O Planeta TV

Jornalista Geneton Moraes Neto morre no Rio, aos 60 anos

Relembre a trajetória do pernambucano.

por Redação, em 23/08/2016

Imagem: Globo/Divulgação

O jornalista e escritor Geneton Moraes Neto morreu no final da tarde de hoje (22) no Rio de Janeiro. Com 60 anos, Geneton estava internado desde maio na Clínica São Vicente, Zona Sul da cidade, e morreu vítima de um aneurisma dissecante na aorta, segundo informa o G1. O velório será realizado amanhã (24), das 8h às 13h, na capela 6 do Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. Geneton deixa a viúva, Elizabeth, três filhos e quatro netos.

Carreira

O recifense Geneton Moraes Neto começou no jornalismo impresso em 1972, no Diário de Pernambuco. Entre 1975 e 1980, foi repórter da sucursal Nordeste do jornal O Estado de S.Paulo, até ser contratado pela TV Globo Nordeste como repórter e editor. A chegada à Globo do Rio de Janeiro aconteceu em 1985.

Foi editor do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, correspondente da GloboNews e do jornal O Globo na Inglaterra, além de editor-chefe e repórter especial do Fantástico. As entrevistas com os generais Newton Cruz e Leônidas Pires Gonçalves, exibidas no programa Dossiê GloboNews, renderam à Geneton o Prêmio Embratel de telejornalismo de 2010. No mesmo ano, dirigiu o documentário Canções do Exílio (Canal Brasil). Em 2012, recebeu da Academia Brasileira de Letras (ABL), a Medalha João Ribeiro, concedida a personalidades que se destacam na cultura. 

O primeiro documentário de longa metragem produzido pela GloboNews foi dirigido por Geneton. "Garrafas ao Mar: a Víbora Manda Lembranças" reúne entrevistas gravadas ao longo de vinte anos com o jornalista Joel Silveira, considerado o maior repórter brasileiro. Garrafas ao Mar foi exibido sem intervalos, em 2 de fevereiro de 2013 e considerado pelo jornal O Globo um dos "dez melhores programas" exibidos pela TV brasileira naquele ano.

Com estilo único, Geneton realizava reportagens especiais para o Dossiê GloboNews desde 2006. Em agosto de 2009 estreou um blog no G1, que manteve atualizado até abril deste ano, pouco antes de ser internado. Como escritor, publicou oito livros de reportagem e entrevistas. Recentemente dirigiu mais um cocumentário, sobre Glauber Rocha.


Deixe o seu comentário