O Planeta TV

VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR....

Por: Jeferson Cardoso

"Vidas em Jogo" vem aí olê olê olá! A partir da próxima terça (03/05), às 22h20, acompanharemos a vigésima produção da Record (contando novelas, minisséries e seriados) gravada nos estúdios do RecNov em Jacarepaguá. A emissora se firmou na vice-liderança com a teledramaturgia e, cá entre nós, fomos surpreendidos com excelentes produções, tais como, "A Escrava Isaura", "Cidadão Brasileirão", "Vidas Opostas", "Prova de Amor", "Caminhos do Coração", "Os Mutantes", "Chamas da Vida", "Poder Paralelo", "A Lei e o Crime", entre outras.

A Record se espelhou na Globo e conseguiu alcançar o mesmo nível de qualidade da concorrente. Contratou excelentes autores (Lauro Cesar Muniz, Marcílio Moraes, Cristianne Fridman, Tiago Santiago, Ana Maria Moretzsohn, Margareth Boury) e revelou outros (Gustavo Reis, Gisele Joras, Vivian de Oliveira). O seu casting hoje é formado por cerca de 200 atores, desfalcando o time da Globo. Em curto prazo, a emissora de Edir Macedo obrigou a Globo a mexer no Jornal Nacional e reavaliar a sua faixa nobre, hoje instável e ocupada por seriados.

Enfim, falar da estrutura da Record, bem como sua qualidade, não é o foco deste tópico. Vamos ao que interessa!

A nova novela de Cristianne Fridman tem todos os ingredientes para ser um grande sucesso. Em parceria com Alexandre Avancini, que considero o melhor diretor da atualidade, a autora mesclará o drama, a comédia e cenas de ação – características consolidadas na Record – para se firmar de vez como uma das grandes revelações dos últimos anos. A autora ganhou status em "Chamas da Vida", um dos maiores sucesso da emissora.

Sou fã da autora, idem do diretor, mas estava preocupado com o recheio do bolo, digo, com o elenco. Uma bobagem, visto que, Avancini reuniu o que há de melhor no casting da Record: Guilherme Berenguer, Julianne Trevisol, Beth Goulart, Leonardo Vieira, Betty Lago, Vanessa Gerbelli, Lucinha Lins, Jussara Freire, Denise Del Vecchio, Luciana Braga, Letícia Colin, Simone Spoladore, André Di Mauro... haja coração!

Alguns devem estar questionando o porquê de minha euforia. Pois bem, vou descrever alguns temas que serão abordados na trama. O pano de fundo de "Vidas em Jogo" é o bolão da amizade. Dez amigos ganham na mega-sena, dividem a metade da bolada. A outra metade só poderá ser utilizada após cumprirem uma aposta. Antes, conheceremos as histórias – bem forte – desses amigos. Resumo-as algumas para vocês:

Francisco (Guilherme Berenguer) – é um jovem que perdeu os pais cedo e passou a trabalhar como motorista particular para sustentar os irmãos num prédio abandonado. Sua situação fica ainda mais trágica quando seus irmãos são sequestrados e o objetivo de sua vida passa a ser encontrá-los.

Carlos (André Di Mauro) – tem um mistério no passado, que será revelado aos poucos, além de ter que cuidar do Welligton (Ricky Tavares) e da Grace (Giovana Echeverria), que começam a dar trabalho depois que ele ganha. Os dois vão pra noitadas, vivem tudo que não viveram quando eram crianças de rua e depois adolescentes pobres.

O personagem de Ricky Tavares terá um peso forte. É através dele que a autora abordará um tema que servirá de alerta para a sociedade. Welligton quer ser jogador de futebol e vai acabar utilizando anabolizantes, uma droga que causa problemas tanto quanto o crack e a bebida.

Andrea (Simone Spoladore) – é taxista e vai enfrentar uma máfia de táxis, aqueles clandestinos, que será controlada pelo vilão Cleber (Sandro Rocha).

Marizete (Betty Lago) – é a empregada doméstica que vai virar uma patroa horrível e também vai comprometer o seu romance com o ex-porteiro Zé (Felipe Martins), que ela quer transformar em outro homem.

Margarida (Amandha Lee) – Gordinha, vai sofrer nas mãos do Elton (Claudio Heinrich), garçom ambicioso. A trama usará a personagem para falar inúmeras dietas doidas que existem por aí.

Belmiro (Ricardo Petraglia) - dono do clube de futebol falido, enfrenta uma questão familiar séria. É aquela história de alguns filhos não quererem os pais mais velhos em casa porque tem medo que eles fiquem doentes, dependentes...

E Lucinha Lins? Depois de Vilma, vilã inesquecível de "Chamas da Vida", a atriz foi escalada para interpretar a dona Zizi, esposa do Adalberto (Luiz Guilherme) e pais da Rita (Julianne Trevisol). Adalberto é um homem ignorante, está desempregado, expulsou a filha de casa quando ela tinha 18 anos porque a moça trabalhava como dançarina. Zizi encontra escondida com a filha. Adalberto começará a beber e se tornará um homem violento com a mulher. A autora, através da Zizi, abordará a lei Maria da Penha e da violência doméstica contra as mulheres.

E os vilões? Tem de monte: Regina (Beth Goulart), Cleber (Sandro Rocha), Ivan (Sílvio Guindane), Ernesto (Leonardo Vieira) e cada um do bolão terá o seu momento de vilania. Os personagens terão seus momentos de dupla personalidade.

A vilã Regina é uma mãezona, não tem vergonha da sua origem humilde, mas só pensa na riqueza. Apesar de má, não será psicopata como a Vilma (Chamas da Vida) e terá humor e tiradas ótimas.

Ufa! Enfim, pude contar alguns detalhes da novela. Meus queridos, esses são os motivos pelos quais estou entusiasmado e apostando todas as minhas fichas em "Vidas em Jogo"? Quanto à audiência... acredito que o começo oscilará entre 11 e 14 pontos, o que é considerado excelente. Depois... aguardem!

Confira a chamada de elenco. A música de Elis Regina ( "Aprendendo a Jogar") é um achado. Estou surpreso e feliz!!!



E aí, gostaram dos temas que serão abordados? Quais são as apostas de vocês? Tchau!

GALERA GOSTARIA DE INFORMAR QUE JUSSARA FREIRE NÃO PARTICIPARÁ DE VIDAS EM JOGO. HOUVE UM EQUÍVOCO DESDE O INÍCIO. QUEM ESTÁ É JUSSARA FAZOLO FREIRE, A COLABORADORA.


Deixe o seu comentário