O Planeta TV

"Aqui Agora" não vai repetir erros, diz diretor

por jeferson, em 03/03/2008

Responsável por implementar o "Aqui Agora" em 1991 e diretor da nova versão, Albino Castro nega que o programa partirá para o mundo cão.

"Isso não dá nem resultado de audiência. Vamos explorar histórias humanas, aventuras, e não a miséria. Isso é um erro", afirma ele, que dirigiu o jornalismo do SBT até 1998, quando o "Aqui Agora" já estava fora do ar, e passou por outras emissoras, como Cultura e Gazeta. O programa estréia hoje às 18h no SBT.

Sua meta "é chegar a 20 pontos de audiência" a longo prazo. Na estréia, espera manter os quatro, cinco pontos atuais. Em um ano (se Silvio Santos não tirar o programa do ar até lá), pretende ter passado de dez.

Em sua opinião, o telejornal "foi inovador para o bem e para o mal". "Cometemos erros, exageros, achávamos que o sensacionalismo daria audiência. Mas acertamos ao encontrar uma linguagem popular na TV, que está hoje no 'Fantástico', em todos os lugares'."

Castro concorda que o "Aqui Agora" gerou "uma ideologia do policialesco", mas afirma que muitos dos erros, inclusive a famosa transmissão de um suicídio, foi conseqüência de uma postura "progressista", na qual "era proibido proibir".

No novo "Aqui Agora", diz Castro, mantém-se "o conceito de ter vários curtas-metragens em um programa". Ele admite que a câmera poderá chacoalhar --marca da primeira versão-- "sempre que for preciso".

Abaixo dele na hierarquia do programa estará o editor-chefe Dácio Nitrini, que dirigiu os telejornais de Boris Casoy no SBT, na Record e TVJB.

A equipe traz veteranos do programa, como a apresentadora Christina Rocha, o deputado Celso Russomanno (PP-SP), a repórter Magdalena Bonfiglioli e o homem do tempo Feliz, do bordão "Piriri, pororó".

Uma das novidade é um quadro semanal com universitários, que ficarão sentados no estúdio discutindo "temas jovens". Será comandado por Luiz Bacci, um dos novos apresentadores. Além dele e de Christina Rocha, estarão na bancada do "Aqui Agora" Joyce Ribeiro e Herberth de Souza.

A nova equipe tem cerca de 40 profissionais, com 14 repórteres. Apesar de a notícia da volta do "Aqui Agora" ter vazado já no ano passado, Castro conta ter sido contratado há cerca de um mês para começar a preparar o programa.

O "Aqui Agora", conta o diretor, é inspirado no argentino "Nueve Diario", a que Silvio Santos assistiu durante uma viagem a Buenos Aires.


Deixe o seu comentário