O Planeta TV

VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR....

Por: Jeferson Cardoso

VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR....

"Vidas em Jogo" vem aí olê olê olá! A partir da próxima terça (03/05), às 22h20, acompanharemos a vigésima produção da Record (contando novelas, minisséries e seriados) gravada nos estúdios do RecNov em Jacarepaguá. A emissora se firmou na vice-liderança com a teledramaturgia e, cá entre nós, fomos surpreendidos com excelentes produções, tais como, "A Escrava Isaura", "Cidadão Brasileirão", "Vidas Opostas", "Prova de Amor", "Caminhos do Coração", "Os Mutantes", "Chamas da Vida", "Poder Paralelo", "A Lei e o Crime", entre outras.

A Record se espelhou na Globo e conseguiu alcançar o mesmo nível de qualidade da concorrente. Contratou excelentes autores (Lauro Cesar Muniz, Marcílio Moraes, Cristianne Fridman, Tiago Santiago, Ana Maria Moretzsohn, Margareth Boury) e revelou outros (Gustavo Reis, Gisele Joras, Vivian de Oliveira). O seu casting hoje é formado por cerca de 200 atores, desfalcando o time da Globo. Em curto prazo, a emissora de Edir Macedo obrigou a Globo a mexer no Jornal Nacional e reavaliar a sua faixa nobre, hoje instável e ocupada por seriados.

Enfim, falar da estrutura da Record, bem como sua qualidade, não é o foco deste tópico. Vamos ao que interessa!

A nova novela de Cristianne Fridman tem todos os ingredientes para ser um grande sucesso. Em parceria com Alexandre Avancini, que considero o melhor diretor da atualidade, a autora mesclará o drama, a comédia e cenas de ação – características consolidadas na Record – para se firmar de vez como uma das grandes revelações dos últimos anos. A autora ganhou status em "Chamas da Vida", um dos maiores sucesso da emissora.

Sou fã da autora, idem do diretor, mas estava preocupado com o recheio do bolo, digo, com o elenco. Uma bobagem, visto que, Avancini reuniu o que há de melhor no casting da Record: Guilherme Berenguer, Julianne Trevisol, Beth Goulart, Leonardo Vieira, Betty Lago, Vanessa Gerbelli, Lucinha Lins, Jussara Freire, Denise Del Vecchio, Luciana Braga, Letícia Colin, Simone Spoladore, André Di Mauro... haja coração!

Alguns devem estar questionando o porquê de minha euforia. Pois bem, vou descrever alguns temas que serão abordados na trama. O pano de fundo de "Vidas em Jogo" é o bolão da amizade. Dez amigos ganham na mega-sena, dividem a metade da bolada. A outra metade só poderá ser utilizada após cumprirem uma aposta. Antes, conheceremos as histórias – bem forte – desses amigos. Resumo-as algumas para vocês:

Francisco (Guilherme Berenguer) – é um jovem que perdeu os pais cedo e passou a trabalhar como motorista particular para sustentar os irmãos num prédio abandonado. Sua situação fica ainda mais trágica quando seus irmãos são sequestrados e o objetivo de sua vida passa a ser encontrá-los.

Carlos (André Di Mauro) – tem um mistério no passado, que será revelado aos poucos, além de ter que cuidar do Welligton (Ricky Tavares) e da Grace (Giovana Echeverria), que começam a dar trabalho depois que ele ganha. Os dois vão pra noitadas, vivem tudo que não viveram quando eram crianças de rua e depois adolescentes pobres.

O personagem de Ricky Tavares terá um peso forte. É através dele que a autora abordará um tema que servirá de alerta para a sociedade. Welligton quer ser jogador de futebol e vai acabar utilizando anabolizantes, uma droga que causa problemas tanto quanto o crack e a bebida.

Andrea (Simone Spoladore) – é taxista e vai enfrentar uma máfia de táxis, aqueles clandestinos, que será controlada pelo vilão Cleber (Sandro Rocha).

Marizete (Betty Lago) – é a empregada doméstica que vai virar uma patroa horrível e também vai comprometer o seu romance com o ex-porteiro Zé (Felipe Martins), que ela quer transformar em outro homem.

Margarida (Amandha Lee) – Gordinha, vai sofrer nas mãos do Elton (Claudio Heinrich), garçom ambicioso. A trama usará a personagem para falar inúmeras dietas doidas que existem por aí.

Belmiro (Ricardo Petraglia) - dono do clube de futebol falido, enfrenta uma questão familiar séria. É aquela história de alguns filhos não quererem os pais mais velhos em casa porque tem medo que eles fiquem doentes, dependentes...

E Lucinha Lins? Depois de Vilma, vilã inesquecível de "Chamas da Vida", a atriz foi escalada para interpretar a dona Zizi, esposa do Adalberto (Luiz Guilherme) e pais da Rita (Julianne Trevisol). Adalberto é um homem ignorante, está desempregado, expulsou a filha de casa quando ela tinha 18 anos porque a moça trabalhava como dançarina. Zizi encontra escondida com a filha. Adalberto começará a beber e se tornará um homem violento com a mulher. A autora, através da Zizi, abordará a lei Maria da Penha e da violência doméstica contra as mulheres.

E os vilões? Tem de monte: Regina (Beth Goulart), Cleber (Sandro Rocha), Ivan (Sílvio Guindane), Ernesto (Leonardo Vieira) e cada um do bolão terá o seu momento de vilania. Os personagens terão seus momentos de dupla personalidade.

A vilã Regina é uma mãezona, não tem vergonha da sua origem humilde, mas só pensa na riqueza. Apesar de má, não será psicopata como a Vilma (Chamas da Vida) e terá humor e tiradas ótimas.

Ufa! Enfim, pude contar alguns detalhes da novela. Meus queridos, esses são os motivos pelos quais estou entusiasmado e apostando todas as minhas fichas em "Vidas em Jogo"? Quanto à audiência... acredito que o começo oscilará entre 11 e 14 pontos, o que é considerado excelente. Depois... aguardem!

Confira a chamada de elenco. A música de Elis Regina ( "Aprendendo a Jogar") é um achado. Estou surpreso e feliz!!!



E aí, gostaram dos temas que serão abordados? Quais são as apostas de vocês? Tchau!

GALERA GOSTARIA DE INFORMAR QUE JUSSARA FREIRE NÃO PARTICIPARÁ DE VIDAS EM JOGO. HOUVE UM EQUÍVOCO DESDE O INÍCIO. QUEM ESTÁ É JUSSARA FAZOLO FREIRE, A COLABORADORA.




Comentários (48) Postar Comentário

CAVYN CATRO MOURA comentou:

VIDAS EM JOGO VAI SER MAIS UMA PÉSSIMA PRODUÇAO DA RECORD PARA MIM É MUUUUITO DIFICIL AS NOVELAS DA RECORD CHEGAREM AO NIVEL DA GLOBO POIS SE VERMOS BEM AS NOVELAS DA RECORD TEM ESTUDIOS MUITO SUPERFICIAIS,E SEGUNDO TEM MUITOS PERSONAG SEM NESSECIDADE.
ATÉ A NOVELA DO SBT TA MELHOR QUE A NOVELA DA RECORD DISSO EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA!

MAIS O ASSUNTO AQUI É A NOVELA QUE PARA MIM VAI SER MAIS UMA CHATISSE QUE A RECORD PRODUZIRÁ!

QUANTO A AUDIANCIA VAI TER NO MINIMO DE 10 Á 11 PONTOS!

Jarder comentou:

Ridicula. Essa novela será mais um fracasso dessa emissora. Nada de novo nessa novela. Aposta de media geral: 9 pontos.

laercio paixão comentou:

Tem tudo para ser um grande sucesso com uma altora espetacular um elenco fala fora do sério fantastico os melhores atores da record reunidos em uma grande historia cheios de misterios... :feliz21:
Estou feliz a record demorou mais a super produção esta chegando com tudo, a record escalou o melhor sim senhor diretor de novelas da atualidades alias todas as novelas que o Alexandre Avancini dirigiu na record foram sucesso na trama e na audiência.
Aposto 16 pra 17 pontos logo na estreia :feliz21:
Vidas em Jogo tem tudo para marcar e ser um sucesso de novela vem novelão vem... :festa1:
Espero que a record capriche na abertura da novela que chama bastante atenção do público é isso ai vamos esperar pra ver.. :ok11:
thau :byebye1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Se estrear com 12 já é lucro. Lembrando que há dois anos a emissora mantém uma média de 11 pontos no horário. Abs.


Gilmar JM comentou:

Vou passar longe porque lá as novelas tem dia pra começar, mas não pra acabar. Gosto de novelas curtas, ou pelo menos planejadas e não a sangria desatada igual foi Ribeirão do Tempo e outras que ficaram quase um ano no ar. Por isso assisto novelas só na Globo e no Sbt. Mas reconheço e admiro o empenho da emissora em produzir e também a qualidade de suas produções. E Jeffe, me desculpe, sou seu fã e leitor , mas calma, baixa a bola, deixa pra elogiar depois de pelo menos a novela estreiar. Me desculpe mas esse seu texto está tiete demais.


Jeferson Cardoso respondeu:

Eu não estou elogiando e sim entusiasmado e empolgado. Vem novelão!!! Não se preocupe, estou preparado para uma possível decepção. Hahahaha.


FERNANDO comentou:

Torço pelo sucesso. A trama parece ser interessante. Só espero que a Record já esteja pensando na substituta para que "Vidas em Jogo" não passe quase um ano no ar como "Ribeirão". é muuuito desgastante....

Bruno Freitas comentou:

VIDAS EM JOGO
Vai vim com tudo, temas totalmente pesados, amo muito tudo isso !
A Globo é que se cuide ..rs

CORDEL ENCANTADO
novelão das seis, show!

INSENSATO CORAÇÃO
A novela está bombando, estou adorando o começo da nova fase de Norma, a grande protagonista da novela, ainda promete e muito, que venha essa grande vilã. ;D

Jeff.. está acompanhando a novela ou desistiu ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Parei um tempo, mas estou voltando. Não acho um novelão, nem melhor que Passione, mas Insensato Coração tem tudo para virar este jogo.


Adalberto Thiago comentou:

Meu Deus o que está acontecendo comigo, estou ficando ancioso por uma estreia de novela da Record!
Desde "Chamas da Vida" não vejo uma novela decente na Record mas agora a Cristiane volta com tudo a tela da Record e com um novelão pela frente e o que mais interessou que a novela além de ter um elenco brilhante abordará temas importantes para sociedade e que são super atuais como o uso de anabolizantes e a Lei Maria da Penha!
E aí terá um " Adalberto" divando na novela com um personagem de peso e com uma história bem complexa!
Então galera apertem os cintos, porque vem NOVELÃO pela frente.

E para não perder o costume :tchauGrazi:

EDUARDO comentou:

ASSISTIREI APENAS POR UM MOTIVO: PQ NAO QUERO PEGAR NENHUM PEDACINHO DA NOVELA DA GLOBO, FINA ESTAMPA. PQ AS PESSOAS PAGAM TANTO PAU PRA ESSE AGUINALDO? SE ACHA, METIDO, ARROGANTE, SO PQ ESCREVEU DUAS NOVELINHAS BOAS, ELE ME IRRITA FERA...

Alex comentou:

Outra novela cheia de violencia da Record, que e a unica coisa que sabem mostrar A Record assim como a sua igreja so pregam o odio e a violencia em sua programacao.Voce devia pedir emprego a Record , ja que gosta tanto assim da emissora. O elenco entao, tem 15 atores conhecidos, os outros sao sub-sub atores.

Ricardo Lacerda comentou:

Você citou a Ana Maria Moretzsohn, onde ela anda?. Desde Luz do Sol em 2007, que não ouço falar dela.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, sumiu. Optou por não renovar com a Record.


Veja também