O Planeta TV

Jornalistas da Globo podem ser processados por comandante da PM em SP

Comandante da PM alega que opinião de Rodrigo Bocardi e Chico Pinheiro feriu reputação do órgão.

por Redação, em 24/11/2013

24-11-2013

No "Bom Dia Brasil" de quinta-feira, 21 de novembro, os comentários opinativos de Rodrigo Bocardi e Chico Pinheiro acabaram por irritar o comandante da Polícia Militar em São Paulo, Roberto Meira.

No telejornal, após uma reportagem sobre roubos a padarias e a estabelecimentos comerciais em São Paulo, Bocardi disse que  "vai ver que os donos dessas padarias não estão dando o cafezinho e o pão com manteiga", insinuando, portanto, que os policiais recebem dinheiro e alimentos para, assim, patrulharem e protegerem determinado local.

Chico Pinheiro, o âncora do telejornal, complementou a fala de Bocardi e afirmou: "É, inclusive foi uma coisa seríssima, né? Não é possível que esses estabelecimentos tenham que fazer agrados a policiais para que o trabalho funcione, isso não é tolerável, isso não é admissível".

Segundo o jornalista Gilvan Marques, do portal Notícias da TV, o comandante Meira publicou uma carta aberta no site da PM dizendo que irá estudar as "medidas judiciais cabíveis" contra a emissora e os jornalistas em questão. Confira, abaixo, a íntegra do documento:

"A Polícia Militar é uma Instituição séria, que presta um inestimável e relevante serviço em prol da sociedade, muitas vezes desempenha atividades afetas a outras esferas do governo e atua 24 horas por dia.

Reconhecemos que temos falhas, que nossos policiais cometem falhas, que não somos perfeitos em tudo que dispomos a realizar, aceitamos as críticas, pois é por meio delas que conseguimos corrigir as inconformidades ou eventuais falhas.

Não posso me calar, na condição de comandante-geral da PM de São Paulo, diante de tanta desconsideração por parte dos apresentadores. Eles podem não aceitar/concordar com os argumentos apresentados pela Polícia Militar em razão da matéria exibida, mas não podem macular a imagem de toda a corporação ao insinuarem que para se ter segurança basta oferecer um ‘cafezinho e o pão com manteiga/ em troca de policiamento nos estabelecimentos comerciais.

Vamos entregar a cópia do vídeo aos advogados da entidades de classe para análise do conteúdo e avaliação das medidas judiciais cabíveis ao caso.

A nós, policiais militares, honestos e íntegros, só nos resta lamentar.
Respeito é sinônimo de educação.”


Deixe o seu comentário