a abordar pessoas e começa aí um troca-troca de objetos. Rafinha sempre terá algo de maior valor e assim por diante.
Em seguida temos a segunda etapa da cadeia. O repórter parte para o encontro com personagens conhecidas do mundo da música, arte, letras, televisão, esporte, cinema e empresarial. Nesta cadeia temos a participação de Ivete Sangalo, Robinho, Romero Britto, Gisele Bündchen, Fernando Meireles, e Ricardo Almeida. Cada qual dando algo pessoal até chegarmos a um empresário que adquiriu tudo que a entidade necessitava.
Como resultado ajudamos a Associação Bloco do Beco, no Jardim São Luiz, zona Sul de São Paulo. A entidade oferece oficinas de música, dança, culinária, artesanato, literatura, costura e esportes para crianças do bairro.
A partir desta segunda-feira o Bloco do Beco vai ter uma nova realidade para 150 crianças da comunidade graças a Cadeia de Favores.