O Planeta TV

Aids é um dos temas do próximo episódio de Sob Pressão

Série quer alertar a população sobre os riscos de infecção pelo HIV.

por Redação, em 17/08/2017

Marjorie Estiano e Julio Andrade. Foto: Globo

Cada episódio de Sob Pressão levanta temas que retratam a realidade do Brasil e cujo debate é de extrema importância para a sociedade. Na próxima terça-feira, dia 22, o público vai acompanhar o drama de Maicon (Rafael Losso) que chega ao hospital com a sua esposa em trabalho de parto e tem a dúvida de ser ou não soropositivo. Além da angústia pela espera do resultado do exame, ele precisa contar à mulher que contraiu a doença e que existe a possibilidade de ter transmitido o vírus para ela. A chance de ter sido infectada torna o parto de alto risco, impossibilitando, inclusive, que o bebê receba o leite materno assim que nascer.
 
A história do casal foi escolhida pela equipe dos roteiristas com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de infecção pelo HIV - o vírus que pode levar a pessoa ao desenvolvimento da AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida. O Brasil, por ser o país mais populoso da América Latina, concentra quase metade das novas infecções por HIV registradas em 2016. Desde 2010, o crescimento nas novas infecções pelo vírus foi de 3% – segundo estimativas recentes do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS). 
 
Como alerta para a população, ao final do episódio de ‘Sob Pressão’, o público verá uma cartela informativa sobre o tema “Testagem de HIV”, com informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão. Além das cartelas, os perfis oficiais da Globo nas mídias sociais passam a exibir no dia 22 de agosto, após o episódio de ‘Sob Pressão’, o vídeo do REP de Jairo Bauer, médico-psiquiatra formado pela USP, que trabalha com foco em prevenção, saúde e sexualidade dos jovens. Em seu depoimento, ele fala de como sua trajetória profissional o levou a trabalhar com sexualidade e jovens, e da importância da prevenção e testagem da Aids entre este público. O REP – Repercutindo Histórias é uma plataforma da área de Responsabilidade Social da Globo criada para ouvir a contribuição das pessoas sobre temas de interesse social.
 
Ainda no episódio do dia 22, já disponível para assinantes pelo Globo Play, quem lida com a angústia do casal é Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano). Em paralelo ao trabalho, a relação íntima entre os médicos não vai bem. Após encontrar fotos de suas cicatrizes feitas pelo cirurgião, Carolina se afasta e vê em Teo (Pedro Lamin), paciente que deu entrada após um acidente de carro em que estava sem cinto de segurança, uma identificação. Assim como ela, o rapaz faz marcas pelo seu corpo. 

Foto: Mauricio Fidalgo/Rede Globo/Divulgação

Mas quem mais desperta a curiosidade de todo hospital é Dona Apolônia (Zezé Motta). Vítima de bala perdida, ela chega ao hospital de ônibus acreditando ter sido picada por um inseto, quando, na verdade, carrega uma bala de revólver 38 alojada no coração. Apesar de entrar na emergência andando, logo ela precisa de uma cirurgia de urgência. Para agradecer o que acredita ter sido um milagre, ela resolve subir a escadaria da Penha, Santa da qual é devota. Sabendo que a ação não fará nada bem à saúde de Dona Apolônia, Evandro, apesar de cético, impede a mulher e se oferece para subir a escadaria em seu lugar.  
 
Mais dados sobre a Aids e o vírus HIV no Brasil estão disponíveis no site da UNAIDS (http://unaids.org.br/estatisticas/). Informações básicas de transmissão, prevenção e outros serviços relacionados estarão disponíveis no site de Reponsabilidade Social (http://redeglobo.globo.com/Responsabilidade-Social/) ao final do episódio.
 
Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, a série Sob Pressão é fruto do longa-metragem de Andrucha Waddington de mesmo nome, e é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro "Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito por Marcio Maranhão. Uma série de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão, e conta com a consultoria médica de Marcio Maranhão. ‘Sob Pressão’ vai ao ar às terças-feiras logo após ‘A Força do Querer’.


Deixe o seu comentário