O Planeta TV

Globo inicia cobertura dos Jogos Olímpicos de 2016

Emissora terá, junto com o SporTV, estúdio panorâmico no Parque Olímpico.

por Redação, em 28/02/2015

Desenho da Central Olímpica da Globo e do SporTV (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na noite desta sexta-feira, 27, foi anunciado no Jornal Nacional o plano de cobertura da Globo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que irão ocorrer no ano que vem. Faltando pouco mais de 500 dias para o maior evento esportivo do mundo, a emissora já tem completo todo um planejamento de reportagens, equipes e infraestrutura para o Rio-2016.

No próximo domingo, 1º de março, o Esporte Espetacular inicia oficialmente a cobertura olímpica da emissora, que coincide com o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Até o momento, haviam sido divulgadas apenas informações pontuais, mas que já demonstravam todo o investimento da emissora no evento: a Globo será a responsável pela transmissão mundial dos jogos de futebol masculino e feminino; a emissora tem a intenção de ser patrocinadora da Olimpíada; e, mais internamente, o time de ouro de comentaristas da Globo já havia sido definido.

Farão parte dos comentaristas da emissora ex-atletas brasileiros que foram expoentes em suas modalidades em âmbito mundial. Flávio Canto (judô), Gustavo Kuerten (tênis), Daiane dos Santos (ginástica artística), Shelda (vôlei de praia), Maurren Maggi (atletismo), Fabi (vôlei feminino), GIba e Tande (vôlei masculino), Gustavo Borges (natação) e Hortência Marcari (basquete). Além disso, outros comentaristas deverão ser contratados para o evento, além de ser utilizado o time de futebol, que conta, hoje, com Caio Ribeiro, Walter Casagrande, Juninho Pernambucano e Júnior.

A emissora divulgou que, até o início dos Jogos, no ano que vem, fará mais de duas mil reportagens, séries e quadros especiais sobre o assunto nos telejornais de rede e programas esportivos. No Corujão do Esporte, a preparação já começou, com quadros que envolvem tanto as Olimpíadas quanto as Paralimpíadas. No Globo Esporte e no Esporte Espetacular, a Globo deseja passar a ideia de "vitrine dos Jogos Olímpicos", com reportagens especiais já a partir do domingo, 1º de março. No Fantástico, a partir do dia 8, haverá a volta do quadro O Que Vi da Vida, com personalidades olímpicas brasileiras.

Em agosto, o Jornal Nacional irá estrear a série de reportagens Terras Olímpicas, que irá mostrar cinco países que são potências olímpicas e os motivos para isso acontecer. No ano que vem, também no JN, a série Perfis, sucesso na Copa do Mundo, passará a mostrar a história de vida de 18 grandes atletas. A Globo promete estar nos 45 eventos-teste, os quais começarão em 2 de agosto, com o triatlo em Copacabana. A partir daí, haverá um evento-teste até maio de 2016 a cada fim de semana. No ano que vem, a emissora também mandará uma equipe para Atenas, na Grécia, para acompanhar a Tocha Olímpica, que percorrerá 250 cidades brasileiras.

Giba em teste da mesa tática do vôlei (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das grandes novidades que a emissora irá apresentar será na parte tecnológica. A mesa virtual, presente nas partidas de futebol, não será o único recurso a ser desenvolvido pela Globo. Uma mesa tática do vôlei já está em fase de testes; estão sendo preparadas, também, mesas táticas no basquete e no vôlei de praia e uma piscina tática, para a natação.

A partir da abertura em 5 de agosto de 2016, no Maracanã, a emissora irá dedicar 160 horas no ar durante os 17 dias de competição; 110 horas de transmissão ao vivo; 2 mil profissionais, que irão acompanhar 10.500 atletas, de 250 países, em 42 modalidades esportivas, além de 400 atletas brasileiros.

A maior inovação, no entanto, não ficará nas mesas táticas. Em parceria com o SporTV, da Globosat, a Globo terá um estúdio panorâmico no Parque Olímpico, sendo intitulado Central Olímpica. De lá será ancorada a jornada de transmissão, comentaristas, convidados, atletas brasileiros e estrangeiros.


Deixe o seu comentário