O Planeta TV

Walcyr Carrasco vira o jogo e emplaca mais um sucesso às 19h

Por: Jeferson Cardoso

Walcyr Carrasco vira o jogo e emplaca mais um sucesso às 19h

Antes mesmo de sua estreia, "Morde & Assopra" foi alvo de críticas. Muitos cismaram com o seu título e alguns diziam que a trama não seria capaz de manter os índices da bem sucedida "Ti Ti Ti".

Apostando em dinossauros e robôs, Walcyr Carrasco quis ousar no horário das 19h. Não deu certo, mas ele não deixou a peteca cair e virou o jogo. Em poucos dias, junto com a direção da novela, editou os capítulos e percebeu que o drama seria uma alternativa para cativar o público. O talento de Cássia Kiss e o bom desempenho de Klebber Toledo contribuíram para a grande virada.

A meu ver, "Morde" nunca passou por crise de audiência. O seu problema, na verdade, estava na sinopse (muito simples para o horário das 19h). Sempre achei o elenco fraco para interpretar as comédias pastelonas de Walcyr, tanto que nenhum – até aquele momento – havia conseguido emplacar. Para tentar deixar a trama popular, o autor criou um personagem gay (interpretado muito bem por André Gonçalves). Pronto! Corrigiu as falhas; acertou em um personagem popular e fortaleceu o drama. Resultado: SUCESSO!

É verdade que Walcyr Carrasco não foi feliz na sinopse de "Morde & Assopra", mas reconheceu os erros e correu atrás do prejuízo. No fundo ele já estava preparado para uma possível rejeição quanto aos mutantes, digo, dinossauros. E quando viu que não tinha atores com o dom para comédia imediatamente utilizou o plano B.

Quanto a história de Dulce ser semelhante ao de Griselda (Fina Estampa) isto é um problema da direção da Globo. Ou será que Manoel Martins – diretor geral de entretenimento – não ler as sinopses antes de aprová-las?

Não posso comentar sobre os personagens, uma vez que, não assisto à novela. No entanto, acompanho algumas cenas de Cássia Kiss no Youtube. Não vejo porque é uma trama que, apesar de ser boa, não chama a minha atenção e, também, porque cansei do estilo repetitivo do autor.
Entrevista com autor: o convite foi aceito, mas ele recusou falar de alguns assuntos, principalmente sobre grupo de discussão. Por que será? M-i-s-t-ééééééé-r-i-o! Enfim, desisti da entrevista.

Programa Silvio Santos baixando o nível!

Por preciosos índices de audiência, Silvio Santos está apelando no quadro dos pontinhos. Em alguns casos, o apresentador estimula que os participantes usem termos pejorativos. Uma pena!

Mesmice!

Quando a produção do "Caldeirão do Huck" perceberá que o programa precisa de novos quadros? Luciano Huck, como apresentador, deveria ser o primeiro a querer dar novos ares a sua atração. Tudo bem que não tem uma concorrência à altura, mas o tédio toma conta deste programa que já foi uma das melhores opções das tardes de sábado.

Angélica domina

O "Estrelas" é a melhor opção de sábado, como também, um dos melhores programas da TV. É muito bom! O público, graças a Deus, prestigia a atração (é uma das melhores audiências entre os programas de entretenimento nos fins de semana).

Cordel: o novelão encanta ainda mais!

Quando penso que não terei mais surpresa com "Cordel Encantado" eis que as autoras – Thelma Guedes e Duca Rachid (talentosas!!!) me surpreende. Essa novela impressiona a cada capítulo. Cada vez mais tenho certeza que é uma das melhores tramas das seis desde Mulheres de Areia. Sem, é claro, desmerecer "Alma Gêmea", "Chocolate com Pimenta", "O Cravo e a Rosa" e "O Profeta".

O Astro

Estou impressionado com esta minissérie. Não posso deixar de acompanhar uma obra desta. Como optei por "A Fazenda", pretendo assisti-la assim que terminar "A Favorita".

Peões surtados!

O bicho está pegando em "A Fazenda". Com apenas uma semana de jogo, os participantes estão surtando. Confesso, estou gostando muito desta temporada. Por enquanto, não torço por nenhum. Estou impressionado com a interpretação de Monique Evans e contando as horas para vê-la batendo de frente com Renata Banhara. E o João Kleber escapa da Roça. Que maravilha! Ele, que se acha o melhor, vai bater de frente com as peoas. O circo, digo, barraco está armado.

Cidade Alerta em chamas!

Por que o "Cidade Alerta" só exibe reportagens gravadas em São Paulo? Por que é exibido em nível nacional? Por que queriam tanto Datena à frente da atração? Por que todo dia é exibido em um horário diferente? Por quê?

O telejornal segue em baixa na Grande São Paulo e é um fiasco em nível nacional (Painel Nacional de Televisão - PNT). O motivo está na falta de planejamento/estratégia da Rede Record, que insiste em brincar de fazer televisão. O povo não é bobo.

Fina Estampa

Os personagens de Carolina Dieckmann, Dudu Azevedo e Eva Wilma aparecerão a partir do capítulo 24 de "Fina Estampa". O de José Mayer só mais para frente. Como se sabe, Dieckmann interpretará uma periguete e Mayer será o marido desaparecido de Griselda (Lília Cabral). Detalhe: a trama de Aguinaldo Silva, se não sofrer alteração, terá 221 capítulos. Será que supera a audiência de suas antecessoras?

Estreias

Segue as datas de estreias das próximas novelas da Globo:

22/08 – Fina Estampa
29/08 – Malhação
05/09 – Mulheres de Areia
26/09 – A Vida da Gente
10/10 ou 17/10 (A definir) – Aquele Beijo

De frente com a dama da teledramaturgia

No próximo fim de semana conhecerei Fernanda Montenegro. Assistirei a uma palestra e a um espetáculo. E na hora da sessão de autógrafos e fotos... Haja coração!

Bom, fico por aqui. Antes, adianto que na próxima postagem comentarei sobre as primeiras chamadas de "Fina Estampa" e os últimos capítulos de "Insensato Coração". Publicarei também o resumo da sinopse de "A Vida da Gente". Aguardem!






Comentários (61) Postar Comentário

Ricardo Lacerda comentou:

Li na coluna da Regina Ritto (O Dia - RJ) que a estréia da novela do Miguel Falabella seria em 17/10.
Fina Estampa com 221 capítulos, isso é excessivo. Vai ter por exemplo 36 capítulos a mais que Insensato Coração. Acho que última novela das nove que teve esse número de capítulos foi Senhora do Destino (2004/2005)


Jeferson Cardoso respondeu:

Ricardo, a Globo ainda não decidiu se a novela estreia dia 10 ou 17 de outubro. Tanto Aguinaldo quanto João Emanuel escreverão 221 capítulos. Tudo para que Glória Perez possa estrear em janeiro de 2013.


Douglas comentou:

Também não consigo me sentir atraído por Morde & Assopra, msm com a audiência em alta, e olha que tentei assistir um capítulo essa semana e sinceramente acho o texto do Walcyr Carrasco muito infantil. Cordel é perfeita, para mim a melhor desde Mulheres de Areia. Alma Gêmea foi maravilhosa, Chocolate com Pimenta também, adorei Cabocla, Coração de Estudante e Estrela Guia, detestei O Profeta, e nenhuma absolutamente nenhuma dessas supera Cordel e Mulheres de Areia.

Jefferson o que eu não consigo entender é por que Braga e Linhares escrevem tão pouco os capítulos de suas novelas? (foi a msm coisa em Paraiso Tropical) e olha que são dois autores escrevendo.

Abraço!


Jeferson Cardoso respondeu:

Douglas, não entendi. Escrevem tão pouco, como assim? Você fala em relação a quantidade de capítulos? Se sim, não achou pouco. O ideal é que as novelas tenham 180 capítulos. Abs.


Gabriel Gomes comentou:

Oi Jéff,vc Falou Tudo no Post,em relação ao Walcyr.

Ele mexeu na Sinopse e a novela ficou bem Melhor.
Mais um Sucesso desse Grande Ator!

Amo Morde & Assopra.

Bruno Freitas comentou:

MORDE & ASSOPRA
A novela é boa, mas tem dias que ta uó rs.. o autor conseguiu melhorar e muito a trama !

CORDEL ENCANTADO
Novelão das 6 , sem comentários ;]

O ASTRO
Que minissérie é esta gente, boa demaiis.. estou adorando !

FINA ESTAMPA
Acho que vem novelão por aí.. espero não me decepcionar , porque ultimamente as últimas produções só tem deixado a desejar :/


Até qualquer hora, tchau!

max comentou:

bom, A Fazenda tem bons ingredientes, porem ainda não decolou, os participantes majaram o jogo, todos querem ser a vitima, mas acho que Taciane e Titia Monique levam vantagem sobre os outros... Fina espampa será um sucesso, vai beirar os quarenta pontos desde o inicio e chegara aos ciquenta facilmente, não há concorrencia, a Record conseguiu tirar um pouco de publico da globo, com novela, na epoca mutantes, não soube manter o horario e agora disputa a vice com o SBT, :feliz1: Rebelde apesar de ter subido na audiencia está monotoma, não há conteudo pra temporada, menos ainda pra Duas, espero que a Record veja isso e saia por cima, sem trilogias por enquanto, ainda estamos traumatizados, né? O cidade alerta deveria ficar no ar das 18h as 19h e só! antes disso coloquem algum desenho as 17h que vai ser melhor e mais barato e as 19h uma novela, você concorda? quanto vidas em jogo, Cris Friedman me surpreende sempre, Rita e Francisco devem se declarar em breve, heheh (yn) -espero por noticias de 'Rei Davi' protagonistas, tramas e bastidores, eu acompnaho e adoro as minisserie biblicas, bom já escrevi de mais, enfim boa palestra e atualize mais pelo amor de Deus!! :aleluia1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Max, que os anjos te ouçam em relação à Fina Estampa. Rsrsrsrsrs.


Fábio Dias comentou:

Média até capítulo 110: Morde e Assopra de @WalcyrCarrasco está apenas 0,37 atrás de TI-Ti-Ti! Média geral de 28,36! Sucesso!

Alguém duvida que vai passar?

Parabéns pro Walcyr!

Richard comentou:

Morde e Assopra é mais um tapa na cara que o Walcyr me deu! Explico: quando ele lançou a sinopse de Caras e Bocas torci o nariz para uma história que tinha um macaco como protagonista! Uma semana depois, estava totalmente preso à trama, muito bem conduzida, com interpretações excelentes e muito humor! Pois bem. Mais uma vez, quando do lançamento da sinopse da então Dinossauros e Robôs, fiquei bem desanimado e pensei: "o Walcyr não aprende mesmo, vem mais um fiasco por aí, as pessoas não gostam de tramas com monstros, a Record amargou um fracasso histórico com sua pífia série de "novelas" de monstros/mutantes, dificilmente vou gostar de uma novela com esse tema..." De cara me apaixonei pela novela, e se tem uma coisa da qual não duvido mais é: Walcyr sabe tirar leite de pedra! Fez um macaco se tornar um mascote de sua novela anterior e, agora, transformou um robô muito simpático em um dos pontos altos de sua novela: Zariguim é muito fofo e divertido! Não conheço uma pessoa que não se encante por ele! Contudo me pergunto: onde está Zariguim? Foi retirado da trama? Pifou? Faz alguns capítulos que não o vemos mais... espero que volte logo! Tenho dó da próxima trama das 19h, visto que acho muito difícil, e podem me cobrar isso aqui em setembro, que a novela do Falabella consiga manter os índices de Morde e Assopra. Algo me diz que vem um fiasco no nível de Negócio da China... (espero, de fato, que ele faça algo no mínimo como A Lua me Disse, trama que adoro e foi muito bem conduzida. Porém, sem a MAria Carmem Barbosa na co-autoria, acho difícil termos algo naquele nível...) Sobre a p´roxima das 21h, estou muito ansioso! Os novos teasers da novela são muito inteligentes e bem produzidos! Que o grande Aguinaldo venha e mantenha o alto nível atual do horário alcançado por Insensato Coração! :vibra1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Os mutantes, digo, Robôs sumiram porque o autor preciso ajustar toda a história. Dizem, que após a recuperação do ibope,esses androides voltarão. Abs.


Max comentou:

Jeff cade os novos emoticons :soraia


Jeferson Cardoso respondeu:

Rsrsrsrs. Irei adicionar alguns neste fim de semana. Abs.


Jarder comentou:

Olá Jeferson, muito bom o post. Mais Jeferson o que deixa o programa do Luciano Huck cansativo e a gente ligar a TV no domingo e ver os mesmos quadros dele no programa do Gugu e no Domingo Legal. E claro que cada um segue seu ritmo mais isso cansa. Concorda comigo??? Já morde e assopra e otima, assisto todos os dias mais tenho que dizer que essa audiência e graças a Cassia Kiss. Sobre O Programa Silvo Santos ele e o melhor apresentador da TV brasileira, divertido demais, só não precisa apelar tb. Já Angélica e a melhor opção de sábado, Jeferson será que ela será escolhida para apresentar aquele novo programa musical da globo??? torço por ela ou pela Fernanda Lima.
Cordel encantado - Excelente sem palavras.
Astro - Não troco por nada, otima novela das 11.
Fina Estampa - Tomará que não seja igual a duas caras porque ninguém merece. não gosto do José Mayer como ator.


Jeferson Cardoso respondeu:

Jarder, pois é. Está na hora da produção do Luciano Huck criar vergonha. É por isto que torço por concorrência, que infelizmente não existe. A Record é fogo de palha. Abs.


Matheus Oliveira comentou:

De volta depois de tanto tempo afastado.
Mas volto a comentar aqui no blog.

M&A- Finalmente consigo assistir essa novela. No começo, estava insuportável, mas depois dos ajustes a novela bombou. Digamos que Cássia Kis Magro e André Gonçalves carregam a novela nas costas. Klebber Toledo achou o tom do seu personagem, e Marina Ruy Barbosa está ótima como Alice. Estou gostando também de Flávia Alessandra com suas duas Naomi's. A atriz faz um belo trabalho. Mateus Solano e Carla Marins também estão muito bem como Ícaro e Amanda.
Ary Fontoura e Elizabeth Savalla estão divertidíssimos como o casal de prefeitos que acha que tudo se resolve com dinheiro. Adriana Esteves como sempre ótima. Destaco também o "triângulo amoroso" formado por Otaviano Costa, Paulo Goulart e Anderson di Rizzi, engraçadíssimo. Além também das revelações Jurema Reis e Vera Mancini. Emfim a trama está ótima como um todo.
Mas como tudo tem suas baixas como os insuportáveis Marcos Pasquim e Narjara Turetta, ah Narjara pegou um ótimo papel só que não tá dando conta. E o seu marido na trama Ricardo Vandré também é um chato de galocha.

Jeferson, quando você vai atualizar Ranking Novelas e colocar as audiencias de: Amor e Reolução, Rebelde, e as reprises do SBT?


Jeferson Cardoso respondeu:

Nossa! Matheus, não sabia que Morde & Assopra era tão boa assim. Brindadeira! Rsrsrsrs. Pois é, preciso atualizar o ranking, mas não consigo tempo em minha agenda. No fim de semana, aproveito para descansar. Vou providenciar. Aguarde!


Veja também