O Planeta TV

"Estou muito feliz na TV mais feliz do Brasil", diz Tiago Santiago

Depois de um longo período de lua de mel, a Record e Tiago Santiago se separaram. Responsável por audiências recordes com Prova de Amor e Caminhos do Coração, Tiago foi seduzido por uma proposta de Silvio Santos e assinou um contrato válido até 2013.

No SBT, Tiago tem a missão de recuperar o prestígio da emissora na área da teledramaturgia, bem como, obter bons índices de audiência.

Em entrevista concedida ao O Planeta TV! o autor falou de suas expectativas e objetivo de emplacar mais um sucesso em sua carreira.

Confira:

O Planeta TV!: Por que optou pelo remake de "Uma Rosa com Amor", que marca sua estreia no SBT?

Tiago Santiago: Escolhi "UMA ROSA COM AMOR" para minha estréia no SBT porque é uma novela genial do Vicente Sesso, cheia de graça, romantismo, com uma história linda, que me emocionou e divertiu muito em 1972. Eu vinha de 600 caps dos Mutantes, uma novela original minha, e senti que era a oportunidade perfeita para um belo remake, que terá a vantagem de atrair a audiência que – assim como eu – amou a novela em sua primeira versão.

O Planeta TV!: Quais as diferenças da versão de 1972, de Vicente Sesso, para a sua adaptação?

Tiago Santiago: Há duas grandes diferenças: a primeira é que eu trouxe a novela para a atualidade, para 2010; e a segunda é que a novela hoje tem meia hora a mais no ar do que antigamente, o que me obrigou a escrever cenas novas para grandes artistas que temos no elenco, como Betty Faria, Jussara Freire, Edney Giovenazzi e Lucia Alves.

O Planeta TV!: Quais são as suas expectativas em relação a "Uma Rosa com Amor"?

Tiago Santiago: Tenho a expectativa de uma novela de excelente qualidade, que seja uma alegria para quem a assistir, e que faça muito sucesso. Isso é muito importante para a manutenção e crescimento da única fábrica de novelas ainda em atividade em São Paulo. Estou lançando uma campanha para que artistas, técnicos e seus familiares e amigos em São Paulo prestigiem a novela, que pode ser decisiva para a abertura de mercado de trabalho fora do Rio de Janeiro.

O Planeta TV!: No que Uma Rosa Com Amor se diferencia das outras novelas que você escreveu na Record? É possível que, em algum momento, recursos como cenas fortes sejam incluídos na história?

Tiago Santiago: A grande diferença é a ausência praticamente total de violência. Não há a possibilidade de incluir cenas mais fortes, porque a classificação indicativa será de 10 anos, e sei que muitas crianças vão assistir, inclusive por causa do horário, às 20h15.

O Planeta TV!: Qual vai ser sua estratégia para alavancar a audiência das novelas do SBT, já que as últimas produções registraram baixos índices?

Tiago Santiago: Minha estratégia foi escolher esta novela, que já foi um grande sucesso no passado; escolher um elenco estelar e talentosíssimo; e procurar fazer a melhor adaptação possível para a atualidade...

O Planeta TV!: E em relação à audiência, sente-se pressionado? O horário das 20h15 foi a melhor opção ou gostaria de disputar com a atual novela das sete da Globo, que apresenta fragilidade em seus índices?

Tiago Santiago: O horário das 20h15 tem a vantagem de nos deixar como a única novela no ar, e a desvantagem de concorrer contra os telejornais, que já são um hábito do brasileiro no horário. Contra a atual novela das sete da Globo, teríamos chances de disputar a liderança, com mais facilidade. Porém, compreendo que a estratégia da programação, ao nos colocar às 20h15, visa alavancar toda a programação noturna do SBT.

O Planeta TV!: Na coletiva de imprensa da novela, foi divulgado que a trama estreará com 23 capítulos gravados e aproximadamente 80 escritos. Por que estrear com tantos capítulos de frente?

Tiago Santiago: Isso foi um pedido do SBT. É a primeira vez que estréio com tantos capítulos escritos. Como confio na novela e no elenco, acredito que vai dar certo.

O Planeta TV!: Se audiência não for satisfatória, como fará para reverter a situação com esta quantidade de capítulos já escritos?

Tiago Santiago: Acredito que a audiência será mais que satisfatória. Se for necessário, teremos como fazer ajustes à frente.

O Planeta TV!: Precisou mudar alguma coisa que havia escrito por causa do atraso na entrega da cidade cenográfica?

Tiago Santiago: Não precisei mudar nada. O máximo que aconteceu foi algo que já estava previsto: algumas cenas foram gravadas em locação, no Bixiga.

O Planeta TV!: No SBT os atores possuem um contrato de curto prazo. Isto dificultou na escalação do elenco? Quais foram as dificuldades?

Tiago Santiago: Algumas estrelas desejam mais estabilidade e buscam contratos mais longos. Porém, outras estrelas, como Betty Faria e Jussara Freire, buscam mesmo a independência, para ter mais controle dos personagens que vamos fazer. No todo, posso dizer que deu trabalho, mas não foi difícil, foi muito prazeroso montar este elenco.

O Planeta TV!: Esta é a segunda obra de outro autor que você adapta para a TV. Tem enfrentado algum tipo de problema? Comenta-se que Vicente Sesso reclamou de algumas escalações e que gostaria de ver Jussara Freire como a "mamma italiana", personagem que ficou para Betty Faria.

Tiago Santiago: Na verdade, este é meu primeiro remake. Em “A Escrava Isaura”, não podia usar nada dos capítulos e da adaptação do Gilberto Braga, então nem olhei, parti para uma versão completamente nova. Agora estou usando os capítulos do Vicente Sesso, um a um, passo a passo, peripécia por peripécia, mantendo toda sua história genial. Agradeci muito ao Sesso pela honra que me deu ao confiar em mim, autorizando minha adaptação. Fui visitá-lo para agradecer pessoalmente, almoçamos juntos e desde então falo sempre com ele, ligo, dou notícias e sou tratado sempre muito bem. Vicente Sesso sente o carinho que tenho por ele e sua obra, e terá o prazer de ver sua história no ar novamente, como ele a concebeu. O Sesso aprovou a grande maioria das escalações. Alguns dos atores mais jovens ele não conhecia, e é claro que ele tem o direito de desaprovar uma ou outra escalação. Todo autor tem suas preferências pessoais, mas a escalação de uma novela é sempre fruto de uma negociação, é a arte do possível, há muitos elementos a serem considerados, e precisamos saber compor todos os interesses em jogo. O importante é que continuamos a manter ótimas relações, e espero sinceramente que ele fique feliz com o resultado desta nova versão de sua obra.

O Planeta TV!: Como é sua relação com Silvio Santos? Ele já ligou para dar sugestões ou orientação?

Tiago Santiago: Fui muito bem recebido por Silvio Santos, no SBT. Ele ligou pessoalmente para me convidar a ir a sua casa, quando falamos sobre o contrato, que acabamos assinando. Desde o início, ele aprovou a ideia de minha estréia em sua emissora com o remake de UMA ROSA COM AMOR. Ele mesmo conseguiu pessoalmente que o Vicente Sesso autorizasse a adaptação. Desde então, eu o vi quando fui gravar seu programa, falei com ele poucas vezes por telefone e trocamos alguns emails. É um homem muito ocupado, e só o procuro quando sinto realmente necessidade. É sempre muito gentil, educado, e é com certeza uma das pessoas mais inteligentes que já conheci em minha vida.

O Planeta TV!: Você considera que seu sucesso na Record fez com que a Globo abrisse oportunidade para novos autores, como Elisabeth Jhin, Andrea Maltarolli e Bosco Brasil?

Tiago Santiago: Meu sucesso na Record abriu oportunidade para diversos autores, na própria Record, como Cristianne Fridman, Gisele Joras, Margareth Boury e Vivian Oliveira, entre outros. Na Globo, acredito que a renovação teria que acontecer, independentemente do meu sucesso.

O Planeta TV!: Qual a diferença de escrever novelas na Record e no SBT?

Tiago Santiago: A maior diferença que encontrei foi ter que escrever meia novela antecipadamente. Outra diferença é que UMA ROSA COM AMOR será inteiramente gravada em alta definição. No mais, estou encontrando situações muito semelhantes, em relação a orçamento e condições de produção e gravação, contando sempre com a presença de excelentes profissionais.

O Planeta TV!: Já tem alguma sinopse em vista, que não seja um remake?

Tiago Santiago: Estou começando a pensar neste assunto, mas ainda não tenho nada definido.

O Planeta TV!: Tiago, utilizando o slogan do SBT, pergunto: está feliz na TV mais feliz do Brasil?

Tiago Santiago: Sim, no momento, estou muito feliz na TV mais feliz do Brasil. Desejo que UMA ROSA COM AMOR faça tanto sucesso que mostre ao Silvio Santos e todo o seu grupo como a novela brasileira pode ser um excelente negócio, levando o SBT à condição de produtor e exportador; valorizando ainda mais a marca SBT; e levando-o a disputar o primeiro lugar, no ranking das emissoras.

"UMA ROSA COM AMOR", ESTREIA NESTA SEGUNDA, ÀS 20H15, NO SBT!


Deixe o seu comentário