As novelas da TV Globo têm feito parte da vida da cantora Paula Fernandes. Aos 25 anos, e cantando desde os 10, ela é a autora de “Jeito de Mato” (parceria com Almir Satter), canção que embala o romance de Santinha (Nathália Dill) e Zeca (Eriberto Leão) em “Paraíso”, e que faz parte de seu quinto álbum (primeiro por uma grande gravadora), “Pássaro de Fogo” (2009).
“Paraíso” é a terceira trama global a receber uma música de Paula. Antes, ela já havia gravado uma versão de “Ave Maria Natureza”, para “América”, e “Dust in The Wind”, do Scorpions, para “Páginas da Vida”.
“Acho que tudo tem seu momento certo para acontecer. Há 17 anos eu comecei a cantar, nunca foi vaidade, apenas queria colocar em prática o dom que eu tinha. Todos os outros trabalhos serviram de laboratório para mim”, afirma.
Ainda sobre a novela de Benetido Ruy Barbosa, Paula conta que o CD já estava pronto quando soube da trama e que o próprio autor pediu para incluírem sua canção no folhetim. “Achei sensacional, toca o tempo inteiro. Já rolou o convite para eu participar de ‘Paraíso’, mas acho que não depende só da vontade deles. É uma novela que me cativou, quando não posso assistir por causa dos compromissos, minha mãe grava. Eles capricharam”, elogia.
O sucesso de Paula Fernandes não se limita a canções em trilhas de novelas. A jovem cantora faz parte de uma geração de músicos e compositores responsáveis pela renovação da música sertaneja brasileira.
Um de seus maiores amigos e parceiros é ninguém menos que Victor Chaves, da dupla Victor & Leo, que já gravou “Meu Eu Em Você”, de Paula, e compôs “Sem Você” e “Espaço Sideral”, ao lado dela. “Somos amigos há muitos anos. Nos conhecemos numa gravadora que deu errado. Nossa afinidade veio a partir do momento em que cantamos e compomos juntos”, explica Paula.
“Pássaro de Fogo” conta ainda com participações de nomes de peso da música sertaneja como César Menotti & Fabiano (“Espaço Sideral”) e Almir Satter (“Jeito de Mato”).
“As participações rolaram da forma mais natural possível. Não foi a gravadora que escolheu, foi feito com muita verdade. Assim que eu fiz a música [‘Jeito de Mato’] eu mandei pro Almir ouvir. Tinha muita vontade de gravar com ele. Ele me disse: ‘sua música me conquistou’. Gravamos à moda antiga, todos gravando ao mesmo tempo. Ele não aceitou nem cortar a música”.
Paula Fernandes está em estúdio, onde se prepara para sair em turnê, para divulgar “Pássaro de Fogo” pelo Brasil. “Estou em processo do próprio show, fazendo ensaios, bolando cenário, figurino. Cuidando com carinho pro pessoal ver uma coisa bonita. Meu show tem um formato diferente do disco, mais dançante”, avisa.