O Planeta TV

Relembre as novelas de sucesso de Janete Clair

A "Maga das oito" completaria 90 anos hoje.

por Sergio Gustavo, em 26/04/2015

A autora de novelas Janete Clair (Foto: Cedoc/TV Globo)

De origem libanesa, Jenete Stocco Emmer nasceu em 25 de abril de 1925 em Minas Gerais. Ainda adolescente, no interior de São Paulo, teve o primeiro contato com o rádio. Já na capital passou em um teste para ser locutora e atriz da Rádio Tupi, adotando o sobrenome Clair. Em seguida conhece Dias Gomes, seu futuro marido. Passou a escrever rádio novelas e na década de 1960, novelas para a TV. As primeiras experiências foram na Tupi, até que, em 1967, foi chamada pela Globo para redesenhar a trama de Anastácia, A Mulher sem Destino, a fim de diminuir os gastos com a produção. A partir de então passou a escrever uma telenovela atrás da outra para a emissora. O primeiro sucesso dentro do estilo que a consagrou foi Véu de Noiva (1969). E foi na década de 1970 que Janete recebeu a alcunha de "Maga das oito", em razão das inúmeras novelas de grande alcance popular que escreveu para o horário. 

- Irmãos Coragem (1970): Inspirada nas histórias de faroeste, a novela é considerada a responsável por trazer o público masculino para frente da TV. Os dois pares românticos mais famosos da época protagonizavam a trama: Tarcísio Meira e Glória Menezes e Regina Duarte e Cláudio Marzo. O personagem de Marzo era um jogador de futebol, um recurso da autora para criar afinidade com os telespectadores. 

- Selva de Pedra (1972): Ambientada na cidade grande, a novela tinha Regina Duarte, Francisco Cuoco e Dina Sfat nos papéis principais. É a única novela que conseguiu 100 pontos de audiência.

- Pecado Capital (1975): Com a censura à Roque Santeiro, Janete foi chamada às pressas para escrever uma trama que substituísse a de seu marido, Dias Gomes. Utilizando o elenco já escalado, Janete escreveu uma história mais realista e menos melodramática. É considerada por muitos a sua melhor novela.

- O Astro (1978): Uma trama ousada e com um protagonista atípico, a novela parou o Brasil com a pergunta "Quem matou Salomão Hayalla?", que viraria um trunfo da teledramaturgia brasileira. 

- Pai Herói (1979): Com uma história sensível e dramática, Janete mais uma vez fez o publico se encantar. Destaque para Glória Menezes, Tony Ramos e Paulo Autran, que fazia a sua primeira novela.

- Sétimo Sentido (1982): Última novela das oito de Janete e a última que ela concluiria. Com Regina Duarte vivendo duas personagens, a trama foi mais um sucesso de público. 

A última novela de Janete Clair, Eu Prometo, foi exibida às 22h. Como a autora já estava com a saúde debilitada pelo câncer, a Globo preferiu não arriscar colocando-a a frente do seu principal produto. Janete, pela primeira vez, pediu um colaborador. Depois de muitos nomes que não a agradaram, Glória Perez se candidatou e ficou com a vaga. "Eu não se se chego até o fim dessa novela, mas quero que essa novela chegue ao fim.", disse ela à sua colaboradora. Da cama do hospital ela trabalhava no roteiro. Após sua morte, em 16 de novembro de 1982, Dias Gomes e Glória conduziram Eu Prometo até o fim. 

Janete tem enorme importância da história da telenovela brasileira. Muitos de seus métodos para contar a história são usados até hoje pelos autores.


Deixe o seu comentário