O Planeta TV

Os Dez Mandamentos prova que Record sabe fazer novela quando é conveniente

Trama é a nova menina dos olhos da emissora.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: emerson.ghaspar@hotmail.com

Desde que estreou a pouco mais de três semanas, Babilônia, atual trama das 21h da Rede Globo, que raramente começa antes das 21h20, está dando o que falar. Primeiro uma ameaça de boicote devido ao beijo de Teresa (Fernando Montenegro) e Estela (Natália Timberg) rolou na mídia, depois dizem que foi a novela Carrossel do SBT quem mingou a audiência da trama e por último sobrou até para Os Dez Mandamentos da Record a culpa do pífios números da trama da Globo. Tudo balela, o fracasso e o sucesso de uma novela depende somente dela.

Enquanto a trama das 9 não acontece devido a falta de história, sim porque é isso que falta de verdade, a Record vem na contramão e apresenta uma trama que pode ser clichê, já que é retirada de um livro da Bíblia, mas que traz um frescor novo a um antigo filão.

Centrada na história de Moisés (Guilherme Winter), a trama apresenta muito mais do que a Bíblia diz, sempre mostrando personagens com estereótipos comuns de bonzinhos e mauzinhos. Os Dez Mandamentos humaniza personagens que eram vistos como algo intocável ou de bondade ou de maldade.Todos possuem duas facetas, o que torna cada vez mais interessante.

Tendo como referência somente a Bíblia ou outras mídias que já apresentaram a mesma trama, Os Dez Mandamentos recria seu próprio Egito com uma cenografia, figurino e caracterização com um tom acima do que foi o pais naquela época, mas TV é isso, é beleza e em nenhum momento isso torna a trama menos interessante. A direção segura e a excelente fotografia tornam a trama cada vez mais com cara de cinema. Ponto pra trama

Os Dez Mandamentos começou com um texto e até o capítulo de ontem terminou com outro. Sim, os primeiros capítulos da trama foram recheados de textos empostados e didáticos que parecem que foram escritos pelos autores do Telecurso 2000. Agora o texto caminha para o mais natural possível, já que é uma trama épica repleta de nomes que não fazem parte de nossa cultura e por isso o público demorou para memorizar os personagens.

O curioso de Os Dez Mandamentos é que ele vem suceder Vitória, trama escrita por Cristianne Fridman, que tentou a todo custo levar sua trama com o máximo de recursos que tinha. Vitória além de mau divulgada era só um tapa buraco na emissora que a tratava mais como prejuízo do que como potencial lucro. Cara e muito bem produzida, Os Dez Mandamentos tem ganhado destaque em todos os programas da casa e chega em um momento em que a maioria das emissoras tem cortado gasto. Quer dizer que pra divulgar Vitória não tinha grana e pra divulgar Os Dez Mandamentos tem?!

Nada contra a produção ter temática bíblica, pelo contrário, esse tipo de programa tem público cativo, mas falta a Record entender que novela é coisa cara e por isso perder dinheiro não é questionável. Será que sua sucessora Escrava Mãe terá a mesma importância para a direção da casa? Só o tempo dirá. Só por ser liderada por evangélicos que uma produção desse tipo foi feita ou o objetivo é seguir por um novo mercado? Talvez as duas coisas.

Enquanto Os Dez Mandamentos se utiliza de uma história conhecida, com outros ingredientes folhetinesco para aumentar a audiência da emissora devemos esperar por grandes surpresas, afinal a bíblia é repleta de tramas com crueldade e injustiças, o que pode trazer uma nova versão para a história. Enfim enredo não vai faltar e alcançar os dois dígitos esperados pela Record não vai ser necessariamente graça de Deus e sim de trabalho em equipe. Esperamos por uma boa história e pra isso precisamos saber que elas existem, portanto Record:divulguem mais suas novelas.





Comentários (39) Postar Comentário

Luciana comentou:

Gentem, mas o Emerson não tinha saído do site?? Mi-ni-na! Tô passada e muito feliz que ele voltou! Minhas preces foram ouvidas!!

wagner comentou:

o texto é meio sarcastico..principalmente nas fotos..deveriam tratar com mais importancia uma produção dessa magnitude..o mercado agradece e o povo brasileiro tambem, afinal é cultura sem apelação e grandes efeitos.(imparcialidade).

jean mhurtyng comentou:

È um espetaculo maravilhoso! Merece todo sucesso.

MILTON comentou:

MELHOR NOVELA DA ATUALIDADE, ADORO ESSE MOMENTO MÁGICO DA TV BRASILEIRA.

Dira comentou:

Eu não entendo o escarcéu que esse site faz em torno dessa novela. A novelinha dá 12 pontos contra 24 de Babilônia é uma diferença mais que gritante, é "berrante". Esse site trata essa novela como se desse 40 pontos e eu tenho certeza que se ela fosse exibida na Globo, seria só mais uma, já Babilônia exibida na record seria o alicerce do primor de novelas, seria elogiadíssima, porque pelo que vejo a Rede Globo tem por obrigação de fazer mais de 30 pontos, se não é fracasso, já a record fazendo MISERÁVEIS 12 pontos é um êxito total. Não vejo absutamente nada de ruim em Babilônia, a trama tem história de raízes atraentes, ganchos em cada capítulo, vilãs e mocinha excepcionais, quanto à audiência, coisa que eu não preocupo, pq não tenho que me preocupar com isso, eu não a mínima. O que tá faltando pra aumentar a audiencia da novela é um núcleo pobre bem cafona, uma barraca, uma lona, muita gritaria e uma comédia pastelão bem clichê pq é disso que os brasileiros gostam. Ridícula essa postagem com figurinhas querendo rebaixar a trama global (coisa que mais rebaixada ainda é essa trama bíblica, rebaixada em 12 pontos a menos kkkkkk) isso é o que dá colocar qualquer um pra escrever coluna.


matthy respondeu:

vc tem q ver q antes de odm as novelas da record davam 6 pontos, agora mais que dobraram!!!!



Zezo respondeu:

Comentário tosco e dígno de gente sem noção.....simples baba ovo global, que não consegue enxergar nada de bom na concorrência!!! Chega a dar pena!!! Os Dez Mandamentos está impecável....fotografia, direção e interpretações emocionantes,,,, só não vê quem não quer ou está com a mente alienada pela Globo!!!! Não é uma questão de opinião é uma realidade....a crítica está elogiando por que realmente ODM está excelente, enquanto que "Babichona" nada apresenta, a não ser imoralidades, é uma trama pervertida.....e agride a quem a asiste...... e os 12 pontos que você cita já vem se tornando 14 a 16.......hoje por exemplo ODM ficou a 4 pontos da liderança contra a novelinha tosca da Globo.....está fazendo um estrago irremediável,,, não tem relançamento nem mudança de rumo dos personagens que salvem o lixão global....... novela da 21 com meta de no mínimo 35 pontos, e que chegou a marcar 20 pontos, se não for considerada fracasso,,, então não sei o que é!!!! Acorde meu querido..... só você não quer enxergar o sucesso de ODM!!! Dálhe Record!!!!! kkkkkkk



Oazuc respondeu:

Falou a coisa mais dura e triste de se ouvir: a verdade!



MARTINS respondeu:

SHOW,3MESES DEPOIS O QUE ESTÁ ACHONDO DESSES MISEROS 12PONTOS SE TRANSFORMAREM EM 21??#GLOBOSEGUNDACOLOCADA KKK



wasley respondeu:

Se equivocou em suas palavras.



Riodevce respondeu:

Dira Hummmm vejo que vc não sabe o que é ibope e também não lê jornais ou vê noticias só deve assistir a babilônia e com os cotovelos Em cima de grãos de milhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Dira comentou:

"Agride a quem assiste" quer dizer que a bonequinha da universal se sente agredida com a novela mas não com o jornalístico da tarde da emissora da "fogueira santa". Querida estou com tanta pena e concomitantemente tanta preguiça de vc. Sonha Alicinha, Rede Globo continua soberana e não vai ser por causa de medíocres como vc que ela vai deixar de ser. O que esperar de alguém que ver a record...


.... respondeu:

É melhor aceitar o sucesso da Record dói menos, sabia?



MARTINS respondeu:

agora então!?Globo20,4x21,5Record


Paulo comentou:

Essa novela da Record é um lixo, baixa produção,figurinos que deveriam ser épicos parecem ter saído da máquina de lavar do antigo Egito. Kkkkk


Cuzao respondeu:

Né?


Paulo comentou:

Esse boicote começado por políticos evangelicos de moral duvidosa. Eles têm medo que as ovelhinhas descubram as falcatruas do político evangelico corrupto,interpretado por marcos palmeira. Babilonia é uma obra prima. Só em ver Fernanda Montenegro e Glória Pires juntas já me emociona.

Gilberto - Natal comentou:

Sou católico mas não deixo de assistir nenhum capítulo. Parabéns a Record e os atores pelo espetacular trabalho realizado na novela, incluindo também os diretores e outros assistentes.

metralha comentou:

começa e decadência da tv globo, que por muitos anos manobrou em todos os setores da nossa sociedade, como nada é eterno, então tudo acaba. o Brasil mudou de cara e hoje não é um país comandado por uma junta militar onde a globo nasceu com pompas militares. hoje somos 200 milhões de pessoas e vivemos em uma democracia das mais respeitadas. a programação é horrível, suas novelas ´só fazem sucesso porque não tinha uma outra emissora para bater de frente , meus parabéns a RECORD e SBT, que começam a crescer e alguns horário começa alcançar a liderança para o desespero da ex- emissora líder. a escrava mãe a próxima novela da RECORD também vai ser sucesso e tome desespero da globosta...

Veja também