O Planeta TV

“Querem é ver o ator e não o personagem”, diz Fagundes sobre críticas à Afrânio

Ator comenta repercussão do visual que exibe em Velho Chico.

por Sergio Gustavo, em 21/06/2016

Foto: Divulgação

De volta ao horário nobre, Antônio Fagundes viu as críticas ao visual do coronel Afrânio brotarem antes mesmo de surgir em Velho Chico. Muitos capítulos depois, e ainda ostentando a polêmica peruca e demais adornos na novela, Antônio Fagundes revelou que a caracterização não o incomoda. “Estranheza a mim? Ao contrário: querem é ver o ator e não o personagem. O Afrânio é um desenho da história do Brasil. Quando a gente vê esses deputados – como foi no dia 17 de abril (data da votação do impeachment de Dilma Rousseff), até porque a grande maioria é de suplentes, todos com cabelo acaju, falando errado, com gravatas coloridas e se posicionando numa forma patética -, como é que eu posso não achar que o coronel não está refletindo esse Brasil? Pega essa roupa do Afrânio e coloca no Eduardo Cunha e veja se destoa”, disse o ator, em entrevista à Lu Lacerda.

Questionado sobre como é para um galã lidar com o envelhecimento, Fagundes respondeu: ”Se você olhar pra mim com essa novela, você faria ainda essa pergunta? Lido tão bem que sou capaz de não ligar pra isso. Minha vaidade é a vaidade do personagem. O público se apega a pequenos detalhes que não são tão importantes. Faltam mais de 100 capítulos – a história não foi contada ainda. Isso seria o mesmo que dizer sobre Cyrano de Bergerac: ‘Não gosto desse nariz grande’, ou para o Corcunda de Notre Dame: ‘Dá pra tirar essa corcunda?’. Como te disse, se não parar pra ver a história, vai se apegar a detalhes que não são tão interessantes”.

O protagonista de Velho Chico também falou sobre a profícua parceria com o autor e o diretor da novela: “É o meu sétimo trabalho com o Benedito (Ruy Barbosa) e o sexto com o Luiz Fernando (Carvalho). Com os dois juntos, foram cinco. É uma parceria que me envaidece, agradeço muito de poder participar desse trio. Tenho também a certeza de que, embora tenham a tendência de me agrupar nos rótulos de novelas rurais, se pararem pra pensar, vão descobrir um universo completamente diferente de uma novela pra outra – uma diversidade do tamanho do Brasil”.

Um dos seis projetos com Luiz Fernando Carvalho citado por Fagundes ainda não foi exibido. Concluída antes de Velho Chico, Dois Irmãos não teve sua data de estreia confirmada pela Globo.


Deixe o seu comentário