O Planeta TV

São Paulo ganha exposição sobre a história da TV no Brasil

Projeto faz parte da conscientização sobre o desligamento do sinal analógico.

por Redação, em 09/03/2017

Foto: Divulgação/Seja Digital

No próximo sábado (11), o centro de São Paulo passa a abrigar uma exposição sobre a história da TV no Brasil. Promovida pela Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração do sinal no país, a Vila Digital promete conduzir os visitantes por uma viagem no tempo - desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital.

Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. O público poderá assistir comerciais da década inaugural, programas musicais e de auditório dos anos 60, humorísticos da década de 70, clássicos infantis dos anos 80, flashes esportivos da década de 90 e cenas da dramaturgia dos anos 2000. Enquanto acompanha a evolução na programação da TV, o visitante traça um caminho iluminado no chão - que começa preto e branco e vai ganhando cores. Os principais artistas são homenageados.

Além da exposição, a Vila também possui um ambiente interativo que oferece atividades, experiências e jogos para todas as idades. A exposição oferece óculos 3D que permitem aos visitantes vivenciar a realidade virtual, um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas da TV e um estúdio de TV digital, com direito a cenário e fundo em chroma key, onde é possível simular ao vivo a gravação de um programa televisivo.

Como forma de apresentar os benefícios trazidos pela banda larga móvel de 4ª geração, tecnologia que será expandida no Brasil com o desligamento do sinal analógico de TV, diversos jogos são oferecidos em uma mesa touch screen e em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O espaço cria um ambiente futurista, oferecendo ao público a experiência de um mundo conectado à internet de alta velocidade.

Com curadoria da PRÓ-TV, a Vila Digital faz parte do trabalho desenvolvido pela Seja Digital para informar e conscientizar a população da região metropolitana de São Paulo sobre o desligamento do sinal analógico de TV, marcado para o próximo dia 29 - depois dessa data, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta nessas localidades.

No dia da inauguração, a partir das 15 horas, a PRÓ-TV promove a redonda Papo de TV, discutindo o futuro da televisão em São Paulo. As presenças de Antônio Carlos Martelletto (Seja Digital), André Dias (Abert) e Celso Teixeira (Abratel) estão confirmadas para o evento, também aberto ao público.

O Centro Cultural dos Correios, no Vale do Anhangabaú, vai abrigar a Vila Digital. O local poderá ser visitado, gratuitamente, de terça a domingo, das 11h às 17h, até 31 de março. 

Com informações da S2 Publicom.


Deixe o seu comentário