O Planeta TV

Benedito Ruy Barbosa apresenta três sinopses à Globo

"Novela tem que ter respeito pelo público", diz o autor.

por Redação, em 20/04/2014

Aos 83 anos, Benedito Ruy Barbosa lembro do período em que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2006. Em 2004, 2006 e 2009, ele supervisionou as novelas "Cabocla", "Sinhá Moça" e "Paraíso", respectivamente, escritas por suas filhas Edmara e Edilene Barbosa.

"Estou feliz porque ainda estou capacitado para escrever, com a cabeça limpa e gostosa depois do meu AVC. Era para ter morrido, não morri porque sou muito ruim (risos). Erva ruim o diabo não mata. Escapei sem nenhum tipo de sequela. Graças a Deus estou conseguindo escrever, estou com uma novela no ar", contou o autor em entrevista ao UOL.

Feliz com a boa repercussão da trama – segundo ele, o público está tendo uma reação espetacular à novela –, Benedito afirmou que acertou mais uma vez.

"O Luiz Fernando [Carvalho, diretor da novela] é maravilhoso. Formamos de novo a dupla de tanto sucesso. O interior inteiro está assistindo à novela. Recebo telefonemas das cidades do interior, de Sorocaba, de Vera Cruz, de tudo quanto é canto. Todo mundo fala a mesma coisa: 'Às seis horas, a cidade para'. Fico contente, porque afinal de contas a gente tem obrigação de dar certo", destacou.

O autor contou que ter escrito os 100 capítulos da novela antes de a trama estrear foi a melhor atitude que poderia ter tido.

"Graças a Deus, pela primeira vez, terminei de escrever uma novela antes de ir para o ar. Os cem capítulos estão prontos. Sou o autor que trabalha mais na frente. Em 'Cabocla', quando escrevi o capítulo 64, estava a 64 capítulos na frente do que ia ao ar. Outras terminei a novela com 30, 35 capítulos na frente", disse.

Ele revelou que é tão preocupado em adiantar suas novelas que em "Renascer" chegou a escrever a trama de dentro do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

"A própria direção da Globo botou o computador no meu quarto no hospital. Operei uma hérnia umbilical e dois dias depois já estava na Bahia acompanhando o final das gravações. Mandei 17 capítulos direto do hospital", lembrou.

Benedito contou que ficou tão empolgado com o fato já começar "Meu Pedacinho de Chão" com todos os capítulos escritos que pretende sempre fazer assim daqui para frente.

"Tenho três sinopses na Globo que estão sendo julgadas, não sei o que vai dar. Uma é para o horário das onze e duas para o horário das nove horas", revelou.

Apesar de ter duas sinopses para o principal horário, ele criticou as tramas do horário nobre, mas não deu detalhes sobre o "tipo de tratamento" que a emissora dá às novelas.

"Com esse tratamento que estão dando à novela das nove, não faço mais. Não tenho jeito para escrever esse tipo de coisa. Meu estilo é outro. Gosto de lidar com outros assuntos. Meus heróis são heróis mesmo. Minhas heroínas são heroínas mesmo. Tem coisa que não faço. Não faço pelo respeito que acho que o público merece", argumentou. "Novela tem que ter respeito pelo público telespectador. A gente não pode tratar o telespectador como imbecil. Ele não é. Acho que esse respeito o público merece e a gente tem obrigação de dar", completou.

Com informações do jornal UOL.


Deixe o seu comentário