O Planeta TV

"Cassiano é mesmo chato às vezes", diz ator de 'A Favorita'

por jeferson, em 25/08/2008


Thiago Rodrigues sempre soube que interpretar o certinho Cassiano em A Favorita seria um risco. O próprio autor da novela, João Emanuel Carneiro, acreditava que o personagem tinha tudo para se transformar em um chato. Mas depois de pouco mais de dois meses no ar, o ator respira aliviado em sua tarefa. Até recebeu elogios de João, que pretende aumentar ainda mais a participação do operário na trama.

Por isso mesmo, Thiago não concorda com a maioria de seus colegas de trabalho, que sempre torcem para serem escalados para interpretar vilões. E acredita que fazer um mocinho sem cair na mesmice é um desafio muito maior para o ator.

"Se pensarmos no lado mais óbvio, claro que é mais fácil fugir da caretice e ganhar charme com maldades. Mas os mocinhos podem ser humanizados e falíveis. E no final, quando o trabalho dá certo, o prazer é ainda maior", reflete.

Thiago não se apega às vantagens que a fama traz. Recusa convites para festas, não gosta de aparecer e assume não marcar entrevistas com freqüência. E é exatamente nas suas características mais simples que o ator busca as referências para interpretar seu personagem mais humilde e introspectivo na TV até agora.

"Tentei encontrar o Cassiano dentro de mim e observar pessoas que, como ele, caminham contra o fluxo de sua geração. O objetivo dele não é abraçar o mundo, mas apenas se firmar na vila onde mora e ter uma família como a do avô", analisa, referindo-se ao personagem Copola, vivido por Tarcísio Meira.

Para tentar humanizar Cassiano, Thiago desenvolve algumas características indicadas no texto. Como nos primeiros capítulos, quando se deixou levar - com certa relutância - pela sensualidade da retirante Maria do Céu (Deborah Secco). Ou na forma algumas vezes dura com que lida com a diferença social entre ele e a ricaça Lara (Mariana Ximenes).

"Ele é mesmo chato em algumas horas, mas também é egoísta em outras e carrega outros sentimentos em relação à família", avalia.

Mas essa diferença social pode ser um problema a menos para o rapaz na trama. Nos próximos capítulos, Cassiano começa a se destacar no cenário musical rural. Para isso, Thiago decidiu retomar estudos que, quando moleque, como gosta de se referir, ocupavam uma parte do seu dia. Agora, o ator treina nos momentos livres os acordes das canções que, no violão, o operário vai tocar.

"Sempre estudei sozinho e é uma coisa bem amadora na minha vida. Mas não quero dar vexame no ar, então peguei com a produção as cifras usadas nas cenas para saber que nota fingir que estou tocando", brinca.

Violão não é o único instrumento presente na vida de Thiago por conta da novela. O ator, antes das gravações, chegou a fazer algumas aulas de cavaquinho, mas mudanças na sinopse deixaram a atividade de lado.

"O tema musical de A Favorita seria o choro, mas depois mudaram para o sertanejo", explica.

Mesmo assim, o ator acredita que, em algum momento, as cenas de Cassiano como músico vão abrir espaço para outros sons. "Acho que a gente vai poder adaptar, utilizar outros instrumentos, até para diversificar."

Em seu quarto personagem fixo na TV, Thiago emenda uma novela em outra desde 2005, quando protagonizou a temporada de Malhação ao lado de Fernanda Vasconcellos. De lá para cá, já fez um pai arrependido em Páginas da Vida e um historiador em Eterna Magia. E quase sempre saiu de uma produção já reservado para outra.

Contratado da Globo até 2011, o ator não se incomoda com o excesso de trabalho e afirma aproveitar a fase para "ganhar estofo". "Estou me educando na TV. Malhação foi uma grande escola e a cada trabalho estou absorvendo algo novo. Fazer TV é viciante."

Mas por isso mesmo espera que, já no próximo ano, consiga um período maior de descanso. Não por se sentir limitado, mas para fazer uma auto-reflexão de todas as transformações que aconteceram em sua vida ao longo desses quatro anos.

"É muito legal curtir os sonhos de uma grande empresa como a Globo, mas preciso parar e reavaliar quais são os meus sonhos pessoais também."

Fonte: Márcio Maio / TV Press


Deixe o seu comentário