João Ximenes Braga, o autor de Lado a Lado. Foto: Divulgação
Em entrevista ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL, o autor João Ximenes Braga, responsável pela autoria de "Lado a Lado", comentou sobre a repercussão do folhetim.
Os 68 capítulos exibidos até terça (27/11), "Lado a Lado" acumula uma média de 18 pontos, a mais baixa do horário das seis. A média nacional (PNT) é de 23 pontos.
O autor lamenta a audiência e aponta os fatores que refletem nos números:
"A gente vai bem em todas as praças, menos São Paulo e Goiânia. Recife e Salvador têm audiência de novela das 21h, com 33, 34 pontos. Rio de Janeiro e Belo Horizonte a gente está com média de 23 pontos. Porto Alegre, 27. Tem uma questão específica em São Paulo. A gente enfrentou vários inimigos externos. Essa novela não foi lançada em condições normais. Antigamente, durante o horário eleitoral, a Globo quebrava [em duas partes] o “Jornal Nacional”. Este ano, eles adiantaram a programação. Então, a gente estreou no horário de “Malhação”, 17h40, com o numero de televisores ligados baixíssimo. Aí entrou o horário de verão, que sempre derruba a audiência de novela das 18h porque fica mais claro até mais tarde. Essa onda de violência em São Paulo também pode estar prejudicando a gente. A gente tem muito mais inimigos externos do que internos", explica o dramaturgo.