O Planeta TV

Entrevista exclusiva com Silvio de Abreu, autor de "Passione"

Entrevista exclusiva com Silvio de Abreu, autor de "Passione"

Paulistano, 67 anos, Silvio de Abreu estreia na próxima segunda (17/08) sua 15º novela, Passione. Quando ainda estava desenvolvendo a sinopse da trama, ele já tinha como objetivo misturar o melodrama com o suspense.

"Minha intenção é fazer uma novela divertida, envolvente, lúdica e com um clima de suspense na segunda parte da história. A novela terá muitos protagonistas, cada um com seu núcleo, porém, os personagens de Fernanda Montenegro e Tony Ramos e suas famílias são o eixo da história. A trama começa quando Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) descobre o segredo que mudará a sua vida e a de sua família.", explicou ele durante uma entrevista no ano passado.

O Planeta TV! convidou o autor para uma entrevista, onde comentou sobre audiência e desmente os boatos envolvendo o personagem de Marcelo Antony.

Confira:

O Planeta TV! – Onde buscou referências para criar a sinopse de "Passione"?

Silvio de Abreu – Na minha vivência, no amor por São Paulo, nas minhas lembranças do ano em que vivi na Itália, nos filmes italianos, no melodrama americano e na chanchada brasileira.

O Planeta TV! – Quais os temas centrais de "Passione"?

Silvio de Abreu – Passione não tem um tema como ultimamente a maioria das novelas têm. É um grande folhetim. Tem uma história forte, muitos segredos, muito humor e principalmente um elenco espetacular.

O Planeta TV! – Você tem como marcas registradas na teledramaturgia a comédia e o policial. É impressão ou "Passione" será mais romântica que policial?

Silvio de Abreu – Passione tem duas fases. A primeira é melodramática em alguns núcleos e pura comédia em outros. Tudo isso misturado com a tragicomédia italiana. Um núcleo dará equilíbrio ao outro e o núcleo italiano faz a síntese. Mais ou menos depois do capítulo 100 o telespectador verá que desde o inicio estavam vendo uma história policial. Por isso é necessário prestar muita atenção na primeira parte da novela para se conseguir decifrar a segunda.

O Planeta TV! – "Passione" terá duas fases, a primeira na Itália e a segunda, no Brasil. Quando precisamente começa o enredo policial?

Silvio de Abreu – As fases não são divididas entre Itália e Brasil. Desde o inicio Brasil e Itália formam uma única história.

O Planeta TV! – Quando Passione virar um thriller, qual será o grande mistério?

Silvio de Abreu – Este é o mistério!!!!...

O Planeta TV! – Em Belíssima alguns personagens mudaram de comportamento tornando-se suspeitos. Em Passione isto acontecerá? Até os mocinhos apresentarão dupla personalidade?

Silvio de Abreu – Não será uma questão de dupla personalidade, mas a maioria dos personagens serão suspeitos.

O Planeta TV! – Na coletiva de imprensa, você revelou que já sabe como a história vai acabar, ou seja, vai contá-la de trás para frente, assim como em Belíssima?

Silvio de Abreu – Esta é a técnica do policial. Se você não sabe como será o desfecho, não vai poder encaminhar a história para ele. Mas eu não conto a história de trás para frente, apenas a construo assim.

O Planeta TV! – "Passione" possui um elenco estelar. Ficará claro para o público quem são os protagonistas ou pretende dar destaque para todos?

Silvio de Abreu – Passione não tem um protagonista. Posso dizer que tem um eixo central e este eixo é Bete Gouveia, personagem de Fernanda Montenegro. É partir da história dela que todos os outros núcleos existem, mas cada personagem terá o seu espaço e a sua importância na trama.

O Planeta TV! – A vilania vem se destacando nas telenovelas. O que o público pode esperar dos vilões de Passione?

Silvio de Abreu – Muita falta de caráter e grandes armações. A nossa dupla de vilões: Fred, Reynaldo Gianechini, e Clara, Mariana Ximenez, são eletrizantes. Começam juntos, se separam e depois um vai se vingar do outro. Será um grande embate.

O Planeta TV! – As últimas novelas das oito foram indicadas para maiores de 14 anos, mas Passione tem classificação etária para maiores de 10 anos. Isto pode atrapalhar o andamento da novela de alguma forma?

Silvio de Abreu – Acho que não.

O Planeta TV! – A imprensa noticiou que o personagem de Marcelo Antony será descoberto gay na segunda parte da novela. Alguns pilotos Stock Car não aprovaram. Essa informação da sinopse vazada precipitadamente pode prejudicar a história? Já pensou em modificar o perfil do personagem?

Silvio de Abreu – Esta informação não foi vazada, foi inventada.

O Planeta TV! - Então quer dizer que Gerson não é gay?

Silvio de Abreu - Será que ele é?...

O Planeta TV! – Como você avalia a audiência das novelas das oito, que nos últimos anos vem apresentando queda?

Silvio de Abreu – A novela das oito, ou das nove, continua a ser o programa de maior audiência da televisão brasileira. A audiência da televisão, como um todo, é que tem apresentado queda. O problema não é da novela.

O Planeta TV! – Qual sua expectativa em relação à audiência de Passione, que receberá uma média de 36 pontos da antecessora?

Silvio de Abreu – Nunca faço esses cálculos e não tenho expectativas em números. Tenho sim um desejo imenso de agradar a maior parte da população. Quero que o público goste da novela, que se emocione, que se divirta e que tenha um grande entretenimento diário. Fatalmente isso deve resultar em uma boa audiência, mas meu objetivo primeiro é agradar aos telespectadores.

O Planeta TV! – Existe alguma pressão da Globo ou meta pessoal para voltar a dar mais de 45 pontos às 20h? Mudaria alguma coisa na sinopse para driblar os índices?

Silvio de Abreu – Não fui comunicado de nada. Nunca tive de mudar nada em novela com relação às histórias que tenho contado, mudei muitas vezes a maneira de me comunicar com o público e se for necessário, mudo novamente.

O Planeta TV! - Com quantos capítulos escritos você estreará a novela? Trabalhar com muitas frentes sem saber a aceitação do público não preocupa?

Silvio de Abreu – Tenho 35 capítulos escritos. Mas se tiver que mudar a minha maneira de me comunicar posso reescrevê-los.

O Planeta TV! – Como está sendo a escolha da trilha sonora da novela? Pode adiantar qual será o tema de abertura?

Silvio de Abreu – O tema de abertura será uma música composta especialmente para a novela por Lenine e chama-se Aquilo que dá no coração. Vamos ter Adriana Calcanhoto em duas faixas: Gatinha manhosa de Roberto e Erasmo e Musica de novela que ela fez para Passione. Ivan Lins também fez uma música inédita Paixão, Passione.

O Planeta TV! – Em entrevista ao Estúdio I, na Globo News, você revelou que pretende fazer o remake de Guerra dos Sexos, em 2012, ou seja, emendará uma novela após a outra. Já pensou em alguns nomes para o elenco?

Silvio de Abreu – Tenho muita vontade fazer um remake de Guerra dos Sexos, mas ainda não pensei no elenco. É bem possível que faça em 2012.

O Planeta TV! – Pretende repetir a dobradinha com a direção de Jorge Fernando?

Silvio de Abreu – Se fizermos o remake a direção, sem dúvida, será de Jorge Fernando.

"Passione" estreia nesta segunda, 17/05, às 20h50, na Rede Globo!





Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também