O Planeta TV

Com Jane Di Castro, A Força do Querer vai evidenciar a transfobia

Personagem de Humberto Martins vai chamá-la de "aberração".

por Redação, em 19/04/2017

Atriz em cena de Salve Jorge. Foto: Divulgação

Determinada a abordar a transexualidade em A Força do Querer, Gloria Perez escreveu uma cena que evidencia o ódio de parte da população brasileira pelas pessoas trans - Humberto Martins e Jane Di Castro serão os protagonistas do embate. "Vai ser engraçado e polêmico", disse a atriz e cantora.

Em cena prevista para o capítulo do próximo dia 3, Eurico (Humberto), desatento, atravessa a rua e quase é atropelado por Jane. "Só podia ser mulher", grita o marido de Silvana (Lília Cabral), acertando um soco no carro. Com voz grave, ela responde: "Bate de novo, bate?". Indignado, o empresário agride: "Que aberração é essa?". 

Jane, que tem mais de 50 anos de carreira, está empolgada com a sequência, que será gravada na próxima semana. "Minha geração abriu caminho, apanhou nas ruas. Vamos falar do preconceito que os trans sofrem em uma novela. Isso é um evento para as transexuais e um debate importantíssimo", disse a atriz, em entrevista a Daniel Castro. Conforme já informou OPTV, a transfobia não termina nas ofensas e agressões verbais: o Brasil está em primeiro lugar no ranking dos países com maior número de homicídios de pessoas trans.

Jane já esteve em outras duas novelas de Gloria (Explode Coração e Salve Jorge),  mas dessa vez terá maior participação, já que vai continuar na trama para que Nonato (Silvero Pereira) fale sobre o sonho de realizar seu show como Elis Miranda - o personagem, não por acaso, será motorista de Eurico. "Com a participação na novela, faço a coroação de um momento em que me vejo vitoriosa pela minha arte. Fui pioneira, e hoje sou respeitada como transexual", disse Jane.

Em breve, Jane também vai aparecer no novo programa de Pedro Bial. Nesta quarta-feira (19), ao lado de Leandra Leal, ela vai gravar o Conversa com Bial, que estreia dia 1º de maio. "Não sei quando vai ao ar, mas deve ser em maio, pelo que me disseram", disse Jane, que é dirigida por Leandra em Divinas Divas. O longa-metragem, que estreia nos cinemas dia 22 de junho e já vem ganhando prêmios em festivais, é oriundo do espetáculo homônimo estrelado por Jane, Rogéria, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios.

A Força do Querer deve contar com a participação de outros relevantes nomes da comunidade LGBT, entre eles o escritor e psicólogo João W. Nery, primeiro homem trans a ser operado no Brasil. Sua história, contada no livro Viagem Solitária (2011), serviu de inspiração para a trama de Ivana/Ivan (Caroline Duarte).


Deixe o seu comentário