O Planeta TV

Superstar 3x04 – Audições, Parte 4

Sobre não apenas segurar a peteca, mas também a levantar.

Por: Daniel Melo - Contato: [email protected]

Foto: Divulgação/Globo

Até agora ainda estou muito surpreso e satisfeito com os rumos da 3ª temporada do Superstar. Ainda não sei dizer exatamente o porque, mas o fato é, nessa semana, mesmo eu não estar necessariamente amando dois grupos, pode-se dizer que estamos diante de um programa com um nível musical incrível mais uma vez e que só melhora a cada ano que passa.

Daniela, de quem tanto reclamei, segue sendo muitas vezes um reflexo de mim ali naquela bancada junto com Sandy, que brilha, mas se destacou bem mais no ano passado. E Paulo Ricardo, continua sendo o elo fraco dessa bancada, mas ainda assim faz por merecer sua cadeira em seus feedbacks, não por serem extremamente precisos, mas por serem totalmente diferentes dois meus, mas não me fazer discordar muito.

E sem falar dos grupos. Eu que já tinha Plutão Já Foi Planeta e Negra Cor como favoritos, adiciono a esse seleto grupo, Luso Baião e Samba de Donanna e uma coisa muitíssimo clara aqui: Todos os 4 COMPLETAMENTE diferentes um do outro, estilisticamente falando, coisa que nenhuma das outras duas temporadas foram capazes de fazer, pelo menos não com qualidade. Por isso, não penso duas vezes antes de dizer que levando em conta as audições, vejo a 3ª temporada do programa passando a 2ª no meu coração. Agora vamos a esses seis grupos que animaram nossa tarde de domingo:

6) PowerTrip - Ando Meio Desligado/Money For Nothing/Psycho Killer (Os Mutantes/Dire Straits/Talking Heads)

Depois de soul music, misturar rock com eletrônica é o estilo mais em alta na temporada. E não vou mentir não, ADORO. Deve existir toda uma criatividade por trás da fusão desses dois gêneros, que deve ser feita muito cuidadosamente, porque pode soar muito desastrosa, como em alguns momentos ficou e por isso, os comentários de Daniela, sobre a falta de identidade mais bem definida e presença de palco fraca, foram muito bem vindos pra mim, assim como a aprovação do grupo, que merecia sim avançar. Acredito que apesar dessa releitura um pouco descuidada, é um grupo que tem grandes chances de ser destaques na temporada. Eu pessoal mente não investiria em medleys por achar desnecessários, mas esse sou eu.  Ficarei de olho neles (tenho dito muito isso essa temporada! Incrível isso).

5) Valente – Sem Toda Minha Alegria (Autoral)

Ainda não decidi se daria meu “sim” à Valente, mas tendo a pensar que sim. Melodicamente gostei bastante da música, mas não senti necessariamente um ar de banda para a qual torcerei durante a temporada, aliás o 5º lugar nesse ranking deixa isso bem explicito. Quando Paulo Ricardo os comparou com as bandas como Coldplay, achei que piorou a situação para eles, pois perdem tanto vocalmente quanto em termos de originalidade. Enfim, uma audição corretinha, mas que não me empolgou nem um pouco, o que tendo em vista que foram os últimos da noite, é uma pena.

4) Gringo's Washboard Band - 1 x 0 (Pixinguinha)

Não existe reality musical que se preze sem versatilidade e GWB (o nome é muito grande pra ser escrito repetidas vezes) vem para provar isso. Não vai ser um grupo que nos arrebatará repetidas vezes durante a temporada, mas vai ser um grupo que sempre traz para os nossos ouvidos um frescor musical, que na verdade de fresco não tem nada, mas aí é que está a mágica do grupo: É retro sem ser datado. Essa identidade conseguiu fácil ser memorável em uma noite com alguns outros talentos, mas o desafio maior vem agora: conseguir se manter interessantes, sob o risco de sofrer o mesmo mal de Big Time Orchestra ano passado.

3) Melim - Como É Grande o Meu Amor por Você / Super Duper Love (Roberto Carlos / Joss Stone)

Foto: Divulgação/Globo

Tenho aqui mais um exemplo do porque não gosto muito de medleys, na minha opinião, em 99% dos casos, a segunda música sempre soa deslocada e isso aqui aconteceu com a já clichê, mas ainda assim maravilhosa “Super Duper Love” da ainda mais maravilhosa Joss Stone. Mas vamos falar de coisa boa? O que é o timbre dessa menina gente? Nussinhora! Me apaixonei imediatamente, de tanto que combinou perfeitamente com a música do Roberto Carlos que 11 em cada 10 brasileiros conhecem e seria perfeito se ficassem só nela, porque a parte de SDL foi bem mais ou menos. E isso sem falar na voz dos outros dois irmãos que também são bastante acima da média. Quero ver musicas autorais para tecer críticas mais profundas sobre o grupo, mas colocaria no grupo dos “acima da média, mas abaixo dos destaques”.

2) Luso Baião – Leão do Norte (Lenine)

Primeiramente, a escolha musical de Lenine não pareceu uma escolha para representação do estilo deles (nem poderia por motivos óbvios), mas a música funcionou perfeitamente como complemento a identidade deles, sendo isso, a única vez que isso aconteceu essa temporada. O resultado dessa mistura? Uma performance que ainda que não 100% perfeita, cumpre perfeitamente o papel de mostrar qualidade musical e versatilidade da banda. Uma das melhores audições da temporada, só perdendo para Plutão Já Foi Planeta e olhe lá! Tem cara de que vão ser a nova Kita: Vou virar fã desde as audições, vão ser um dos melhores grupos do ano e não vão chegar à final porque o público votante deles é menor que o de outros, mas já temos um novo grupo queridinho.

1) Samba de Donanna - Sinais de Fogo (Preta Gil)

Foto: Reprodução/Globo

Mais uma escolha musical perfeita para um grupo. E sinceramente, arrisco a dizer melhor escolha musical da semana, talvez só perdendo para Luso Baião. Foi um sambinha que me lembrou muito dona Ju Moraes na primeira temporada do The Voice Brasil, porque o grupo misturou competência com carisma e uma pitada de originalidade, porque o resultado foi uma coisa tão convidativa, tão aconchegante que era necessário você dançar junto, fruto da excelente presença de palco da vocalista. Um excelente grupo representante da MPB e que eu tenho certeza que ainda não nos apresentou o seu melhor e renderá muito ainda. Porque eu quero mais, muito mais.

Obs: A foto acima representa o que senti vendo a excelente porcentagem do grupo! HAHAHA

Infelizmente, meu grupo favorito da temporada até então não foi aprovado, mais uma vez confirmando meu pé frio. Mas ainda tenho fé em Samba de Donanna, que junto com Plutão Já Foi Planeta seguem como meus favoritos a Top 2 da temporada! E, @Deus, depois da final do ano passado, vc anda em falta comigo nesse aspecto, então vamos caprichar, ta?!

Até semana que vem, pessoal! E que a repescagem mantenha o bom nível da temporada até aqui e feche com chave de ouro as audições dessa temporada. Segue abaixo uma lista dos já aprovados e dos classificados para a repescagem.

Lista de Aprovados (ranqueados):

16) Katarinas

15) Troia

14) 161

13) GrooVI

12) Valente

11) Playmobille

10) Pagan John

09) Georgia

08) Gringo's Washboard Band

07) OutroEu

06) Bellamore

05) Melim

04) Turne

03) Negra Cor

02) Samba de Donanna

01) Plutão Já Foi Planeta

Lista de Classificados para a Repescagem (não ranqueados porque só quem já ta dentro tem esse luxo comigo haha):

Fulô de Mandacaru

Preto Massa

Os de Paula

Alpazimu

A Quebrada

BellaXu

Izzy Gordon

Kanoa

Rockscola

2 Reis

Mato Seco

Power Trip

Luso Baião


Deixe o seu comentário