O Planeta TV

"Estou muito feliz na TV mais feliz do Brasil", diz Tiago Santiago

"Estou muito feliz na TV mais feliz do Brasil", diz Tiago Santiago

Depois de um longo período de lua de mel, a Record e Tiago Santiago se separaram. Responsável por audiências recordes com Prova de Amor e Caminhos do Coração, Tiago foi seduzido por uma proposta de Silvio Santos e assinou um contrato válido até 2013.

No SBT, Tiago tem a missão de recuperar o prestígio da emissora na área da teledramaturgia, bem como, obter bons índices de audiência.

Em entrevista concedida ao O Planeta TV! o autor falou de suas expectativas e objetivo de emplacar mais um sucesso em sua carreira.

Confira:

O Planeta TV!: Por que optou pelo remake de "Uma Rosa com Amor", que marca sua estreia no SBT?

Tiago Santiago: Escolhi "UMA ROSA COM AMOR" para minha estréia no SBT porque é uma novela genial do Vicente Sesso, cheia de graça, romantismo, com uma história linda, que me emocionou e divertiu muito em 1972. Eu vinha de 600 caps dos Mutantes, uma novela original minha, e senti que era a oportunidade perfeita para um belo remake, que terá a vantagem de atrair a audiência que – assim como eu – amou a novela em sua primeira versão.

O Planeta TV!: Quais as diferenças da versão de 1972, de Vicente Sesso, para a sua adaptação?

Tiago Santiago: Há duas grandes diferenças: a primeira é que eu trouxe a novela para a atualidade, para 2010; e a segunda é que a novela hoje tem meia hora a mais no ar do que antigamente, o que me obrigou a escrever cenas novas para grandes artistas que temos no elenco, como Betty Faria, Jussara Freire, Edney Giovenazzi e Lucia Alves.

O Planeta TV!: Quais são as suas expectativas em relação a "Uma Rosa com Amor"?

Tiago Santiago: Tenho a expectativa de uma novela de excelente qualidade, que seja uma alegria para quem a assistir, e que faça muito sucesso. Isso é muito importante para a manutenção e crescimento da única fábrica de novelas ainda em atividade em São Paulo. Estou lançando uma campanha para que artistas, técnicos e seus familiares e amigos em São Paulo prestigiem a novela, que pode ser decisiva para a abertura de mercado de trabalho fora do Rio de Janeiro.

O Planeta TV!: No que Uma Rosa Com Amor se diferencia das outras novelas que você escreveu na Record? É possível que, em algum momento, recursos como cenas fortes sejam incluídos na história?

Tiago Santiago: A grande diferença é a ausência praticamente total de violência. Não há a possibilidade de incluir cenas mais fortes, porque a classificação indicativa será de 10 anos, e sei que muitas crianças vão assistir, inclusive por causa do horário, às 20h15.

O Planeta TV!: Qual vai ser sua estratégia para alavancar a audiência das novelas do SBT, já que as últimas produções registraram baixos índices?

Tiago Santiago: Minha estratégia foi escolher esta novela, que já foi um grande sucesso no passado; escolher um elenco estelar e talentosíssimo; e procurar fazer a melhor adaptação possível para a atualidade...

O Planeta TV!: E em relação à audiência, sente-se pressionado? O horário das 20h15 foi a melhor opção ou gostaria de disputar com a atual novela das sete da Globo, que apresenta fragilidade em seus índices?

Tiago Santiago: O horário das 20h15 tem a vantagem de nos deixar como a única novela no ar, e a desvantagem de concorrer contra os telejornais, que já são um hábito do brasileiro no horário. Contra a atual novela das sete da Globo, teríamos chances de disputar a liderança, com mais facilidade. Porém, compreendo que a estratégia da programação, ao nos colocar às 20h15, visa alavancar toda a programação noturna do SBT.

O Planeta TV!: Na coletiva de imprensa da novela, foi divulgado que a trama estreará com 23 capítulos gravados e aproximadamente 80 escritos. Por que estrear com tantos capítulos de frente?

Tiago Santiago: Isso foi um pedido do SBT. É a primeira vez que estréio com tantos capítulos escritos. Como confio na novela e no elenco, acredito que vai dar certo.

O Planeta TV!: Se audiência não for satisfatória, como fará para reverter a situação com esta quantidade de capítulos já escritos?

Tiago Santiago: Acredito que a audiência será mais que satisfatória. Se for necessário, teremos como fazer ajustes à frente.

O Planeta TV!: Precisou mudar alguma coisa que havia escrito por causa do atraso na entrega da cidade cenográfica?

Tiago Santiago: Não precisei mudar nada. O máximo que aconteceu foi algo que já estava previsto: algumas cenas foram gravadas em locação, no Bixiga.

O Planeta TV!: No SBT os atores possuem um contrato de curto prazo. Isto dificultou na escalação do elenco? Quais foram as dificuldades?

Tiago Santiago: Algumas estrelas desejam mais estabilidade e buscam contratos mais longos. Porém, outras estrelas, como Betty Faria e Jussara Freire, buscam mesmo a independência, para ter mais controle dos personagens que vamos fazer. No todo, posso dizer que deu trabalho, mas não foi difícil, foi muito prazeroso montar este elenco.

O Planeta TV!: Esta é a segunda obra de outro autor que você adapta para a TV. Tem enfrentado algum tipo de problema? Comenta-se que Vicente Sesso reclamou de algumas escalações e que gostaria de ver Jussara Freire como a "mamma italiana", personagem que ficou para Betty Faria.

Tiago Santiago: Na verdade, este é meu primeiro remake. Em “A Escrava Isaura”, não podia usar nada dos capítulos e da adaptação do Gilberto Braga, então nem olhei, parti para uma versão completamente nova. Agora estou usando os capítulos do Vicente Sesso, um a um, passo a passo, peripécia por peripécia, mantendo toda sua história genial. Agradeci muito ao Sesso pela honra que me deu ao confiar em mim, autorizando minha adaptação. Fui visitá-lo para agradecer pessoalmente, almoçamos juntos e desde então falo sempre com ele, ligo, dou notícias e sou tratado sempre muito bem. Vicente Sesso sente o carinho que tenho por ele e sua obra, e terá o prazer de ver sua história no ar novamente, como ele a concebeu. O Sesso aprovou a grande maioria das escalações. Alguns dos atores mais jovens ele não conhecia, e é claro que ele tem o direito de desaprovar uma ou outra escalação. Todo autor tem suas preferências pessoais, mas a escalação de uma novela é sempre fruto de uma negociação, é a arte do possível, há muitos elementos a serem considerados, e precisamos saber compor todos os interesses em jogo. O importante é que continuamos a manter ótimas relações, e espero sinceramente que ele fique feliz com o resultado desta nova versão de sua obra.

O Planeta TV!: Como é sua relação com Silvio Santos? Ele já ligou para dar sugestões ou orientação?

Tiago Santiago: Fui muito bem recebido por Silvio Santos, no SBT. Ele ligou pessoalmente para me convidar a ir a sua casa, quando falamos sobre o contrato, que acabamos assinando. Desde o início, ele aprovou a ideia de minha estréia em sua emissora com o remake de UMA ROSA COM AMOR. Ele mesmo conseguiu pessoalmente que o Vicente Sesso autorizasse a adaptação. Desde então, eu o vi quando fui gravar seu programa, falei com ele poucas vezes por telefone e trocamos alguns emails. É um homem muito ocupado, e só o procuro quando sinto realmente necessidade. É sempre muito gentil, educado, e é com certeza uma das pessoas mais inteligentes que já conheci em minha vida.

O Planeta TV!: Você considera que seu sucesso na Record fez com que a Globo abrisse oportunidade para novos autores, como Elisabeth Jhin, Andrea Maltarolli e Bosco Brasil?

Tiago Santiago: Meu sucesso na Record abriu oportunidade para diversos autores, na própria Record, como Cristianne Fridman, Gisele Joras, Margareth Boury e Vivian Oliveira, entre outros. Na Globo, acredito que a renovação teria que acontecer, independentemente do meu sucesso.

O Planeta TV!: Qual a diferença de escrever novelas na Record e no SBT?

Tiago Santiago: A maior diferença que encontrei foi ter que escrever meia novela antecipadamente. Outra diferença é que UMA ROSA COM AMOR será inteiramente gravada em alta definição. No mais, estou encontrando situações muito semelhantes, em relação a orçamento e condições de produção e gravação, contando sempre com a presença de excelentes profissionais.

O Planeta TV!: Já tem alguma sinopse em vista, que não seja um remake?

Tiago Santiago: Estou começando a pensar neste assunto, mas ainda não tenho nada definido.

O Planeta TV!: Tiago, utilizando o slogan do SBT, pergunto: está feliz na TV mais feliz do Brasil?

Tiago Santiago: Sim, no momento, estou muito feliz na TV mais feliz do Brasil. Desejo que UMA ROSA COM AMOR faça tanto sucesso que mostre ao Silvio Santos e todo o seu grupo como a novela brasileira pode ser um excelente negócio, levando o SBT à condição de produtor e exportador; valorizando ainda mais a marca SBT; e levando-o a disputar o primeiro lugar, no ranking das emissoras.

"UMA ROSA COM AMOR", ESTREIA NESTA SEGUNDA, ÀS 20H15, NO SBT!





Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também