O Planeta TV

TV Colosso

Por: Jonathan Pereira E-mail para contato: [email protected]

TV Colosso

Entre 1993 e 1996, as manhãs da criançada na TV tiveram cachorros de todos os tamanhos. Priscila, Gilmar, JF, Capachão, Borges e outros nomes ficaram na memória da geração que assistiu à “TV Colosso”. Na Globo.

O programa estreou com a difícil missão de substituir o “Xou da Xuxa”, que saiu do ar no auge, após quase 7 anos no ar. A rainha dos baixinhos deixou as manhãs globais e o espaço foi preenchido por bonecos em forma de cachorro, trabalhando em uma TV e exercendo todas as funções existentes em uma emissora: apresentadores, diretores, office-boys, ajudantes...

A sheep dog Priscilla era a principal, e vivia sendo assediada por Castilho que, com jeito de falar meloso, era apaixonado por ela. Por ser produtora, interagia com todos os personagens, entre eles o chefão JF e seu puxa-saco, Capachão. O buldogue Borges era o diretor de imagem e chamava os desenhos animados. Havia também os três Gilmares, mas o de orelha maior se destacava mais.

Haviam 28 bonecos, alguns com 2 metros de altura, sendo 25 cachorros e três pulgas. Como alguns faziam mais de um papel, o número de personagens chegava a 50. A variedade da programação televisiva foi bem explorada. Paródias como o "Jornal Colossal", sátira do Jornal Nacional, apresentado por Walter Gate, e o “Você Escolhe”, imitação do “Você Decide”, eram exemplos, além de minicapítulos de novelas, como “Os Vegetais Não Mentem” e “Pedigree”.

Uma atração à parte era o “Clip-cão”, apresentado por Thunderdog (caracterizado como Thunderbird, VJ da MTV nos anos 90). Bem produzidos e com músicas cantadas pelos próprios personagens, os clipes eram um dos momentos mais aguardados. Dois discos foram lançados reunindo essas canções (algumas releituras, como “Mamãe passou açúcar em mim”).



A abertura do programa mostrava cães de verdade de várias raças, indo de um lado para o outro, com a música “Eu não largo o osso”, cantada pelas Paquitas, de fundo. Até junho de 1994, iam ao ar os melhores momentos da semana aos sábados. Houve uma breve pausa em junho devido à estreia do “Xuxa Park” nesse dia da semana, mas em janeiro de 1995 os cães já dividiam o horário com a apresentadora.

Entre os personagens que provavelmente ficaram na memória do telespectador estão o contador de histórias Jaca Paladium, com seu bordão "Acredite... se puder" e o mago Malabi, um cão amarelo que usava turbante e bola de cristal e dizia, fazendo mistério: “Malabi... sabe”.

Outra presença eram as pulgas que viviam na mesa de controle e conversavam entre si, atazanando Borges. Como chegava ao fim entre 12h e 12h30, o programa terminava invariavelmente com o cachorro responsável pela cozinha gritando, com sotaque francês, para os colegas de equipe: “Atención pessoall, tá na horrra de matarr a fomê! Tá na mêss, pessoaaaaal”. Vários cães surgiam se empurrando, uivando e o atropelavam.

Um dos erros da emissora foi o excesso de reprises, que desgastou a atração. Em setembro de 1996, com a estreia do “Angel Mix” de Angélica, a “TV Colosso” foi reduzida, saindo do ar em 3 de janeiro de 1997.

Mas os principais personagens voltaram várias vezes. Em 2000, Priscila, Gilmar, JF e Capachão retornaram numa participação especial no programa “Bambuluá; em 2004, cantaram o tema "Eu Não Largo o Osso" no especial “Estação Globo”, além de duas participações no “Mais Você” de Ana Maria Braga. Este ano, Priscilla e Gilmar estiveram no palco do “Criança Esperança”.

Como a audiência das manhãs é disputada ponto a ponto, de vez em quando surgem especulações sobre a volta da “TV Colosso”, no lugar da atual “TV Globinho”. É preciso analisar, antes de tudo, se o formato vai se adequar às crianças de hoje, cujo único interesse parece ser os desenhos animados. Para quem quiser matar a saudade ou conhecer, três DVDs estão sendo lançados, reunindo momentos do programa.





Comentários (1) Postar Comentário

renta comentou:

bem que a rede globo poderia reprisar a tv colosso de novo pra as crianças de hj em dia poder se deliciar e curtir bastante com os cãozinhos ms engraçadoskkkk

Veja também