O Planeta TV

"O que vou fazer na TV agora? Não tem papel para velhos", diz Lolita Rodrigues

Atriz fala sobre a vida no nordeste e a saudade de Hebe: "Lá no Céu deve estar uma festa... Quero participar disso!".

por Sergio Gustavo, em 06/11/2015

Foto: Divulgação/Globo

Lolita Rodrigues é um desses nomes definitivos na história da televisão, tendo participado da primeira transmissão do veículo. Em 2009, a atriz anunciou que faria a sua última novela, Viver a Vida. "O problema é que fui cansando. Já não tinha mais pique de trabalhar. Queria fechar com chave de ouro. Não consegui. Queria explicar, mas nunca fui de ligar para autor. Nunca pedi um papel para nenhum deles. Era um sonho fazer uma novela do Maneco (Manoel Carlos, autor) e ele me deu essa oportunidade", disse ela, em entrevista à Janaína Nunes.

Com mais de 70 anos de carreira, Lolita não alimenta o desejo de voltar às novelas: "O que vou fazer na TV agora? Não tem papel para velhos. A velhice é uma indignidade. Ninguém vai me ligar para me convida. Sinto saudades da TV, dos amigos, do ambiente de trabalho. Porém, não tenho ilusões. Sei que ninguém vai me ligar. Não tem papel para minha idade. Simples assim", disse a atriz, que mantém contato com o amigo Silvio de Abreu, atualmente responsável pelo departamento de novelas da Globo.

Na ocasião da morte de Hebe Camargo, sua grande amiga, Lolita já dava sinais da insatisfação com a idade, declarando que "Ser velho é muito triste". Agora, aos 86 anos, a atriz reafirma sua opinião. "Tenho tudo que velho tem: osteoporose, fibromialgia, diabetes, pressão alta etc. Acordo pensando: ‘Deus, que dor eu vou sentir hoje?’ A Hebe, quando já estava bem mal, me disse, quase em tom de despedida: ‘Você tinha razão. Envelhecer é uma indignidade’. E é mesmo! Não é a melhor idade coisa nenhuma. A melhor idade é quando a gente está jovem", disse a veterana, que declarou sentir saudades da Rainha da TV e de Nair Bello. "Éramos um trio do barulho. Lá no Céu deve estar uma festa com as duas e tantos outros colegas que já se foram. Quero participar disso, claro. Vai ser uma farra. Não quero nem reencarnar. Quero me divertir com meus amigos", disse Lolita, que também ficou abalada com as recentes despedidas dos amigos Yoná Magalhães e Elias Gleizer.

Este ano, quando a empregada doméstica que a acompanhava há décadas se aposentou, Lolita mudou-se para João Pessoa (PB), onde leva uma vida tranqüila. "Minha filha já mora aqui há 12 anos e me convenceu a deixar São Paulo. Aluguei meu apartamento e estou aqui. Achei que não me acostumaria. Me enganei. Viver sem poluição é muito bom. Quando posso, vou ao teatro. Acabei de ver um show da Maria Bethânia aqui. Foi maravilhoso!", disse Lolita, a eterna La Salerosa.

Lolita pode ser vista na reprise de Despedida de Solteiro (1992), exibida de segunda a sexta-feira pelo Canal Viva, às 15h30.


Deixe o seu comentário