A diferença diária chega até 15%.
A diferença dos números do Ibope e GfK, empresas que medem a audiência no país, estão chamando a atenção. Na Grande São Paulo, região que teve o desligamento do sinal analógico no final de março, a diferença entre os registros das duas empresas chega a ser mais de 15%.
Ontem, por volta das 14h30, no Ibope, a Globo marcava 14 pontos; a RecordTV estava na vice-liderança com 8; e o SBT, em terceiro com 6. No GfK, a Globo mantinha a preferência com 17 pontos; o SBT, no entanto, estava em segundo, com 8 pontos; e a Record logo atrás, com 6.
No dia 31 de março, durante a exibição do último capítulo de A Lei do Amor, observou-se uma diferença brutal. Enquanto, a novela da Globo marcava 37 no Ibope, no Gfk ultrapassava a casa dos 42 pontos.
Para o jornalista Flávio Ricco, do UOL, desse jeito, será muito provável a necessidade da criação de um terceiro instituto para tirar a prova.
Por ora, os dois institutos mostram a força da TV aberta, que ainda lidera isoladamente, apesar da ascensão dos canais pagos.