O Planeta TV

Globo prepara séries especiais no jornalismo para celebrar Rock in Rio

Maior festival de música do mundo completa 30 anos em 2015.

por Redação, em 15/09/2015

Para celebrar os 30 anos do Rock in Rio, maior festival de música do mundo, os telejornais da Globo prepararam séries de reportagens especiais para exibirem nesta primeira semana do evento, que se inicia na próxima sexta, 18 de setembro. Os telejornais de rede e o Fantástico farão uma cobertura do dia a dia do Rock in Rio, que vai mobilizar o Rio de Janeiro.

Jornal Hoje: nos dias 16 e 17, o JH exibirá a série Mulhers no Pop Rock. Duas reportagens mostrarão como as mulheres surgiram no pop rock dos anos 1960, a trajetória ao longo das décadas e o papel delas na atual cena musical. Hoje, a cantora Katy Perry, que encerra o festival, é a terceira personalidade mais bem paga do mundo. Com 135 milhões de dólares no bolso, ela fatura mais do que qualquer outro artista do show bizz, entre músicos, atores e apresentadores. O primeiro capítulo conta a história das primeiras mulheres que fizeram sucesso no rock e no segundo a consolidação das divas milionárias.

Jornal da Globo: no primeiro dia de festival, a coluna de Nelson Motta no JG irá relembrar os melhores momentos do evento.  “Trinta anos e 16 edições depois, o Rock in Rio é um dos grandes eventos do mundo do entretenimento e pelos seus vários palcos já passaram as maiores estrelas do mundo pop, que fizeram shows fabulosos. Mas o primeiro Rock in Rio a gente não esquece. Desde o festival de Woodstock, em 1969, os jovens brasileiros sonhavam com um grande festival ao ar livre. Com o Rock in Rio, o Brasil entra, com 15 anos de atraso, na era do rock e dos grandes festivais. Além do público, quem mais se beneficiou com o festival foi o rock brasileiro dos anos 80 com Rita Lee, Bliz, Barão Vermelho, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso e Lulu Santos. E 30 anos depois, Lulu divide o palco mundo com estrelas internacionais como Sam Smith e Rihanna e os Paralamas dividem com Elton John e Rod Stewart”, opina Nelson.

Katy Perry encerra o festival no domingo, 27, e promete bits como Roar e Dark Horse (Foto: Time)

Bom Dia Rio: como o festival acontece no Rio de Janeiro, os telejornais locais dedicam séries especiais ao tema. O Bom Dia Rio começa a cobertura no início da semana com o Casas do Rock. Em quatro episódios, a repórter Ana Paula Santos vai ver de perto points de rock da cidade, como o Boteco do Rock de Brás de Pina; uma loja dos Ramones no Arpoador, um reduto punks; uma loja de discos de vinil e um motoclube na rua Ceará, na Praça da Bandeira. A repórter chega de moto ao Empório, um dos mais tradicionais bares de Ipanema. Há 30 anos no mesmo endereço, o bar hoje é administrado por Gabriel, neto do fundador. Seu pai foi quem trouxe o rock para o bar. Até mesmo os funcionários mantêm uma relação afetuosa com o endereço que viram nascer.

RJTV: a primeira edição lançou na segunda-feira o Quiz do Rock, uma brincadeira entre fãs para saber quem conhece mais sobre a vida dos artistas que vão se apresentar nesta edição. Na estreia, fãs das bandas Metallica e System of a Down se confrontaram; nesta terça-feira, será a vez de fãs de Katy Perry e de Rihanna irão se enfrentarem. No mesmo dia, o RJTV’ 2ª Edição estreiou a série Eu Fui. Imagens de arquivo e histórias de bastidores recontam como foram os festivais de 1985, 1991, 2001, 2011 e 2013. É uma volta ao tempo através de imagens e entrevistas atuais, contando com a presença dos Paralamas, Titãs, Frejat, Pedro Bial, entre outros entrevistados, que relembram como foram suas apresentações no festival.


Deixe o seu comentário