O Planeta TV

Thelma Guedes faz balanço de "Cordel Encantado"

Thelma Guedes faz balanço de "Cordel Encantado"

"Cordel Encantado" é a terceira novela escrita por Thelma Guedes em parceria com Duca Rachid. A trama termina nesta sexta-feira (23/09) com 143 capítulos e uma audiência média de 26 pontos, um grande sucesso para a faixa das 18h.

O folhetim se destacou desde o romance dosado com toques de fábula até cenas de ação bem dirigidas por Amora Mautner e Ricardo Waddington. A mistura de reis e cangaceiros chamou a atenção do telespectador que, durante 24 semanas, mergulhou no universo criado pelas autoras.

Atendendo a um pedido de O Planeta TV, Thelma Guedes comentou sobre o sucesso da novela. Confira:

O Planeta TV! – Antes de falar de "Cordel Encantado", gostaria que você comentasse o fato de "Cama de Gato" ter sido eleita a melhor telenovela no Banff World Television, do Canadá, na categoria drama. O que este prêmio representa para a sua carreira?

Thelma – O prêmio foi uma surpresa pra mim. A gente escreve com muita dedicação, empenho, amor, mas sem pensar em premiação. Com certeza, foi importante pra nós, mas considero que é sobretudo um prêmio institucional: à toda equipe, desde a criação da historia pro nós, mas passando pela direção, aspectos técnicos. Então, a gente tem que dividir os louros, né?

O Planeta TV! – Como surgiu a história de "Cordel Encantado"? É verdade que a ideia veio antes de "Cama de Gato"?

Thelma – Quando terminamos O Profeta, entregamos alguns projetos, de cerca de 10 páginas cada um. Não chegavam a ser sinopses desenvolvidas. Cordel era uma dessas ideias. Pensamos em fazer uma novela dedicada especialmente ao público das seis. Uma novela para sonhar. Foi assim que nasceu Cordel. Primeiro surgiu a ideia de uma princesa perdida, depois juntamos isso com o universo sertanejo, com cangaceiros.

O Planeta TV! – Na prática, como funciona a sua parceria com Duca Rachid? Como é o método de trabalho desde a criação da sinopse até a escaleta dos capítulos?

Thelma – Criamos juntas, estruturamos cada capítulo em conjunto, depois distribuímos as cenas pelos colaboradores. E cada uma faz uma revisão final. O trabalho de revisão é em separado. Mas se uma de nós acha que deve mudar algo muito profundamente, consulta a outra.

O Planeta TV! – Quais são as atribuições dos colaboradores? E como é o relacionamento com eles?

Thelma – Eles escrevem as cenas, que são retrabalhadas por nós. São os chamados dialoguistas. Mas eles são muito mais que isso. Têm liberdade para dar ideias. A nossa relação é a melhor possível. Porque eles são os melhores colaboradores do mundo. São a Thereza Falcão, Manuela Dias, Daisey Chaves, Júlio Fischer e Alessandro Marson. Esta nossa equipe é um luxo! Formada por profissionais muito talentosos e pessoas maravilhosas!

O Planeta TV! – Já teve ideias contrárias as de Duca Rachid? Nesse caso, como fazem para entrar em acordo? Pode citar algum exemplo que tenha ocorrido durante "Cordel Encantado"?

Thelma – É muito difícil termos ideias contrarias. Sempre conseguimos entrar em acordo, quando não vemos algo exatamente da mesma maneira. Em Cordel, não me lembro de nada que tenha sido tão diferente assim..

O Planeta TV! – Você sempre acreditou no sucesso de "Cordel Encantado"? Não ficou preocupada de a novela ser considerada um conto infantil?

Thelma – Sempre acreditamos nesta historia. Até porque não entregaríamos uma sinopse sem acreditar muito nela. É uma grande responsabilidade. Não ficamos preocupadas em ser considerada um conto infantil, porque ela não é. Ficamos preocupadas isso sim que ela fosse muito bem realizada, para o público embarcar neste sonho. A verossimilhança é que nos preocupava. E isso conseguimos graças ao trabalho primoroso da direção da Amora e do Ricardo, assim como ao trabalho de toda a equipe técnica e dos atores.

O Planeta TV! – "Cordel" acumula uma média de 26 pontos na faixa das 18h, a maior desde 2007. O índice superou a expectativa? Como vocês lidam com os números da audiência?

Thelma – Não superou as expectativas não. Ficamos muito felizes, claro que torcíamos para o público gostar do nosso trabalho, mas não podemos pensar em números. Sempre fizemos o melhor que sabemos, nos entregando de coração ao trabalho!

O Planeta TV! – Quando a audiência é baixa os autores mudam a história em busca da aceitação. "Cordel" desde sua estreia apresenta ótimos índices. Houve alguma mudança significativa na história?

Thelma – Não, nenhuma. Alguns personagens e tramas acabaram crescendo por conta mesmo do talento dos atores que nos estimularam. Ficamos frustradas por não poder crescer mais a atuação de alguns atores que foram magistrais.

O Planeta TV! – Algum personagem se destacou além do previsto?

Thelma – Se eu citar um, vou ter que citar todos! Todos se destacaram!

O Planeta TV! – É verdade que a Globo já solicitou uma nova sinopse para exibição na faixa das 18h ou das 19h?

Thelma – Ainda não houve nada de formal. Só um bate-papo. Claro que queremos emplacar outra novela, depois do nosso descanso.

O Planeta TV! – Você já tive alguma sinopse recusada pela Globo?

Thelma – Não recusada. Mas adiada.

O Planeta TV! – A maioria dos autores diz que o horário das 19h é o mais complicado, porque pega um público que varia muito. Você concorda com essa premissa? Gostaria de se arriscar num novo horário?

Thelma – Cada horário tem a sua complicação. O das 18h é muito complicado porque é um horário de rush na casa. Os jovens saindo para a faculdade, as crianças chegando da escola, os pais voltando pra casa, muitas vezes presos no trânsito. Talvez seja o mais complicado neste sentido, de reunir as pessoas e fazê-las se concentrar diante da TV. O horário das dezenove tem uma pegada mais jovial e divertida. Talvez seja este perfil diferenciado que acabe se tornando uma dificuldade.

O Planeta TV! – O que gosta de fazer quando está de férias?

Thelma – Ler, ir ao cinema, viajar e acima de tudo dar atenção ao meu marido, à família e aos amigos! Quando faço novela, não tenho tempo pras pessoas que amo.

O Planeta TV! - O que você gosta de assistir na TV? Acompanha alguma novela?

Thelma – Sou noveleira e tento acompanhar as que mais gosto. No momento, estou sem tempo. Mas logo logo alguma delas vai me fisgar. Também adoro seriados, minisséries. Hoje em dia quando consigo assisto a Grande Família e Tapas e Beijos. Adoro de paixão! Ah, tenho visto O Astro de vez em quando. Muito boa!

O Planeta TV! - Que novelas já exibidas na TV foram marcantes para você?

Thelma – Todas as da Janete Clair e do Dias Gomes!

O Planeta TV! – O vazamento de sinopses de novelas tem sido uma constante na TV. Como também a divulgação de cenas chaves dos últimos capítulos. No caso de Cordel, como você fez para driblar a mídia que gosta de se antecipar e revelar o final da novela?

Thelma – Não escrevemos capítulos falsos. Mandamos as cenas mais importantes apenas para os atores envolvidos. E pedimos que eles se comprometessem em não divulgar. Acho que essa medida funcionou.

O Planeta TV! – Como é a relação das autoras com o elenco? Comenta-se que, após os términos das gravações, o elenco planeja viajar junto. Você vai participar dessa viagem?

Thelma – A melhor possível! Mas a minha viagem deverá ser mesmo com o maridão, que está saudoso de mim! Rs

O Planeta TV! – A última cena de "Cama de Gato" reuniu o elenco em uma confraternização. Pretende repetir a dose em "Cordel" já que, aparentemente, a equipe da novela parece ser muito unida?

Thelma – Não vamos repetir a dose não. Se tem uma coisa da qual não gostamos é repetição. A última cena terá uma novidade, que não será esta!

O Planeta TV! – Há um ótimo relacionamento entre a autoria e a direção, assinada por Amora Mautner e Ricardo Waddington, que é a mesma parceria de "Cama de Gato". Gostaria que comentasse esse entrosamento. E como isso influenciou o resultado final da novela.

Thelma – A relação entre autores e realizadores é como um casamento. O nosso é um casamento muito feliz! Espere que seja eterno! Claro que a harmonia dessa relação influencia o resultado que vemos no ar. Cordel foi uma declaração de amor ao público, feita com muito amor por nós.

O Planeta TV! – Há algum ator com quem vocês ainda não trabalharou, mas que gostaria de ter num trabalho futuro?

Thelma – Muitos! Mas é melhor não falar, né? Quando chegar o momento propicio a gente convida!

O Planeta TV! – O que o público pode esperar do último capítulo de "Cordel Encantado"?

Thelma – Muita emoção!!!

O último capítulo de "Cordel Encantado" será exibido nesta sexta (23/09), às 18h, na Globo!





Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também