O Planeta TV

JN atravessa melhor fase de audiência desde 2012

Jornal acumula 28 pontos na Grande São Paulo desde janeiro.

por Redação, em 18/04/2017

William Bonner. Foto: Divulgação/Globo

Há décadas ocupando o posto de principal telejornal do Brasil, o Jornal Nacional atravessa sua melhor fase de audiência desde 2012, quando era exibido entre dois grandes sucessos: Cheias de Charme e Avenida Brasil.

Segundo levantamento de Daniel Castro, o JN tem crescido um ponto por mês desde janeiro, acumulando média de 28 pontos na Grande São Paulo neste período de 2017.

A última vez que o telejornal conseguiu médias mensais consecutivas acima dessa marca foi no primeiro semestre de 2012, quando a faixa das 7 mantinha audiência de 32 pontos e a das 9 beirava os 40.  

Agora, a Globo atravessa um bom momento nos dois horários, mas outros dois fatores também têm grande contribuição na elevação de audiência: a perda de competitividade da Record e do SBT desde que deixaram quase todas as operadoras de TV por assinatura e a ampla cobertura da constante ebulição política.

No caso da concorrência, a Globo foi beneficiada especialmente pela queda de audiência na faixa dedicada às novelas bíblicas pela Record. Nos primeiros 10 dias de abril, O Rico e Lázaro marcou modestos 8,4 pontos de média, número bastante inferior ao conquistado por Os Dez Mandamentos em 2015 e que levou a uma reorganização do JN. Em outubro daquele ano, por exemplo, com as pragas do Egito em evidência, a trama de Moisés marcou 17,5 contra 22,1 da Globo. 

Mas a pior média do JN nesta década não foi ocasionada por nenhum desses fatores. Em setembro de 2014, o jornal registrou 20 pontos, já que era exibido mais cedo e interrompido pelo horário eleitoral obrigatório.

Os dados são da Kantar Ibope Media.
 


Deixe o seu comentário