O Planeta TV

Entrevista exclusiva com Silvio de Abreu, autor de "Passione"

Paulistano, 67 anos, Silvio de Abreu estreia na próxima segunda (17/08) sua 15º novela, Passione. Quando ainda estava desenvolvendo a sinopse da trama, ele já tinha como objetivo misturar o melodrama com o suspense.

"Minha intenção é fazer uma novela divertida, envolvente, lúdica e com um clima de suspense na segunda parte da história. A novela terá muitos protagonistas, cada um com seu núcleo, porém, os personagens de Fernanda Montenegro e Tony Ramos e suas famílias são o eixo da história. A trama começa quando Bete Gouveia (Fernanda Montenegro) descobre o segredo que mudará a sua vida e a de sua família.", explicou ele durante uma entrevista no ano passado.

O Planeta TV! convidou o autor para uma entrevista, onde comentou sobre audiência e desmente os boatos envolvendo o personagem de Marcelo Antony.

Confira:

O Planeta TV! – Onde buscou referências para criar a sinopse de "Passione"?

Silvio de Abreu – Na minha vivência, no amor por São Paulo, nas minhas lembranças do ano em que vivi na Itália, nos filmes italianos, no melodrama americano e na chanchada brasileira.

O Planeta TV! – Quais os temas centrais de "Passione"?

Silvio de Abreu – Passione não tem um tema como ultimamente a maioria das novelas têm. É um grande folhetim. Tem uma história forte, muitos segredos, muito humor e principalmente um elenco espetacular.

O Planeta TV! – Você tem como marcas registradas na teledramaturgia a comédia e o policial. É impressão ou "Passione" será mais romântica que policial?

Silvio de Abreu – Passione tem duas fases. A primeira é melodramática em alguns núcleos e pura comédia em outros. Tudo isso misturado com a tragicomédia italiana. Um núcleo dará equilíbrio ao outro e o núcleo italiano faz a síntese. Mais ou menos depois do capítulo 100 o telespectador verá que desde o inicio estavam vendo uma história policial. Por isso é necessário prestar muita atenção na primeira parte da novela para se conseguir decifrar a segunda.

O Planeta TV! – "Passione" terá duas fases, a primeira na Itália e a segunda, no Brasil. Quando precisamente começa o enredo policial?

Silvio de Abreu – As fases não são divididas entre Itália e Brasil. Desde o inicio Brasil e Itália formam uma única história.

O Planeta TV! – Quando Passione virar um thriller, qual será o grande mistério?

Silvio de Abreu – Este é o mistério!!!!...

O Planeta TV! – Em Belíssima alguns personagens mudaram de comportamento tornando-se suspeitos. Em Passione isto acontecerá? Até os mocinhos apresentarão dupla personalidade?

Silvio de Abreu – Não será uma questão de dupla personalidade, mas a maioria dos personagens serão suspeitos.

O Planeta TV! – Na coletiva de imprensa, você revelou que já sabe como a história vai acabar, ou seja, vai contá-la de trás para frente, assim como em Belíssima?

Silvio de Abreu – Esta é a técnica do policial. Se você não sabe como será o desfecho, não vai poder encaminhar a história para ele. Mas eu não conto a história de trás para frente, apenas a construo assim.

O Planeta TV! – "Passione" possui um elenco estelar. Ficará claro para o público quem são os protagonistas ou pretende dar destaque para todos?

Silvio de Abreu – Passione não tem um protagonista. Posso dizer que tem um eixo central e este eixo é Bete Gouveia, personagem de Fernanda Montenegro. É partir da história dela que todos os outros núcleos existem, mas cada personagem terá o seu espaço e a sua importância na trama.

O Planeta TV! – A vilania vem se destacando nas telenovelas. O que o público pode esperar dos vilões de Passione?

Silvio de Abreu – Muita falta de caráter e grandes armações. A nossa dupla de vilões: Fred, Reynaldo Gianechini, e Clara, Mariana Ximenez, são eletrizantes. Começam juntos, se separam e depois um vai se vingar do outro. Será um grande embate.

O Planeta TV! – As últimas novelas das oito foram indicadas para maiores de 14 anos, mas Passione tem classificação etária para maiores de 10 anos. Isto pode atrapalhar o andamento da novela de alguma forma?

Silvio de Abreu – Acho que não.

O Planeta TV! – A imprensa noticiou que o personagem de Marcelo Antony será descoberto gay na segunda parte da novela. Alguns pilotos Stock Car não aprovaram. Essa informação da sinopse vazada precipitadamente pode prejudicar a história? Já pensou em modificar o perfil do personagem?

Silvio de Abreu – Esta informação não foi vazada, foi inventada.

O Planeta TV! - Então quer dizer que Gerson não é gay?

Silvio de Abreu - Será que ele é?...

O Planeta TV! – Como você avalia a audiência das novelas das oito, que nos últimos anos vem apresentando queda?

Silvio de Abreu – A novela das oito, ou das nove, continua a ser o programa de maior audiência da televisão brasileira. A audiência da televisão, como um todo, é que tem apresentado queda. O problema não é da novela.

O Planeta TV! – Qual sua expectativa em relação à audiência de Passione, que receberá uma média de 36 pontos da antecessora?

Silvio de Abreu – Nunca faço esses cálculos e não tenho expectativas em números. Tenho sim um desejo imenso de agradar a maior parte da população. Quero que o público goste da novela, que se emocione, que se divirta e que tenha um grande entretenimento diário. Fatalmente isso deve resultar em uma boa audiência, mas meu objetivo primeiro é agradar aos telespectadores.

O Planeta TV! – Existe alguma pressão da Globo ou meta pessoal para voltar a dar mais de 45 pontos às 20h? Mudaria alguma coisa na sinopse para driblar os índices?

Silvio de Abreu – Não fui comunicado de nada. Nunca tive de mudar nada em novela com relação às histórias que tenho contado, mudei muitas vezes a maneira de me comunicar com o público e se for necessário, mudo novamente.

O Planeta TV! - Com quantos capítulos escritos você estreará a novela? Trabalhar com muitas frentes sem saber a aceitação do público não preocupa?

Silvio de Abreu – Tenho 35 capítulos escritos. Mas se tiver que mudar a minha maneira de me comunicar posso reescrevê-los.

O Planeta TV! – Como está sendo a escolha da trilha sonora da novela? Pode adiantar qual será o tema de abertura?

Silvio de Abreu – O tema de abertura será uma música composta especialmente para a novela por Lenine e chama-se Aquilo que dá no coração. Vamos ter Adriana Calcanhoto em duas faixas: Gatinha manhosa de Roberto e Erasmo e Musica de novela que ela fez para Passione. Ivan Lins também fez uma música inédita Paixão, Passione.

O Planeta TV! – Em entrevista ao Estúdio I, na Globo News, você revelou que pretende fazer o remake de Guerra dos Sexos, em 2012, ou seja, emendará uma novela após a outra. Já pensou em alguns nomes para o elenco?

Silvio de Abreu – Tenho muita vontade fazer um remake de Guerra dos Sexos, mas ainda não pensei no elenco. É bem possível que faça em 2012.

O Planeta TV! – Pretende repetir a dobradinha com a direção de Jorge Fernando?

Silvio de Abreu – Se fizermos o remake a direção, sem dúvida, será de Jorge Fernando.

"Passione" estreia nesta segunda, 17/05, às 20h50, na Rede Globo!


Deixe o seu comentário