O Planeta TV

O Sétimo Guardião: Aguinaldo Silva responde acusação de plágio

Alunos de masterclass promovida pelo autor fizeram a denúncia.

por Redação, em 21/06/2017

Aguinaldo Silva. Foto: Divulgação/Globo

Hoje (21), no programa Focalizando, o jornalista Leo Dias revelou que Aguinaldo Silva está sendo acusado de plágio por alunos de uma masterclass promovida por ele.

Segundo a acusação, o autor teria incluído em O Sétimo Guardião, novela com estreia marcada pela Globo para 2018, tramas criadas durante o curso de roteiristas.

O assessor de Aguinaldo, Francisco Patrício, disse ao programa do SBT que “denúncias de cópia sempre existiram e sempre vão existir” e que “são pessoas que querem se aproveitar da fama de Aguinaldo Silva”.

Em seu Twitter, o autor de sucessos como Tieta (1989) e Império (2014) publicou uma resposta à denúncia de plágio: "Ao contrário de Blanche de Bois, nunca dependi da bondade de estranhos".

A frase "Sempre dependi da bondade de estranhos", dita pela personagem de Vivien Leigh no clássico do cinema Uma Rua Chamada Pecado (1951), foi usada por Aguinaldo em novelas como Senhora do Destino (2004), atualmente em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo.





Comentários (7) Postar Comentário

BE comentou:

TENSO, tomara k não a decisão da Globo decide essa semana se a novela será cancelada ou não, tomara k não mas se for vai entrar no lugar a novela da Manuela Dias. Essa novela do Aguinaldo promete vai ter muita comédia.


Eu respondeu:

Acho q eles vão pedir para o João Emanuel Carneiro adianta sua novela ,e manter a Manuela vindo na sequência



BE respondeu:

Novela do João por enquanto está prevista para 2019, o Walcyr tem vários casos de plágio e não deu em nada, tomara que não vá pra frente porque a estória promete, acho k isso é mais um picuinha de Walcyr com Aguinaldo todos sabem que eles se detestam e outra na época de Fina Estampa um roteirista pegou a idéia do Walcyr e passou pro Aguinaldo, não duvido que seja sabotagem por parte de alguém. Por enquanto não o João não quer voltar tão cedo, se for cancelada mesmo será Manuela e a novela já tem até título e alguns atores/atrizes previamente escalados.



BE respondeu:

Ops, pegou do Aguinaldo e passou pro Walcyr, a estória do filho que esconde a mãe pobre, Aguinaldo iria usar em Fina Estampa com Griselda e Antenor só que um dos roteiristas do Aguinaldo pegou e passou pro Walcyr que criou a Dulce (Cassia Kiss) a mãe faxineira que o filho tem vergonha. Isso deu maior bafão na época, tomara que não vá pra frente porque a novela do Aguinaldo promete.


assume comentou:

aí tem. pq a véia não dá ponto sem nó. fica que nem um sanguesuga pra tirar as ideias dos outros e depois amarra um contrato pra ninguem questionar na justiça. o que será que aconteceu?


BE respondeu:

O Walcyr cópia horrores amore Alma Gêmea foi considerado plágio, em Sete Pecados ele foi acusado de copiar frases da autora Letícia Dornelles da novela Amigas e Rivas e usar em Agatha personagem de Cláudia Raia, Amor a Vida ele copiou tudo da série Frete Anatomy até um colunista disse k o Walcyr cópia mas a Globo abafa pq o Walcyr da muita audiência. Agora isso de cancelar novela nao, a volta do realismo fantástico, um elenco extraordinário, sacanagem, tomara k não, Deus me livre.


Thiago São Tomé comentou:

Há muitas evidencias nesse caso. No You Tube tem o vídeo "Lilia Cabral visita a Master Class III", onde no início do vídeo Aguinaldo relata um fato engraçado na construção das cenas da vilã Valentina, que será ou seria, interpretada por Lilian. Na matéria do site "Na Telinha" , do Uol , há duas matérias que falam dessa acusação. Eu não queria acreditar nisso, mas tudo indica que grande parte da sinopse foi desenvolvida na Master Class III. Se verdade for, será algo infeliz. Sendo todos os setores da nossa sociedade alicerces da corrupção praticada em Brasília. Espero que isso seja um grande equivoco.

junior comentou:

pelo que eu entendi no ato da iscrição para master class os alunos assinam um contrato que viabiliza o autor a utilização das sinopses ne

Nono comentou:

Acho que a globo só vai cancelar essa novela em último caso, se não houver outra alternativa. Aguinaldo Silva é considero um talismã para emissora, popular e campeão de audiência, não à toa só coleciona um grande fracasso em sua carreira, a novela suave veneno.

Mário comentou:

Desse Agnaldo eu sempre espero o pior. Eu não me surpreenderei se for descoberto que ele está tentando dar um golpe nos seus ex-alunos.

Mario comentou:

Eu não, espero algo tão bom quanto Tieta, Roque Santeiro, Porto dos Milagres, Senhora do destino, etc.

Veja também