O Planeta TV

QUAL O PROBLEMA DE "A FAZENDA 5"?

Por: Daniel Sena

QUAL O PROBLEMA DE "A FAZENDA 5"?

Na minha opinião esta é uma das melhores edições de "A Fazenda", no que diz respeito aos participantes e principalmente a produção. Nas edições anteriores, tudo era previsível e a equipe do programa confinava os participantes lá e os deixava a míngua do tempo. Mas desde que a atração começou em 2012 provas novas, regras e surpresas deixam os peões desnorteados e sem saber qual será o próximo passo.

No programa de quinta-feira, quando o peão Gustavo Salyer foi eliminado com 66% dos votos a audiência da atração mingou. Perdeu pro surrado "Programa do Ratinho" e para "A Praça é nossa". Isso no dia em que o reallity costuma registrar recordes. Qual seria o problema?

Na minha opinião, a Record fez tantas baboseiras que desgastou um de seus melhores programas. Sem horário definido, com edições intermináveis e uma falta de respeito com seu telespectador. Parece que o público cansou. Para dar um exemplo de como a emissora consegue atingir um anticlímax, durante a votação dos peões (momento mais esperado), Brito Jr parou o jogo para chamar dois intervalos comerciais. Mais brochante impossível. No dia da roça pouca coisa se aproveita e a emoção da eliminação perde a graça depois de tanto tempo no ar.

É uma pena. Brito Jr anunciou que na segunda-feira o polêmico Theo Becker estará entrando na fazenda, não se sabe para uma participação especial ou para ficar de vez. Tudo isso, dizem, para barrar a estréia de "Gabriela" na Globo. Acho isso uma piada, pois a Record tem que se preocupar é em ficar ao menos na vice-liderança, uma vez que seu adversário é, agora, o SBT.

Não vejo com bons olhos a entrada deste participante.
Não acrescenta em nada. O problema não é dentro da casa e sim, fora dela.

Nestas primeiras semanas destaco a Nicole. A ex-panicat está arrasando (para o bem ou para o mal). Sem dúvidas será uma das participantes mais lembrada das cinco edições. É uma barraqueira que diverte com suas implicâncias. Nicole conseguiu a proeza de discutir com quase todos os peões e seus argumentos são sempre regados a muita baixaria. O embate com Viviane Araujo promete! Nos próximos post falarei um pouco mais da Nicole e da Vivi, que para muitos é a favorita ao prêmio!





Comentários (3) Postar Comentário

Julio comentou:

Ótima análise.
Também não vejo com bons olhos a entrada de Theo Becker, não acrescenta em nada ao jogo. Caso ele ficasse na casa ou tivesse algum poder, talvez sim causaria algum conflito, que poderia ser interessante.
Acho a edição do programa boa, mas o que realmente pena é a enrolação nas votações e provas. Isso deixa o reality arrastado e afugenta os telespectadores.
Nem mesmo os participantes polêmicos estão atraindo audiencia.
Acho que há uma aversão na atualidade da população em relação à record, só pode ser isso.
Eu tbém estou assitindo so de vez em quando, não posso afirmar muito...
Mas me decepciono muito com o estilo do Brito, ele realmente não sabe usar o ponto no ouvido. É nitido o desconforto dele e ele sempre parece inseguro na hora de falar...
Torço para que Nicole tenha bastante sorte e fique por um bom tempo lá.
Seria ótimo, né não? rsrsrs

Daniel, quem é ou são seus favoritos, por enquanto? Ou preferências?


Daniel Sena respondeu:

Olha Julio, ainda não posso analisar bem.. mas eu acho que a favorita é a Viviane Araujo, mas eu gosto muito da Penelope Nova também.


Natália comentou:

Oiiiiiiiiii DANIEL !!!!
TÔ muito feliz por vc comentar "A Fazenda", adoro as suas opiniões.
Falando nisso, a Nicole me lembra muito a Laisa do BBB12 e o Felipe me lembra o Fael. Quem é o seu favorito para vencer? Pra mim é a Viviane ou a Penélope!
abraçuuussss e bjosss
#FUI


Daniel Sena respondeu:

Oiiiiii Meus favoritos: Léo Aquila, Viviane e Penelope...


ilrait comentou:

Torço para que voltem com o formato da primeira fazenda, a cada edição que passa noto que o reality vem perdendo sua identidade, o jogo precisa manter as regras, mais atualizá-las para cada temporada e acrescentar outras para dificultar e gerar mais conflitos.
A Fazenda é um reality de famosos, mais nessa quinta edição não teve quase nenhum famoso conhecido nacionalmente, e pra fazenda é muito importante que os participantes sejam conhecidos já que na estréia a audiência bomba com a curiosidade de quem são as celebridades, ai o povo olha e vê uma cambada de desconhecidos e não se interessa em acompanhar. Pelo menos 80% do elenco tem que ser conhecido nacionalmente.

NOVIDADES
Seriam 16 peões divididos em quatro grupos com quatro integrantes cada.
Sugiro novos nomes para os grupos como: lhama, cabra, pavão e ganso.

ESTRÉIA
Além de apresentar os novos 16 participantes teria uma prova que classificaria 4 peões para a dinâmica do dia seguinte, que seria a formação dos grupos pela disputa dos 500 mil.
A prova da estréia deve ser de força e agilidade para que os 4 vencedores sejam bem competitivos ao formarem os grupos.

CHAVE DO CELEIRO
Para escolher os moradores do celeiro um peão de cada grupo tiraria uma chave de uma urna, essas chaves estariam numeradas de 1 á 4, após cada grupo tiver sua chave o Brito perguntará para cada equipe em ordem numérica das chaves qual dos grupos adversários eles escolhem e quem desse grupo vai pro celeiro, assim um peão de cada grupo vai morar no celeiro até o dia da formação da roça. Para não ter repetição o mesmo peão não poderá ser mandado pro celeiro duas vezes consecutivas.
Para gerar mais conflitos os moradores do celeiro estariam apenas proibidos de entrarem na sede, usar a academia e piscina. Assim poderiam interagir com todos os peões da sede para o jogo fluir e não ficar parado.

RECOMPENSA “MERCHANDISING”
Para evitar a repetição dos peões sempre na mesma tarefa delegada pelo fazendeiro deveria ter uma prova para livrar um grupo das funções, a equipe vencedora também seria recompensada com prêmios oferecidos pelo merchandising da prova.

PROVA DO FAZENDEIRO
A prova do fazendeiro seria disputada por todos os peões. As provas seriam de força, sorte, agilidade ou resistência.

DESAFIO SEMANAL
Cada grupo teria um representante para disputar o desafio semanal.
A escolha do representante de cada grupo funcionaria da seguinte maneira: ainda dentro da sede um peão de cada grupo vai até uma urna e retira uma bolinha, se o peão tirar a bolinha da cor do seu grupo eles mesmos indicam quem do seu grupo vai disputar o desafio semanal, mas se o peão tirar a bolinha da cor de outro grupo eles escolherão quem desse outro grupo vai disputar o desafio semanal.
O primeiro a desistir ou tiver o pior resultado estará na roça.
NOVIDADE - Quem tiver o melhor resultado ou vencer o desafio semanal teria que escolher entre dois medalhões, um tem a “imunidade” e o outro tem “imunize um peão”, mas isso o peão só ficaria sabendo na hora da votação quando o Brito mandar quebrar o medalhão e ver o que tem escrito dentro, para não deixar vestígios de fraude o Brito após a escolha do medalhão quebrará ao vivo o outro colar e mostrará para o publico de casa oque tem escrito.

ESTRUTURA
Para dar mais agilidade na eliminação teria uma estrutura (tipo o deck das votações) com um telão onde o Brito se comunicaria com os roceiros lá do campo de provas junto da platéia e familiares dos roceiros, assim a volta dos roceiros salvos para a sede seriam rápidas e a chegada do eliminado no campo de provas também.

AO VIVO PELO R7
O ao vivo devia fucionar 24h, nessa quinta temporada foi muito mal transmitido pelo R7, ocorrendo de ficar até 24h fora do ar. Esse é um problema sério que precisa ser corregido.

CRONOGRAMA SEMANAL

QUINTA – Estréia ao vivo
SEXTA – Formação dos grupos ao vivo
SABADO – Resumo
DOMINGO – Chave do Celeiro ao vivo
SEGUNDA – Prova do Fazendeiro ao vivo
TERÇA – Desafio Semanal ao vivo
QUARTA – Resumo
QUINTA – Votação e Formação da Roça ao vivo
SEXTA – Resumo
SABADO – Festa
DOMINGO – Eliminação e Chave do Celeiro ao vivo

Seguindo esse cronograma a “Recompensa Merchandising” aconteceria na segunda-feira a tarde e exibida no resumo da noite, já a “Festa” aconteceria na sexta-feira á noite e exibida no resumo de sábado e a “Chave do Celeiro” ao vivo após a eliminação.

Com a votação acontecendo de sexta a domingo vários programas como Hoje em Dia, Tudo a Ver, O Melhor do Brasil, Legendários, Tudo é Possível e Programa do Gugu poderiam divulgar a votação fazendo com que as roças batam recorde de votos.

Veja também