O Planeta TV

Aguinaldo Silva explica como escreveu Tieta, sua novela abençoada

Autor alerta que produção das 21h15, em breve, será das dez.

por Redação, em 20/05/2017

Foto: Reprodução/Youtube

Em um vídeo postado no Youtube, no dia 16/05, para falar sobre a criação de Tieta, Aguinaldo Silva lembrou que a novela "abençoada" foi exibida na faixa das oito, e alertou: "Agora é das 9 e 15, e em breve será das dez", ironizou. Dois dias depois, A Força do Querer, atual trama em cartaz, foi levada ao ar às 22h15.

Aguinaldo - que entre 1985 e 1990 escreveu quatro novelas [Roque Santeiro, O Outro, Vale Tudo e Tieta] - explicou que teve apenas dois meses para escrever a adaptação do livro de Jorge Amado para a TV: “Em janeiro de 89, eu tinha acabado de escrever Vale Tudo, e entrei de férias, só que as minhas férias não duraram muito, porque em maio em recebi um telefone do Daniel Filho, que me avisou: ‘Você vai escrever a próxima novela das 8’". 

Como Barriga de Aluguel, de Gloria Perez, havia remanejada para a faixa das seis, Aguinaldo tinha que correr contra o tempo, uma vez que Tieta iria para ao ar em dois meses. "Naquela mesma noite, quando Daniel Filho falou comigo, eu fui até a livravria, comprei Tieta e comecei a ler. No dia seguinte, convidei Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares para trabalharem comigo, e um mês depois eu entreguei os primeiros 12 capítulos”.

"Tieta, quando estreou - no dia 14 de agosto de 1989 - a cidade cenográfica não estava ainda pronta. Então, as primeiras cenas foram gravadas em plano fechado porque não era possível mostrar o que não existia. De qualquer maneira, ela foi concluída a tempo. A novela emplacou, virou um sucesso enorme e foi o que vocês estão vendo agora nessa reprise. Uma novela revolucionária, que tratava de temas candentes. Uma novela libertária, moderníssima, mesmo para os dias de hoje", analisa o dramaturgo.

Com Tieta, Aguinaldo Silva queria mostrar que Roque Santeiro tinha suas impressões digitais. "Tieta é irmã gêmea de Roque Santeiro. É evidente que ela saiu da mesma máquina de escrever. Portanto, elas são praticamente frutos do mesmo universo, que é o meu universo ficcional. Que isso fique bem claro".

Tieta, de segunda a sábado, 15h30 no Canal Viva, com reapresentação às 0h30. 


Deixe o seu comentário